• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

marceluh

[vb.net 2003] Iniciação / primeiros passos

47 mensagens neste tópico

Vou tentar ensinar-vos o básico e talvez um pouco mais sobre Visual Basic .net 2003

Vamos começar por falar de variáveis.

Variáveis: são os nomes a que os programadores dão para ser armazenado um determinado valor.

E as variáveis são declaradas assim: Dim (aqui metesse as variáveis separadas por uma virgula) e depois a sua classificação(se é inteiro, real, etc.)

E as variáveis nunca devem ser declaradas começando por números ou contendo espaços.

Também existem valores de entrada e valores de saída. Isto é, os valores de entrada são os valores que o utilizador vai inserir para correr um

determinado programa e os valores de saída é por exemplo o resultado que o seu programa vai dar.

Todos os programas antes de passar para o computador e começar a programar você tem de ter em atenção 3 aspectos muito importantes são eles:

Dados de entrada

desenvolvimento do programa

Dados de saída

Exº

Com o programa de soma 2 números os valores de entrada são os 2 números que o utilizador vai inserir e os valores de saída que neste caso só

é um é o resultado da soma de esses 2 valores.

Exº Dim n,x as integer

Isto quer dizer que as variáveis n e x vão ser inteiras.

Notação Húngara:

Para melhor explicação do código e dos componentes utilizados resolvi ensinar-vos aqui a notação Húngara o que é que isto vai fazer?...

A notação Húngara serve para que o programador tenha uma melhor interpretação do código isto é: Se vocês criarem no form um textbox essa

textbox vai ter um nome predefinido e vai chamar-se textbox1 como, se vocês criarem outra textbox no form ela vai ter o nome de textbox2 e

assim por diante. Então a notação Húngara visa dar uma melhor interpretação do código ao programado utilizando a abreviação do nome dos componentes.

Deixo aqui as abreviações dos componentes e também exemplos.

http://marcelopt.no.sapo.pt/Notacao.html

Agora vou mostrar-vos um programa já feito.

É um programa que quando carregado no Butão escreve " Olá ". Vejam....

ola.JPG

Deixo aqui o código...

O código é inserido carregando 2 vezes sobre o Butão.

txtMensagem.text = "Olá"

O que é que isto vai fazer?

O que isto faz é que se você estiver executando o programa já feito. Você carregando no Butão, na textbox1 que esta marcada na imagem vai

ser escrito Olá.

Espero ter-me explicado bem e também espero não me ter enganado em nada.

Qualquer coisa perguntem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isto hyper basico mas é sempre bom ler estas coisas lol faz-nos lembrar o tempo de aprendizagem ^^ gj

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois é....

Mas eu estou postando isto para quem esta comessando e querendo aprender.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

É uma boa iniciativa de facto. Só existem dois problemas: a imagem não está a ser apresentada convenientemente e o factor linguagem. Num tutorial tens de escrever correctamente (não podes dar erros, nem utilizar "k"s nem nada dessas porcarias...)

De resto, os meus parabens pela iniciativa... :D:D a comunidade agradece...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Força nisso! :)

Eu ja tinha comecado um sobre o VB6 tb assim desse Genero mas entretanto parei pq o futuro é mesmo vb.net.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Boas,

É uma boa iniciativa de facto. Só existem dois problemas: a imagem não está a ser apresentada convenientemente e o factor linguagem. Num tutorial tens de escrever correctamente (não podes dar erros, nem utilizar "k"s nem nada dessas porcarias...)

De resto, os meus parabens pela iniciativa... :D  :D a comunidade agradece...

Cumps

Peço desculpa pelos erros.

E relativamente a imagem eu não sei postar de outra maneira.

Vou ja corrigir os erros e obrigado pelo apoio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e vamos à segunda aula...

Hoje vou mostrar-vos como se soma 2 números inteiros.

Vamos primeiro á imagem...

soma.jpg

Aqui está o código...

Dim n1, n2, resultado As Single
	n1 = CSng(TextBox1.Text)
	n2 = CSng(TextBox2.Text)
	resultado = n1 + n2
	TextBox3.Text = resultado

O label é utilizado para meter o titulo do nosso programa.

A primeira linha onde tem o Dim,( Dim como ja deve saber é para declarar as variaveis) e neste caso estou a declarar o n1, n2 e o resultado como sendo single (single tanto pode ser inteiro como real).

na segunda linha estou dizendo que a variavel n1 corresponde á caixa textbox1 descrita na imagem acima e na terceira linha estou dizendo que a variavel n2 corresponde a caixa textbox2 tambem descrita na imagem acima.

Na quarta linha estou a dizer que o resultado vai ser igual á soma das variveis n1 e n2 .

E na ultima linha de codigo estou dizendo para escrever a variavel resultado que neste caso é a soma de 2 outra variaveis (n1 e n2) estou dizendo para escrever na caixa textbox3.

E como sabes este codigo é para escrever no button, e para escrever o codigo basta carregar 2 vezes em cima do button.

Espero ter-me explicado bem e ter ajuda-dos os iniciantes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

também podias fazer a soma de outra maneira.

considerando a Textbox1 como n1 e a txtbox2 como n2, e a textbox resultado como txtResultado:

txtResultado() = Val(n1.Text) + Val(n2.Text)

(à tanto tempo que não mexo no vb espero k não me tenha enganado ;-) )

isto é para ser adicionado no evento onclick do botão resultado[/code]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As 2 Primeiras aulas já estão disponiveis para download no Centro de Downloads do P@P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos à terceira aula

E como terceira aula vamos ter o programa Triplo. O que o programa vai fazer é ler o numero que o utilizador vai introduzir e o programa vai dar o tripo desse numero

Voces vao ver que nao é muito diferente ao programa da soma de 2 numeros entao vamos là comecar a aula...

comesso por deixar aqui a imagem do programa...

Triplo.JPG

Aqui esta o codigo que como sempre é inserido no botao que neste caso o butao chama-se triplo e inseresse carregando 2 vezes em cima.

Dim numero, triplo As Single
       numero = CSng(txtNumero.Text)
       triplo = numero * 3
       txtTriplo.Text = triplo

Dim, e para quem ja nao se lembra para que é o Dim eu volta a frizar. O Dim é para declarar as variaveis e neste programa eu declarei como variaveis o numero e o triplo e declarei estas variaveis como sendo Single (Single tanto dá para numeros inteiros como para numeros reais)

Na seguda linha estou a dizer que a variavel numero corresponde á textbox1 (Mostrada na imagem acima)

Na terceira linha estou a dizer que o triplo vai ser dado por o numero (numero é o valor que o utilizador vai inserir para saber qual o triplo desse numero) e multiplicando esse numero por 3 entao o triplo vai ser dado pelo numero que o utilizador inseriu vezes 3 e o valor desta multiplicação vai ficar armazenada na variavel triplo.

E por fim na quarta linha estou a dizer ao programa para escrever o valor que foi armazenado na variavel triplo depois de fazer a multiplicaçao.

E o valor como podem ver na imagem e no codigo o valor vai ser escrito na textbox2.

Espero que me tenham percebido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para quem quer estudar Visual Basic e nao sabe que programa fazer deixo aqui uma lista de programas que podem tentar fazer com o que demos ate agora.

A frente de cada programa postarei a formula respectiva.

Deixo aqui alguns exercicios para voces tentarem fazer

Por exemplo:

Volume da Esfera        volume = 4 / 3 * 3.14 * raio * raio * raio

Volume do Cubo          volume = lado * lado * lado

Volume do Cilindro      volume = 3.14 * raio * raio * altura

Se tiverem alguma duvida por favor postem para nos a resolver-mos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Você esta fazendo um optimo trabalho Marcelo17 estou aprendendo, e cada vez me apetece aprender mais, por isso marcelo17 continue assim.

Parabéns pelo seu tópico

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

registrei-me neste fórum com o intuito de aprender programação dando já prioridade ao html mas com o que li aqui sobre esta linguagem de programação acho que vou estudar agora visual basic.

Continue postando essas aulas com explicações, exercício porque você esta de parabéns. Esta fazendo um óptimo trabalho Marcelo17.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
registrei-me neste fórum com o intuito de aprender programação dando já prioridade ao html mas com o que li aqui sobre esta linguagem de programação acho que vou estudar agora visual basic.

Continue postando essas aulas com explicações, exercício porque você esta de parabéns. Esta fazendo um óptimo trabalho Marcelo17.

tens mais alguns tuts na secção tutoriais. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado pelo seu apoio skid. E espero k voce continue gostando deste topico e sê bem-vindo ao P@P.

Vwl

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Marcelo17 tentei fazer o exmplo de programa para quem quisesse fazer mas nao me esta dando certo sera k voce me poderia ajudar.

O programa k eu tentei fazer é relativamente ao programa volume do cubo...

O código é o seguinte mas nao esta funcionando.

Dim lado as single
lado=csng(textbox1.text)
volume=lado*lado*lado
textbox2.text=volume

Desde ja obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

skid sempre k tiver duvidas post sem problemas k haverá sempre alguem para os solucionar.

O seu programa nao esta dando devido a k voce se esqueceu de declarar a variavel volume no Dim.

O codigo deveria ficar mais ou menos assim.

Dim lado,volume as single
lado=csng(textbox1.text)
volume=lado*lado*lado
textbox2.text=volume

veja la se ja consegue fazer skid.

Vwl

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda Marcelo17 ja testei e funcionou.

Mais uma vez obrigado. Continue postando suas aulas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem sou novo por estas bandas e por programaçao tmb, vi este topico e decidi acompanhalo pois tb estou a aprender por um livro chamado Visual Basic.net programaçao pratica.... contina marcelo!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem sou novo por estas bandas e por programaçao tmb, vi este topico e decidi acompanhalo pois tb estou a aprender por um livro chamado Visual Basic.net programaçao pratica.... contina marcelo!!

Sê bem-vindo ao forum Johnny. Espero que aqui te ajudem a tirar todas as duvidas que vás tendo no teu percurso de programador.... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora