• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mrSombra

[ideia] Criar uma ramificação do GAIM

15 mensagens neste tópico

Quando mudei para GNU/Linux, uma das minhas preocupações era a nível de messengers. Queria algo funcional e bonito, coisa que há aos montes para windows, mas nem tanto para GNU/Linux.

Tinha o funcional e feio GAIM, o pesado e instável aMSN e o ainda mais pesado mercury.

Decidi ficar-me com o kopete num ambiente gnome, porque acho k é o mais bonito/funcional. Os fundos do adium sao uma mais valia.

Eu n sei programar, mas podíamos todos juntos(programadores, designe, beta-testers...), modificar o código fonte do gaim e fazer um IM bom e bonito. Basicamente era seguir a ideia de quem desenvolveu o adium. Podia também ser compatível com o material do adium. Que acham a ideia? Alguém está disposto a preencher uma das grandes lacunas do GNU/Linux?

fica aqui o "apelo"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho o gaim bonito  :D

Talvez não tenha todos aqueles promenores xpto do MSN, mas em termos de funcionalidade e interface está bastante bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho o gaim bonito  :)

Talvez não tenha todos aqueles promenores xpto do MSN, mas em termos de funcionalidade e interface está bastante bom.

Não é mau, longe disso, mas acho que poderia ser melhorado a nível de interface e alterada aquela funcionalidade em que aparece uma janela com a mensagem de ausente, que penso ser desnecessária :)

Mas de resto o Gaim é dos melhores IM que andam aí.

Cumps :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu também acho o gaim bom... em termos de estabilidade e rapidez. Mas hoje em dia as pessoas querem algo mais. Como eu, muita gente não usa gaim por n dar para personalizar. É uma lacuna que devia ser corrigida agora na versao dois, mas que foi esquecida. É muito importante o Linux adoptar um bocadinho a filosofia do mac e recentemente a do XP. o eyecandy é muito importante. Faz nos sentir bem ao mexer no OS e também é um chamativo para novos utilizadores. Porque é que acham que muita gente hoje em dia compra mac? por ser unix base? longe disso. Os macs sao apelativos por fora(hardware) e por dentro(software). Falta um bocadinho disso ao linux....

Mas em termos práticos, pessoal que sabe programar, é muito difícil fazer a adaptação que eu falei? A minha ideia era torna-lo compatível com os temas do adium.

Muita gente ia ficar feliz, e PORTUGAL ia ganhar uma boa pub com isso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O linux foi o primeiro sistema operativo a suportar aquelas cenas de janelas gelatinosas e rotações 3D. Em termos de eye candy acho que arruma o XP em 10 cantos. Basta ver a quantidade de temas disponiveis para o gnome e para o KDE. Isto digo eu que sou o gajo que não liga nenhuma a essas cenas de eye candy.

Sobre o projecto. Epa... esta comunidade neste momento tem projectos a mais para o pessoal envolvido. Se quiseres podes começar esse projecto a título pessoal, desde já te aviso que é um projecto fora do alcance de um principiante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu até acho o gaim muito bom. Logo que dê para enviar e receber mensagens e seja estável tá-se bem. O Live Messenger em Windows por exemplo, +e muito bonito e tal mas crasha de carago e para arrancar é preciso uma ano de juízo. Em gaim isso não acontece, é mais estável e rápido.

Agora para um projecto desses tínhamos de analisar o código fonte bem em pormenor.

Confesso que já me passou pela cabeça um projecto desses, mas sem os floreados do Live Messenger. Algo estável.

Mas ainda não vai ser para já, até porque a maioria dos que frequentam este fórum ou é estudante e agora está em fase de trabalhos/estudo/exames/testes/... ou trabalha e tem pouco tempo.

Mas é uma coisa a ter em conta e um projecto interessante. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Gaim para mim só tem um contra... não receber as mensagens que te deixam quando estás offline... de resto é o que uso :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Gaim para mim só tem um contra... não receber as mensagens que te deixam quando estás offline... de resto é o que uso ;)

Sim, mas também não é um grande contra... tipo... não sei se o problema é meu mas o meu messenger só à reçativamente pouco tempo comessou a receber essas mensagens onffline... e na minha opinião isso não é uma coisa que retire muito valor ao programa  :)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para simplificar a coisa... n dá para usar o código do adium e fazelo funcionar no linux? era muito mais fácil

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para simplificar a coisa... n dá para usar o código do adium e fazelo funcionar no linux? era muito mais fácil

Ora isso é que era de valor.

Mas o problema é que o Adium apesar de usar código de GAIM usa os SDK da Apple ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

por acaso e das coisas chatas que ha...

o aMsn comecei a usar ao inicio mas e super instavel.. rendi me ao gaim..

uma coisa que me chateia nestes e como nao ha plus, temos de andar a descodificar alguns nicks ;)

quando se lembram de usar cores nos nicks, aquilo ficha cheio de numeros lol

nao ha nenhum pluguin para isso? se quiserem criar um eheh :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se alguém arranjar o tal plugin para descodificar os nicks no Gaim também estou interessado! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, como eu quero é um programa que dê para enviar e receber mensagens, não para ter meia dúzia de buzigangas para pitas que tenho mais que fazer do que usa-las, não tenho qualquer problema ao usa o Gaim, até gosto dele assim, simples e usual.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois quanto ao Plus! eu bem tive à procura até deixei a sugestão no forum deles mas não se passou nada ;) Se realmente fosse possível criar um plugin desses isso ia dar um jeito daqueles na descodificação dos nicks :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois quanto ao Plus! eu bem tive à procura até deixei a sugestão no forum deles mas não se passou nada ;) Se realmente fosse possível criar um plugin desses isso ia dar um jeito daqueles na descodificação dos nicks :)

Isso e que era... as vez tenho que andar a dicifar nick de pessoas que tem aquilo com cores e assim

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora