• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Dell restitui dinheiro a utilizadores que trocam Linux por Windows

15 mensagens neste tópico

De acordo com a informação veiculada pela BBC, a Dell está a restituir o dinheiro da licença do Winndows aos utilizadores que não utilizam o sistema operativo da Microsoft por preferirem instalar o Linux.

O caso relatado que exemplifica esta política de retorno é o de um programador inglês que ao comprar um novo Dell pediu um desconto de 50 libras porque afirmou não querer o Windows pré-instalado. O utilizador baseou-se na política de licenças da Microsoft que diz, explicitamente, que todos os fabricantes de máquinas (computadores) devem restituir o dinheiro pelo software que não é utilizado.

Segundo informações da BBC, a Dell não colocou qualquer barreira a esta exigência e efectuou um desconto de 55 libras a este utilizador. Até agora, a Dell não pediu de volta os discos de instalação do Windows, embora o utilizador saiba que já não os pode utilizar.

[...]

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/214256.html

será que também é possível fazer isto em Portugal?!?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também não conheço nenhum caso. Mas penso que se muita gente começar a apertar com eles e exigir o reembolso um dia poderemos reaver o nosso dinheiro.

PS: O título não está ao contrário? Não será antes "Dell restitui dinheiro a utilizadores que trocam Windows por Linux"?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PS: O título não está ao contrário? Não será antes "Dell restitui dinheiro a utilizadores que trocam Windows por Linux"?

fazia mais sentido, mas estaria a alterar o título original do artigo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vá lá , alguem acordou... Acho muito bem que assim seja, isto já é uma vergonha, actualmente compra-se um portátil , trás o windows xp instalado , pagamos por ele mas nem o cd da instalação nos dão.

Para mim uma plataforma devia receber qualquer SO, seja  Mac OS x, Linux, FreeBsd, Windows, o que fosse.. o utilizador é que escolhia..

Acho muito bem, vá lá a Dell abriu os olhos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho mesmo muito bem, mas já estou a ver a Microsoft a mover processos ou merdas parecidas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bem mesmo. É uma estupidez pegada quase não ser possível comprar um portátil sem ter de pagar o windows. Pagamos a máquina e o sistema operativo quase por obrigação. Este é mais um dos muitos esquemas da Microsoft para monopolarizar o mercado.

Já li algures que o Vista pirateado "não vai servir de nada"

Isso quando acontecer é meio caminho andado para deixar o Windows de vez e começar a usar Linux.

Agora só falta começarem a deixar o Windows de parte nas escolas e começar a dar mais atenção ao Linux. A Microsoft faz acordos com o governo que não tem nada de positivo. Obriga a utilização de windows nas escolas e quando saem para o mercado de trabalho os profissionais percebem de windows mas nada de Linux. E que tipo de redes e sistemas vão utilizar?.. adivinhem.. windows. Mesmo com licenças de custo supra-elevado as empresas vão preferir windows, pois técnicos de Linux não existem ou contam-se pelos dedos.

Chega de imposição da Microsoft.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao me parece...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vá lá , alguem acordou... Acho muito bem que assim seja, isto já é uma vergonha, actualmente compra-se um portátil , trás o windows xp instalado , pagamos por ele mas nem o cd da instalação nos dão.

Para mim uma plataforma devia receber qualquer SO, seja  Mac OS x, Linux, FreeBsd, Windows, o que fosse.. o utilizador é que escolhia..

Acho muito bem, vá lá a Dell abriu os olhos

Gurzi se não te deram o CD de instalação do windows podes processar os gajos, isso é proibido por lei :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que se vê nesta thread nem sempre é verdade tenham cuidado com aquilo que dizem :D

Primeiro, quando compras um portatil e se o compraste com windows já incluido, vais ter o CD... nunca vi sítio nenhum onde isso não aconteceu e se acontece é porque as pessoas são "burras" (sorry a força de expressão) e continuam a comprar nessa loja.

O que acontece na maior parte das vezes é os computadores virem sem windows e as pessoas não quererem pagar pelo windows... isso já é outra história...

Quanto à M$ mover processos, porquê? O dinheiro nem saiu da bolsa da M$... A Dell é que pagou ao senhor e ele até ficou com o cd... por isso quem perdeu dinheiro foi a dell... a M$ não tem sequer o direito de dizer nada...

Quanto ao Vista pirateado... não comento... em Janeiro falamos :D

Actualmente nas marcas Portuguesas temos de pagar pelo windows na maior parte dos casos... se for caso de marcas grandes ai já temos todo o direito de mandar uma carta e aguardar resposta, porque na maior parte das vezes já vêm com windows pre-instalado :)

Desculpem o testamento :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando o gurzi diz q n te dao a instalação é pq é mesmo suposto não darem... eles dão-te um cd que tem um sistema de restore todo estupido que nem serve como instalação de raiz!

Pelo menos isto era o normal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando o gurzi diz q n te dao a instalação é pq é mesmo suposto não darem... eles dão-te um cd que tem um sistema de restore todo estupido que nem serve como instalação de raiz!

Sim mas isso na prática é um cd do sistema operativo... Como foi a empresa X que te vendeu o computador, se essa empresa tiver um acordo com a M$ podem modificar o cd de instalação para fazer esses tais Restore disks...

Muitos deles até têm o restore numa partição à parte o que é apenas estúpido visto que se o disco for à vida ficamos sem nada :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim o cd de restore é só uma maneira de darem o cd de instalação do xp sem dizerem que o dão.

Já instalei uma porrada de vezes o xp a partir daquilo e funca na boa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim o cd de restore é só uma maneira de darem o cd de instalação do xp sem dizerem que o dão.

Já instalei uma porrada de vezes o xp a partir daquilo e funca na boa.

Quais quê! vão mas é a loja pedir para formatar...

____

Poder escolher o SO, principalmente em portáteis, era muito bom que acontecesse. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando comprei o meu portátil de linha branca veio com o CD original do Windows XP SP2 Home edition. :D

Quanto ao assunto do tópico, penso que é possível fazer isto, mas ninguém se dá ao trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora