• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

d-e-a-d

Mysql query

11 mensagens neste tópico

Alguem me pode dar uma vista de olhos e ver qual o problema aqui?

insert into modem(port,server,peername,secret,cidname,cidnumber,countrycode,areacode,faxnumber,localidentifier) 
				 values(
(4570 + (select id from modem order by id desc limit 1)),'$txtServer','$txtPeername','$txtSecret','$txtCidname','$txtCidnumber','$txtCountrycode','$txtAreacode','$txtFaxnumber','$txtLocalidentifier')

Basicamente quero inserir dados e no fim dizer o id que foi inserido, esse mesmo id está como auto-incremento + 1.

Peguei recentemente em bd Mysql por isso ando um bocado a deriva... estou a vir de SqlServer da microgaitas.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que existe um equivalente @@IDENTITY,penso que será  LAST_INSERT_ID()

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o problema está em:

select id from modem order by id desc limit 1

quando faço esta SP ele da-me bem o ultimo id criado, mas introduzindo para o somar a 4570 n dá...

Obrigado pelo LAST_INSERT_ID() mas pelos vistos só funciona usando por exemplo:

INSERT INTO foo (auto,text)
    VALUES(NULL,'text');
INSERT INTO foo2 (id,text)
    VALUES(LAST_INSERT_ID(),'text');

Se definires dentro da msm SP ele funciona, se for numa nova pelos vistos nao... :|

Alguem tem mais alguma sujestão?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estás a usar o mysql ? tens o mysql_insert_id()

If you insert a record into a table that contains an AUTO_INCREMENT column, you can obtain the value stored into that column by calling the mysql_insert_id() function.

When a new AUTO_INCREMENT value has been generated, you can also obtain it by executing a SELECT LAST_INSERT_ID() statement with mysql_query() and retrieving the value from the result set returned by the statement.

For LAST_INSERT_ID(), the most recently generated ID is maintained in the server on a per-connection basis. It is not changed by another client. It is not even changed if you update another AUTO_INCREMENT column with a non-magic value (that is, a value that is not NULL and not 0).

Exemplo :

if ((result = mysql_store_result(&mysql)) == 0 &&
    mysql_field_count(&mysql) == 0 &&
    mysql_insert_id(&mysql) != 0)
{
    used_id = mysql_insert_id(&mysql);
}

ver mais : http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/getting-unique-id.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yah, n sei se percebeste mas eu n estou bem com dúvidas de php... até por isso msm puz isto na secção de mysql...

o que eu quero introduzir:

VALUES(
(4570 + (SELECT id FROM modem ORDER BY id DESC LIMIT 1)),'ola','xau','coiso','whatever','blablabla','olarila','cumcatano','vaibuscala','oleole')

apenas tenho problema no facto de não conseguir somar 4570 + (valor do ultimo id criado).

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok, ja ultrapassei a primeira etapa:

select @port := id from modem order by id desc limit 1;
set @port = @port + 4570;
insert into modem(port,server,peername,secret,cidname,cidnumber,countrycode,areacode,faxnumber,localidentifier) 
values(@port,'$txtServer','$txtPeername','$txtSecret','$txtCidname','$txtCidnumber','$txtCountrycode','$txtAreacode','$txtFaxnumber','$txtLocalidentifier')

Agora tenho outro problema, quando o id não existe obviamente retorna null e da-me erro no " set @port = @port + 4570;".

Tenho que fazer um if statment para testar se o valor é null ou não.

select @port := id from modem order by id desc limit 1;
if (@port = null) then set @port = 4570;
else set @port = @port + 4570;
end if

Mas n dá...

#1064 - You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'if (@port = null) then set @port = 4570' at line 1

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tks seesharptec mas n deu... tive o dia todo nisto ja me tou a passar...  :mad:

SELECT @port := id FROM modem ORDER BY id DESC LIMIT 1;
IF ISNULL(@port)
THEN SET @port = 4570;
ELSE SET @port = @port + 4570;
INSERT INTO modem(port,server,peername,secret,cidname,cidnumber,countrycode,areacode,faxnumber,localidentifier) 
VALUES(@port,'$txtServer','$txtPeername','$txtSecret','$txtCidname','$txtCidnumber','$txtCountrycode','$txtAreacode','$txtFaxnumber','$txtLocalidentifier')

#1064 - You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'IF ISNULL(@port)

THEN SET @port = 4570' at line 1

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, resolvi o assunto com má programação, chamo o ultimo id para o código php, faço lá o teste e devolvo o valor no insert, n posso estar a perder mais tempo com isto.

Entretanto se alguem conseguir usar o IS NULL ou o ISNULL() num IF que avise ok?

Agradeço a ajuda.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguem me pode dar uma vista de olhos e ver qual o problema aqui?

values(
(4570 + (select id from modem order by id desc limit 1)),'$txtServer','$txtPeername','$txtSecret','$txtCidname','$txtCidnumber','$txtCountrycode','$txtAreacode','$txtFaxnumber','$txtLocalidentifier')

Basicamente quero inserir dados e no fim dizer o id que foi inserido, esse mesmo id está como auto-incremento + 1.

Peguei recentemente em bd Mysql por isso ando um bocado a deriva... estou a vir de SqlServer da microgaitas.

Obrigado

A melhor opção é usar um campo auto incrementavel. Embora o problema já esteja resolvido, deixo aqui uma das soluções mais comuns para este tipo de problema:

mas se não queres, ou não podes, faz assim:

insert into modem (port, server, peername, secret, cidname, cidnumber, countrycode, areacode, faxnumber, localidentifier) 
values(
((select max(id) + 4570 + 1 from modem) ,'$txtServer', '$txtPeername', '$txtSecret', '$txtCidname', '$txtCidnumber', '$txtCountrycode', '$txtAreacode', '$txtFaxnumber', '$txtLocalidentifier')

É de referir que em ambientes concorrentes esta abordagem tem um ponto de falha, o

select max(id) + 4570 +1 from modem

pode ser executado em paralelo e apenas uma das chamadas vai funcionar correctamente.

Outra solução é guardar os ids numa tabela própria, embora o problema da concorrência se mantenha.

Para evitar o problema da concorrência, há que colocar a operação numa transacção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora