• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

Haskell para quem pensa que já viu tudo.

6 mensagens neste tópico

Bom eu nem sei se estou a colocar este posto no local correcto mas é que fiquei de tal forma perplexo com esta descoberta que ainda nem acredito.

Ora bem de certo que muito conhecem a linguagem haskell uma linguagem funcional, a meu ver de baixo nivel e aparentemente limitada, para quem não conhece pode ver aqui mais o mesmo os aspecto da coisa HASKELL.

Ora bem tenho a anunciar que por mero acaso descobri que foi criado um SO em Haskell o House.  :shocking:

Isso mesmo alguém com muita coragem criou um SO em haskel com GUI e tudo para mais info e até screenshots pode ver em HOUSE.

PS : Ainda estou a recuperar desta descoberta e penso que todos aqueles que já programaram nesta linguagem devem ficar num estado semelhante LOL  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom eu nem sei se estou a colocar este posto no local correcto mas é que fiquei de tal forma perplexo com esta descoberta que ainda nem acredito.

Ora bem de certo que muito conhecem a linguagem haskell uma linguagem funcional, a meu ver de baixo nivel e aparentemente limitada, para quem não conhece pode ver aqui mais o mesmo os aspecto da coisa HASKELL.

tenho que discordar em dois aspectos:

primeiro o Haskell (e as linguagens declarativas em geral) não tem nada de baixo nível!!

segundo, de limitada também não tem nada, há é certas coisas que são complicadas de se fazerem em Haskell (assim como há outras mais simples), agora o poder expressivo do Haskell é equivalente ao de uma Máquina de Turing.

quanto à parte do SO feito em Haskell, confesso que também estou surpreendido, mas também, tendo em conta a quantidade de fanáticos por Haskell que há por aí, acho que é de esperar de tudo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando me refiro a limitada é mais pela complexidade visto tudo aquilo funcionar por funções!

Não tem classes, nem objectos nem nada que se parece com uma linguagem (normal).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O C não tem classes nem objectos e é a linguagem mãe dos Sistemas Operativos.....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim mas tem meio milhão de coisas que Haskell não tem.

Structs, alocação dinamica de memoria, e mais um enorme lista de coisas já para não falar no proprio codigo que a nivel de programação nao tem nada mas mesmo anda a ver com C.

PS : Agora reparo que me enganei mesmo no local do post não era no hardware que queria colocar mas sim ao lado :thumbsup: Humor & Curiosidades ou em Outras Linguagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim mas tem meio milhão de coisas que Haskell não tem.

Structs, alocação dinamica de memoria, e mais um enorme lista de coisas já para não falar no proprio codigo que a nivel de programação nao tem nada mas mesmo anda a ver com C.

PS : Agora reparo que me enganei mesmo no local do post não era no hardware que queria colocar mas sim ao lado :thumbsup: Humor & Curiosidades ou em Outras Linguagens.

já existe uma secção para Haskell...

entre as coisas que o Haskell não tem, estão os ciclos, funções de IO como prints e reads ou estado (a menos que se usem monads), o que complica a resolução de certos problemas que noutras linguagens são muito simples.

PS: com o 'type' e com o 'data' tens algo equivalente às structs

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora