• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pho3nix

[Equação indeterminada]Para os cromos em Matemática

24 mensagens neste tópico

Tenho o seguinte problema

(((x * 2) + 50 ) / 2) - x = 23

em que x é um numero inteiro positivo e que o resultado será sempre 23 = 23

Quer ponha 1 ou 1.000.000 o resultado é sempre 23

Alguem pode explicar???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se dá

olha

(((x * 2) + 50 ) / 2) - x = 23 <=> ((2x +50)/2) -x = 23 <=> (x+25) -x = 23 <=> x-x +25 = 23 <=> 25 = 23 (impossível)

Eu também não percebo muito de matemática mas isto nunca deve dar, para dar devia ser:

(((x * 2) + 46 ) / 2) - x = 23, pois no fim ficava x-x+23=23

Não sei se é isto  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se eu não me enganei...

<=> (x*2)/2 + 50/2 - x = 23

<=> x + 25 - x = 23

<=> 25 = 23

ou seja, isso é uma proposição (que por acaso até é falsa), não tem nada de especial.

PS: não percebi o título...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

x = 1

(((1 * 2) + 50) / 2) - 1 =23

(52/2) - 1 = 23

26 - 1 = 23

25 != 23...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

x = 1

(((1 * 2) + 50) / 2) - 1 =23

(52/2) - 1 = 23

26 - 1 = 23

25 != 23...

qualquer que seja o valor de x usado vamos sempre obter 25=23, como já referi a expressão dada é uma proposição e não uma equação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tou a ver é que não é 23 mas sim 25. Acho que ele se enganou...

Se reparares todos os cálculos dão 25 do lado esquerdo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem enganei-me redondamente 

o certo é

(((x * 2) + 46) / 2) - x = 23

e se fizermos

(((x * 2) + 48) / 2) - x = 24

mas se fizermos

(((x * 2) + 50) / 2) - x = 25

A minha pergunta é o que torna esta equação tão especial que quando é posto um valor x e onde esta ... 46 ... 48 ... 50  ... o valor do resultado será sempre igual até ao infinito???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se desenbaraçares a equacao, ou seja por os x e as independentes cada uma para seu lado, vai dar 0x=0

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem me parecia...

Isso não tem nada demais, se reparares o numero que inseres é multiplicado por 2 e dividido por 2, ficando o mesmo numero.

Depois também temos a soma e o resto de um numero por esse x.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha pergunta é o que torna esta equação tão especial que quando é posto um valor x e onde esta ... 46 ... 48 ... 50  ... o valor do resultado será sempre igual até ao infinito???

tal como já referi anteriormente (POR DUAS VEZES), isso não são equações, mas sim proposições, pois são equivalentes a expressões que não têm variáveis...

<=> (x*2)/2 + 50/2 - x = 23

<=> x + 25 - x = 23

<=> 25 = 23

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pho3nix, vejo que és um novo membro e por isso, bem-vindo ao fórum.

Os títulos devem ser o mais explícitos possíveis em relação ao assunto do tópico, por isso alterei o título acrescentando [Equação indeterminada].

As equações dividem-se em possíveis e impossíveis. Dentro das possíveis temos as determinadas, com uma (ou mais) soluções e as indeterminadas (como a que apresentas) com infinitas soluções. São do tipo 0x=0.

Finalmente as impossíveis são do tipo 0x = a, sendo a um número real, se estivermos a trabalhar no universo dos reais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pena quem gosta de matemática ser rotulado de cromo. Devia ser exactamente ao contrário, quem não se interessa por matemática ser o "nabo".. Mas isto tem a ver com outro tema muito maior e não vou desviar o tópico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pena quem gosta de matemática ser rotulado de cromo. Devia ser exactamente ao contrário, quem não se interessa por matemática ser o "nabo".. Mas isto tem a ver com outro tema muito maior e não vou desviar o tópico.

Pois mas aqui a maioria do ppl gosta de matemática, ou pelo menos dá-se bem com ela. ;)

Por isso somos todos uns cromos da matemática! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois mas aqui a maioria do ppl gosta de matemática, ou pelo menos dá-se bem com ela. ;)

Por isso somos todos uns cromos da matemática! :)

Eu não é não gostar de matemática, até acho que ela tem bastante uso, é simplesmente não perceber patavina daquilo a não ser quando me explicam com termos computacionais, ou seja, eu só não percebo a matemática da forma como ela é explicada, se me explicassem por exemplo em quantos CPU's cabem numa Mobo em vez de em quantos ovos cabem numa casca, eu até ia lá, mas visto que a matemática não se faz para cada pessoa faz-se para um geral não percebo nada daquilo, porque eu a programação até não sou mau de todo, mesmo com cálculos matemáticos, mas quando é matemática simples não vou lá  :).

E depois é mais a cena de a matemática ser levada à exaustão na escola, ou seja, eu sei que ela só se aprende fazendo muitos exercícios, mas o que é certo é que muitos exercícios cansam, e no ano seguinte a maioria de nós se parar de praticar normalmente já não se lembra de metade, pelo menos acontece sempre isso comigo, neste momento estou sem matemática pois chumbei à disciplina e não tenho horário para a disciplina do 10º, e vou ter de me safar no final do 12º a fazer os 3 anos num, ou exame ou lá o que seja.

Enfim, Resumindo e concluindo, eu não desgosto, eu não sei que é diferente.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O grande problema da matemática é que a mesma não é inserida num contexto prático.

Para determinados cursos existem certas partes da matemática que são importantes, mas o problema é que os proprios professores de matemática muitas vezes nem sabem qual o sentido da matematica em determinado curso. Simplesmente sabem matemática e limatam-se a da-la.

Um exemplo disso são as matrizes e cálculos trigonometricos que são "very important" em computação gráfica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a equação é possível simplesmente indeterminada.

quem nao entender pode ir ver a um livro de algebra linear!

Uma solução:

(((x * 2) + 50 ) / 2) - x = 25 <=> ((2x +50)/2) -2x/2 = 50/2 <=> (2x +50) -2x = 50 <=>2x  -2x = 50-50<=>0=0, ou seja, é uma condição universal, o resultado é o conjunto dos reais

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O grande problema da matemática é que a mesma não é inserida num contexto prático.

Para determinados cursos existem certas partes da matemática que são importantes, mas o problema é que os próprios professores de matemática muitas vezes nem sabem qual o sentido da matematica em determinado curso. Simplesmente sabem matemática e limatam-se a da-la.

Um exemplo disso são as matrizes e cálculos trigonometricos que são "very important" em computação gráfica.

acho que o que escreveste é a maior das verdades, apesar de gostar de programação e ate safar-me na mesma, tenho dificuldades a matematica (muita dela devido aos anos como 7º, 8º e 9º) porque na altura a matematica era so calculos sem qualquer objectivo.

Hoje tou no 12º e acho a matemática deste ano muito mais interessante por ser mais aplicada á vida real, por mais estranho que isto possa parecer, ate que acho os exercícios dos exames actuais cativantes por serem aplicados a algo, já não é como a matematica dos 3 anos que mencionei.

sorry o offtopic

Em relação a essa equação não acho nada de complicado nem tão pouco complexa, dás isso a pessoal do 10º (ou ate anteriores) como vês, é um bocado dificil intitular-se de cromo para uma equação de tal grau.

Não sou muito fan da matematica, mas tambem não desgosto, é como tudo, as vezes é interessante outras é secante.

cumps :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apresento a seguinte prova:

(((x * 2) + 50 ) / 2) - x

<=> {(a+:P/c= a/c +b/c} (x  + 25 ) - x

<=> {x-x=0} 25

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora