• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

drkovr

Nem sei como reagir...

5 mensagens neste tópico

Imaginem que estão a desenvolver uma aplicação em vb à 1 mês, e de repente aparece alguém para fazer uma aplicação que vai fazer exactamente o mesmo mas em php a pedir-vos explicações de como o fazer.

Imaginem que esse script php poderá substituir a aplicação que estão a fazer e que as pessoas que antes usavam podem deixar de utilizar a mesma. Como é que poderiam reagir?

Acabou de me acontecer isso, optei por em vez de 1 simples script php fazer uma aplicação completa, com vários utilizadores e já com a versão 1.2 a ser preparada. Agora recebo uma mensagem privada num forum (não é este) de um gajo a perguntar-me como o podia fazer em php. Ou seja, se for feito em php vai ser incluído na página desse forum e como toda a gente sabe, o povo prefere simplesmente consultar uma página e fazer tudo online do que fazer o dowload de qualquer programa.

Conclusão: Dei-lhe as minhas dicas e conselhos o melhor que pude.. mas fiquei aqui com uma certa revolta.

Porque é que o gajo não se lembrou de fazer outra coisa? numa comunidade com 100 pessoas, e com no máximo 5 que sabem programar e havia logo de aparecer um gajo a lembrar-se de fazer a mesma coisa que eu fiz! É preciso ter um azar do #%& .

Sinto-me revoltado porra. Uma coisa é utilizar o trabalho dos outros para fazer algo mais além.. agora utilizar o trabalho e ideias dos outros para fazer o que já eu estive a fazer é humilhante. E eu que até dou o código a toda a gente daquilo que faço sem problemas nenhuns a colegas, professores, tudo na boa mesmo.

Serei eu que não reajo bem a este tipo de coisas?  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim é revoltante...agora a unica coisa q podes fazer.... é não facilitar....se tiveste tanto trabalho e não queres q façam o mesmo q tu... pelo menos para ja.... limita-te a não dar uma resposta em concreto o outro q pesquise da mesma maneira q tu fizeste....

isso como nas empresas... se voces me viesse pedir como por a funcionar um programa com um dispositivo biometrico... eu não vos iria adiantar mt ate porq... não posso mesmo... esta no meu contrato de trabalho :(

é uma questão de escolheres o q queres divulgar ou não!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão é que esse script vai mesmo ser feito, qualquer um consegue sacar isso da net e por numa página. é simplesmente um script pra fazer scan a 1 port a ver se está aberto ou fechado, são meia duzia de linhas de código, enquanto a minha app já vai numas 200 linhas.

É daquelas coisas.. eu ou dizia que não ajudava e mostrava ser um grande parvo, ou como fiz, dei-lhe a informação que tinha de verificar se o port estava aberto ou não e que esses scripts já existiam aos montes.

A vantagem da minha app é simplesmente ter um icon sempre presente em systray a indicar online/offline e possibilidade de adicionar outros ip's diferentes para monitorizar.

A vantagem do Script é não se ter de fazer dowload de nada, mas peca por ser necessário ter a página aberta a fazer refresh.

Bah.. siga prá frente .. vamos ver quem ganha :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bom digamos q tambem não fizeste nada assim "supra-sumos"

mas pronto....

mas tavas a pensar comercializar isso ???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Julgo que não é uma questão de ganhar ou perder. Acontece que estamos numa época em que o conceito de open source tende a alargar-se a muito mais do que ter o código de um programa disponível: open source significa, cada vez mais, partilha de ideias, partilha de experiências, liberdade de expressão a todos os níveis.

O que fizeste é aquilo que eu faria no teu caso. Nem sempre consigo, mas sempre tento fazer o que acho mais correcto. Mesmo que isso ás vezes implique um pouco menos de sucesso directo para mim ou para os meus projectos.  :(

Foi uma boa atitude.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora