• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

visk0nde

[VB.NET] Constructores, wtf?

10 mensagens neste tópico

Boas Pessoal

alguém me explica para que servem e quando se usam os "constructores" em basic?

ja tentei perceber mas n percebo da forma que o meu stor explica..

e agora ele quer os programas todos em classes a parte e depois usamos sempre  isso dos constuctores , para "proteger o nosso codigo" lol

e q agora por exemplo e pa fazer um programa super simples mas como quer que façamos as funções  numa class a parte , e depois e perciso  usar isso dos constructores pa podermos usar as funcoes no lado do programa principal

[table]

[/table]

cumpts (se n perceberam a duvida digam :) )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nas linguagens que conheço (VB não incluído :) ) os construtores servem para facilitar a inicialização das variáveis.

quando usamos construtores cometemos menos erros a inicializar as variáveis e fica mais fácil outras pessoas reutilizarem o nosso código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um construtor é um procedimento que podes meter numa classe e que é executado quando a defines. Por exemplo:

-Crias uma class e metes lá este procedimento:

Public Sub New()

...conteúdo...

End Sub

-Quando, por exemplo, na form inicial fizeres:

Dim objClass as New *class_name*

Ele vai executar o procedimento new da class que criaste  :)

Desta forma, podes fazer com que quando a classe seja iniciada defina os valores das suas variáveis, execute funções presentes na classe, etc.

Exemplo:

'um exemplo de variável
Public Variavel as String

'um procedimento da classe
Public Sub Display()

'mostra uma mensagem com o conteúdo da variável
Messagebox.show(Variavel)

End Sub

'o que é executado quando a classe é iniciada e que pede um valor de String
Public Sub New(Byval Var as String)

'o valor da string é adicionado à variável "Variavel"
Variavel = Var
'chama o procedimento Display()
Display()

End Sub

Espero que estejas mais esclarecido  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hum.. pelo que percebi entao

os constructores servem para nos no codigo principal conseguirmos comunicar com as outras classes e executar as funcoes que andam por la

ainda me atrofia e mesmo fazer os construcotres, e que nos programas das aulas em que usamos ou nao os tenho aqui em casa, ou nao compreendo a logica :)

a ver s consigo fazer o programa q tenho aqui :) senao faco tudo junto haha :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não é bem para relacionar as outras classes e executar as funções que andam por lá. Podes fazer isso simplesmente com um *classname*.*nomefunção* e consegues chamar uma função que esteja noutra classe (isto claro depois de a iniciares). Os construtores servem para certas classes que necessitam de cuidados especiais aquando da sua criação. Espero não te estar a confundir ainda mais  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... Já nao pego em C++ há muito tempo. Um construtor não serve para inicializar todos os subobjectos de uma classe?

Tipo... qdo se define uma classe aluno por exemplo a classe tem lá um construtor para o núero de aluno, outro para a sua morada, outro para o seu nome, outro para o cálculo da sua média etc etc..?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hum. acho q ja tou a perceber

agora e tentar usar isso na pratica

brigadinho :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim. esse é um exemplo da utilização de um construtor :)

Eu acho que não é o exemplo, é mesmo a definição. A falácia que os POOistas cometem a toda a hora, especialmente os do java:

Há vida para alem das classes e dos objectos.Ou seja, o conceito POO não acenta no facto de tudo ser um objecto.

Que é como quem diz: um construtor não tem necessáriamente que estar associado a outra classe.

O pessoal fica tão doido com a cena das classes e dos objectos que se esquece disto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes ter mais que um construtor

basta ver no intellisense que Message.Show....tem vários construtores

a grande vantagem das linguagens orientadas para objectos é o polimorfismo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora