• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Como efectuar o deployment de uma base de dados?

3 mensagens neste tópico

Boas,

Estou a fazer um trabalho académico onde tenho de desenvolver uma aplicação em Delphi usando uma base de dados através do SQL Server, estou a usar a versão Express 2005. O que eu precisava era de saber como, ou que programas posso usar para fazer a instalação da base de dados.

Como o trabalho é para uma cadeira a base de dados já levará alguns milhares de registos. Conhecem alguma aplicação, de uso gratuito, que me possibilite fazer o attach de uma base de dados durante a instalação do programa?

Ainda não sei que installer vou utilizar mas mesmo assim gostaria de saber se existem opções para a parte da base de dados.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Começando pelo mais simples, o installer, aconselho o InnoSetup. ;)

O InnoSetup permite que incluas installer do SQL Server Express, e deixa que o executes durante a instalação.

Quanto ao teu problema da BD, no limite exportas tudo em scripts SQL, mas verifica se não há forma de fazer backup/restore através de APIs do SQL Server. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bump!

Voltei a este problema, que deixei por ter parado o desenvolvimento do sistema, e vou fazer a aplicação para os exames em Setembro, pelo que voltei a pegar nesta questão.

E refinado, sei que posso executar comandos sql contra o servidor usando o InnoSetup, apesar de ainda não ter aprofundado a questão, mas o que me interessava era fazer attach dos dois ficheiros que compoem a base de dados no servidor destino.

Em principio, o meu installer não vai instalar o servidor, deverá verificar a existência do mesmo na máquina destino mas não instalará o servidor caso este não esteja instalado, na melhor das hipóteses abortará a instalação. Mas preciso ser capaz de pegar nos dois ficheiros da base de dados e de fazer um attach ao servidor.

O único comando que encontrei para fazer isso deve apenas ser usado para fazer attach de bases de dados que provenham do mesmo servidor, isto é, é mais um comando de re-attach. Não consigo encontrar documentação nenhuma sobre como fazer attach de bases de dados existentes a servidores MsSQL Server.

Alguém tem alguma experiência com o assunto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora