• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

Scripts de PHP CLI

3 mensagens neste tópico

Olá!

Estou a fazer umas coisas em PHP, e gostava que a determinada hora o meu server corresse um script de php, por exemplo, para apagar certos registos de uma BD...

Ouvi falar no PHP CLI e já fui ao site www.php-cli.com, mas não consegui perceber bem o seu funcionamento. Alguém me pode sugerir alguns passos, ou pelo menos dizer-me se é ou não possível fazer o que pretendo, e senão for possível, se há alguma alternativa?

Obrigado desde já.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se a tua instalação do PHP tiver a versão >=3 tens uma command line interface.

Em casa podes sempre testar os teus scripts. Basta para isso ires a linha de comandos e...

php script.php

Claro que, quer em windows quer em linux a path para o executável esteja na variável de ambiete PATH. Pesquisa no google "environment variables windows" ou "environment variables linux", sem aspas e conforme o sistema operativo que uses.

Alternativamente podes usar a sintax completa

c:/blablabla/php/php.exe exemplo.php

ou

/blablabla/php/php.bin exemplo.php

A CLI do php permite-te executar scripts php em que o resultado é directamente mostrado na consola. Basicamente é só isso o output em vez de ser colectado e enviado pelo servidor web,  simplesmente a tua linha de comandos.

Claro que não te vais estar a por a escrever scripts que enviem HTML para o output pois a consola não faz rendering de html.

O php é muito útil para pequenos scripts de manutenção, eu próprio uso-o como substituto do shell scripting. Acho que o php é muito mais poderoso.

Para correr o script a determinada hora... google: crontab

Se não tiveres acesso à cli mas ainda assim tiveres acesso ao cron deamon, podes disparar a execução do script por um browser, por exemplo o lynx que é pequenino:

lynx script.php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora