• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

aprendiz

3ºgrau

33 mensagens neste tópico

boas,

existe alguma fórmula para resolver as euqações de 3ºgrau?

desde já obrigado

ehhehe primeiro post em matemática :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não

Existem formas de resolver algumas delas, mas nenhuma é "geral"

Nesse tipo de funções tens que encontrar os zeros a "tentativa e erro", ou usando o método de Laplace ou lá como se chama (mas nao deixa de ser tentativa e erro)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim,

é procurares os zeros, o mesmo é dizer, encontrares as soluçoes da equaçao.

Existem vários "truques", mas não sei se os aprendeste...

Em que ano estas ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente, no 11ºano nao aprendes técnicas para resolver equaçoes do 3ºgrau.

Colocas um X em evidencia para obteres uma equaçao do 2ºgrau, e essa ja a sabes resolver, ou por Formula Resolvente (caso se aplique) ou por Caso Notavel, ou directamente.

Fica bem e bom estudo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Exactamente, no 11ºano nao aprendes técnicas para resolver equaçoes do 3ºgrau.

Colocas um X em evidencia para obteres uma equaçao do 2ºgrau, e essa ja a sabes resolver, ou por Formula Resolvente (caso se aplique) ou por Caso Notavel, ou directamente.

Fica bem e bom estudo

o problema é que nem sempre dá para pô-lo....nessa altura Ti-84 PLus SE rulla bem... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O QUE ????

Nunca pah...nunca!!

Maquinas de calcular sao um mega-entrave ao desenvolvimento do raciocinio matematico.

Nada como fazer centenas de exercicios para começarem a ver a soluçao mais facilmente.

Maquinas de calcular, só as cientificas...no meu tempo de secundario, era proibido utilizar as graficas...agora é tudo muito facilitado.

Mas esperem pela universidade e apanharem uns professores que fazem as suas proprias regras...do tipo, "Nao ha maquinas para ninguem...tudo a mao"... e depois, onde é que tem a pratica ???

Just an advise.

Fiquem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O QUE ????

Nunca pah...nunca!!

Maquinas de calcular sao um mega-entrave ao desenvolvimento do raciocinio matematico.

Nada como fazer centenas de exercicios para começarem a ver a soluçao mais facilmente.

Maquinas de calcular, só as cientificas...no meu tempo de secundario, era proibido utilizar as graficas...agora é tudo muito facilitado.

Mas esperem pela universidade e apanharem uns professores que fazem as suas proprias regras...do tipo, "Nao ha maquinas para ninguem...tudo a mao"... e depois, onde é que tem a pratica ???

Just an advise.

Fiquem bem

epah.... só rulla porque....nós no 11º ano, quando não dá para por o x em evidência não conhecemos outro método de resolver.... :\

não é que eu seja graphic addicted... :?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nah Nah...no meu tempo, e nao foi assim há tanto tempo, conseguia-se resolver sem recorrer as maquinas graficas...e agora nao da?

Hummm....o que diriam Laplace, Pitagoras, Newton, Fermat, Weierstrass, Goldbach, etc...so para enunciar algumas grandes cabeças da ciencia.

Va la...existe sempre maneira...agora, demora a fazer, é chato de fazer e um gajo pode-se enganar...mas é ai que esta o ganho...em se ganhar pratica e fluidez de raciocinio.

Matematica pratica-se acima de tudo.

Fiquem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o Grettir tem razao, eu penso o mesmo....as maquinas acabam por nos complicar a vida... tenho muita dificuldade em fazer contas de cabeça pq na escola primaria levava 1 makina no bolso pra fazer as contas... pois... ](*,)

Quando andei no 12ºano nós tinhamos que usar a maquina pra certos exercicios, sai nos teste perguntas onde tinhamos que usar a maquina...mas desde entrei na faculdade "nunca + vi 1 makina" a frente é verdade, não ha makina pra ninguem...

encontrei algo sobre equaçoes de 1º , 2º e 3º grau...um simples resumo

equações

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se estão a falar de binómios de newton e cenas assim acho que só se dá lá para o 12º...

acreditem, e o quickfire sabe isso pois é da mesma turma que eu :D , se há maneira de fazer à mão eu tento sempre fazê-la (sado mazo), pela simples razão de por exemplo num teste ser mais fácil de demonstrar ao professor que o nosso racíocinio está correcto, enquanto que por coisas feitas à máquina temos de estar ali a fazer desenhos na folha de teste e a por "windows"....enfim... :D

se soubesse alguma maneira usava...mas como não sei....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
se estão a falar de binómios de newton e cenas assim acho que só se dá lá para o 12º...

acreditem, e o quickfire sabe isso pois é da mesma turma que eu :D , se há maneira de fazer à mão eu tento sempre fazê-la (sado mazo), pela simples razão de por exemplo num teste ser mais fácil de demonstrar ao professor que o nosso racíocinio está correcto, enquanto que por coisas feitas à máquina temos de estar ali a fazer desenhos na folha de teste e a por "windows"....enfim... :D

se soubesse alguma maneira usava...mas como não sei....

Ya ele é sado maso :D brinca, mas realmente não existe maneira no 11º ano :D é a tal dos casos notaveis e da x em evidencia

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que ha' formula resolvente para equacoes de terceiro grau... ate' para quarto grau ha'!!

Para quinticas e acima e' que a coisa e' complicada! Ha' equacoes para as quais nao ha' formula resolvente!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Claro que ha' formula resolvente para equacoes de terceiro grau... ate' para quarto grau ha'!!

Para quinticas e acima e' que a coisa e' complicada! Ha' equacoes para as quais nao ha' formula resolvente!

Bem-vindo ao forum Peninha....;)

Fórmulas resolventes para 3º e 4º grau? Queres mostrar isso pff...é que sou ignorante disso....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para equações de 3º grau? Regra de Ruffini (desde que se conheça um zero da função) e salvo erro no 11º e 12º era assim que as resolvia a menos que desse para por a variável em evidência.

Mais algumas infos aqui

Have Fun ;)

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ehehe eu sabia!!so nao falei porque nao tinha a certeza, e tinha uma vaga ideia de uma conversa que tive com amigo meu de Pura, eu andava a ver se o via pra lhe falar...ehehe

Oh peninha bem-vindo , por acaso...assim so por acaso eu nao te conheco, axo que sim... matcc e tal... ;) nao sei posso tar enganada ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O proprio!

Quanto 'as formulas resolventes, apesar de existirem ate' grau quatro, na pratica nao se utilizam. Nao tenho bem a certeza, mas penso que as formulas de calculo nao sao muito estaveis e portanto recorre-se a outros algoritmos para aproximar essas raizes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O proprio!

Eu vi logo :D , mais um Matematico no P@P eheheh

Peninha estas a vontade para ajudar aqui na seccao de math ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As equacoes de grau superior a dois sao dadas no decimo primeiro sim senhor, lembro-me de aprender isso na escola e era no decimo primeiro ano. Agora vamos ao que interessa.

Não, não há nenhuma formula para as resolver.

com alguem disse, e bem, há é formas de resolver algumas delas. Mas depois desse topico divagaram um pouco penso que nao disseram ainda tudo o que há a dizer acerca disto.

Ora bem, não há nenhuma forma de resolver qualquer equação de grau superior a tres, nem mesmo as maquinas de calcular o fazem.

O que se faz no 11 ano é dar aos alunos equacoes incompletas ou cuj'uma das raízes seja facil de acertar por tentativa, tipo 1 ou zero. Na verdade acho isto mal porque nao explicam aos alunos como tudo funciona, em vez disso dizem: "quando nao vos dizem nada experimentem um ou zero"

Ora bem, se a equação for incompleta, normalmente o termo que é zero é o de ordem zero, o que permite por o x em evidencia. Se a equação for completa, há sempre uma raíz facil de encontrar por tentativa e depoi é só dividir a equação por (x-r) em quu r é a tal raíz e ficar com uma eq do segundo grau.

As calculadoras nao resolvem estas equações, apenas te dao um valor aproximado que nao é a solução, de resto as maquinas calculadores nao existem para resolver problemas em R pois a sua memoria é finita.

Espero ter ajudado. Qualquer duvida sempre as ordens

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PedroTuga bem vindo  ao P@P (penso que ja nos conhecemos do forumcoimbra ) , existem mm essas formulas pra 3º e 4º mas ao muito complexa, e o ppl de math de pura estuda isso, acho eu, mas eu nunca falei nelas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora