• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Anonym

Aulas de Substituição

Qual a tua opinião sobre as aulas de substituição?   25 membros votaram

1. 1. Qual a tua opinião sobre as aulas de substituição?

• Perfeitas!
      3
    • A favor, mas ainda são necessárias algumas alterações
      6
    • Não me incomoda...
      4
    • Sou contra em quase todos os aspectos
      4
    • Contra de qualquer maneira!
      8

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

26 mensagens neste tópico

Boas, com a recente greve de Alunos (á qual não aderi) gostaria de saber a opinião aqui o pessoal do P@P sobre este assunto. Eu, aluno do secundário, até sou a favor, mas no entanto ainda não encontrei que partilhasse a mesma opinião... E gostava de saber se sou o único a ter esta 'pancada'.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me incomoda, visto que a minha escola apenas "supostamente" as põe em prática... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim não me incomoda nada :D este ano estou numa privada por isso não tenho problemas com isso. O ano passado que estava na pública faltava às aulas de substituição e não tinha falta por isso ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente nao kurto la muito das aulas de susbtiTUIÇAO...

MAS..

ja faltaram bue stores e ainda so tive 2 ou 3 aulas de subs :D

Cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente nao kurto la muito das aulas de susbtiTUIÇAO...

MAS..

ja faltaram bue stores e ainda so tive 2 ou 3 aulas de subs :thumbsup:

Cumps ;)

e pelo menos uma delas foi nos pc's :D (so borga)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou totalmente contra no secundário...

No básico já sou totalmente a favor...

Acho que as razões são mais que explicitas mas eu explico ;)

No secundário estás lá porque queres e já tens maturidade suficiente para fazeres o que queres da vida...  Acho que isto foi mais uma medida para a Sra. Ministra embirrar tanto com professores como com alunos...

Não me incomoda, visto que a minha escola apenas "supostamente" as põe em prática... :D

Gostava que tivesses razão nesse aspecto mas infelizmente não é assim... Eu só tive uma aula de substituição e fui mandado embora mas foi porque outros colegas meus tiveram Moral nesse tempo, se não tinha lá ficado na mesma...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

agora que têm aulas de substituição protestam, no meu tempo protestava-se quando um prof faltava um mês e não dava tempo para ensinar toda a matéria (que saía no exame/prova global)... basicamente os alunos (não todos...) nunca estão bem.

eu acho bem (embora não estaja totalmente dentro do assunto). talvez quando andava no secundário não achasse muito piada, mas hoje se há coisa que detesto é que um profs falte. apesar de tudo tenho colegas que querem que os profs faltem (nunca percebi porquê, pois à maior parte das aulas nem sequer à falta...).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No secundário estás lá porque queres e já tens maturidade suficiente para fazeres o que queres da vida...  Acho que isto foi mais uma medida para a Sra. Ministra embirrar tanto com professores como com alunos...

Não me incomoda, visto que a minha escola apenas "supostamente" as põe em prática... :D

Gostava que tivesses razão nesse aspecto mas infelizmente não é assim... Eu só tive uma aula de substituição e fui mandado embora mas foi porque outros colegas meus tiveram Moral nesse tempo, se não tinha lá ficado na mesma...

Concordo contigo QuickFire

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No secundário estás lá porque queres e já tens maturidade suficiente para fazeres o que queres da vida...

nada te impede de faltares (no meu tempo podia-se faltar 3x o número de horas semanais, não sei se isso mudou...)

e discordo quando dizes que no secundário já se tem maturidade suficiente para fazer o que queres da vida, há quem tenha, mais parece-me que a maior parte não tem, basta ver que muitos só vão às aulas porque são obrigados (porque têm falta se não forem).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sou a favor, mas gostava que o professor fosse da mesma disciplina...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

agora que têm aulas de substituição protestam, no meu tempo protestava-se quando um prof faltava um mês e não dava tempo para ensinar toda a matéria (que saía no exame/prova global)... basicamente os alunos (não todos...) nunca estão bem.

É tudo muito bonito mas isso é porque não sabes como são as aulas de substituição.

As aulas são a maioria das vezes dados por stores de outras áreas e só nos sabem dizer: "fiquem dentro da sala e não façam barulho". Aulas de substituição, sim. Mas aulas. Não ATL.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No secundário estás lá porque queres e já tens maturidade suficiente para fazeres o que queres da vida...

nada te impede de faltares (no meu tempo podia-se faltar 3x o número de horas semanais, não sei se isso mudou...)

e discordo quando dizes que no secundário já se tem maturidade suficiente para fazer o que queres da vida, há quem tenha, mais parece-me que a maior parte não tem, basta ver que muitos só vão às aulas porque são obrigados (porque têm falta se não forem).

Ainda não mudou....

O problema é porquê faltar a uma aula de substituição? O que é que isso muda? Só me ia dar chatisses...

Quanto à maturidade é um assunto muito vago... acredito que no 12º ano todos têm maturidade para fazerem o que lhes apetece, quanto aos anos anteriores acho que também varia de escola para escola :thumbsup:

É tudo muito bonito mas isso é porque não sabes como são as aulas de substituição.

As aulas são a maioria das vezes dados por stores de outras áreas e só nos sabem dizer: "fiquem dentro da sala e não façam barulho". Aulas de substituição, sim. Mas aulas. Não ATL.

Pois lá está... na maior parte das vezes o professor que foi destacado para substituir não é da disciplina... agora digam-me lá a lógica de uma professora de português ir substituir uma aula de educação física ?

E isto acontece... pelo menos na minha escola :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois lá está... na maior parte das vezes o professor que foi destacado para substituir não é da disciplina... agora digam-me lá a lógica de uma professora de português ir substituir uma aula de educação física ?

E isto acontece... pelo menos na minha escola ;)

LOL eu tenho stores de economia a substituir aulas de Desenho.

PS: Porque é que eu não posso votar na poll?

http://dunp.net/images/wrwrwrwrwrwrwr.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PS: Porque é que eu não posso votar na poll?

Ainda não votas-te ?

Verifica agora !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ó pá!,... sinceramente... se me disserem que:

"Há e tal,... as aulas de substituição haviam de ser com um professor que ensina-se alguma coisa e não a balda que é!"

É pá! ok,... sou o 1º a apoiar!!!

É pá,.. agora vire-me dizer que:

Por amor de Deus,... nem sei que responder... ser-se totalmente contra é porque não são a favor de forma alguma.

Agora,... o pessoal quer aulas de substituição em condições ou não as quer? Eu até compreendo,.. eu nessa altura de certeza que tb não ia axar piada nenhuma... era muito mais fixe ir para a columbofila beber umas garrafas de TAMAR e jogar na D.Elvira, Os professores,.. ok,.. tudo bem... é logico que não querem nada disso,... teem que trabalhar né?... :hmm:

Dizerem que:

Ora ai está! o que está mal é haver aulas de substituição, ou estarem a ser mal administradas (por assim dizer) ?

....outras áreas e só nos sabem dizer: "fiquem dentro da sala e não façam barulho"

Ora ai está,... afinal andam a embirrar com os professores, ou os professores não estão pra lá virados em tentar pelo menos ... trabalhar  :bored:, não?

Haveria muito para dizer sobre este tema e sobre muitos comentarios, mas sinceramente nem tou para isso visto que quem está a discutir não pretende escalrecimentos para formar uma opinião, mas sim simpelsmente argumentar até ao fim o seu ponto de vista...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Votei A favor, mas ainda são necessárias algumas alterações. A meu ver deviam ser dadas pelo menos por professores com qualificações na mesma disciplina. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou totalmente a favor das aulas de substituição. Penso que foi mais uma boa medida do actual governo.

A maneira como estão a correr? Por agora poderá não ser a melhor mas com o tempo vai lá.

E digo mais, aqueles que estão contra que se vão habituando pois já acabou o tempo de não fazer nada quando um professor falta. Eu também ficava contente quando um professor faltava, quando andei até ao secundário... Mas agora vejo que o tempo que eles faltaram foi tempo que eu perdi na minha formação como pessoa e estudante.

E vão-se habituando, para quem for para a faculdade e agora com o processo de bolonha as aulas de substituição vieram mesmo a calhar.

É bom ver que há alguém a pôr alguns estudantes até ao secundário  trabalhar, coisa que não acontecia há uns tempos atrás.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora,... o pessoal quer aulas de substituição em condições ou não as quer? Eu até compreendo,.. eu nessa altura de certeza que tb não ia axar piada nenhuma... era muito mais fixe ir para a columbofila beber umas garrafas de TAMAR e jogar na D.Elvira, Os professores,.. ok,.. tudo bem... é logico que não querem nada disso,... teem que trabalhar né?... :hmm:

Se os alunos não querem aulas de substituição têm a desculpa de elas estarem mal organizadas, se um professor não quer é pq não quer trabalhar? Ora então estás mt enganado!

Sou professor e estou totalmente contra as aulas de subsituição nos moldes em que elas são impostas a professores e alunos. Acho que as aulas de subsituição deveriam ser usadas para dar matérias de outras disciplinas, por professores da turma em questão, os professores estão ocupados? Contratem mais! Mas sinceramente acho melhor o professor da disciplina acordar com os alunos dar a aula noutro dia, em horário compatível.

Sabem o que custa controlar 24 pessoas qd somos professores dessa turma? Então imaginem controlar essas mesmas pessoas com uma ministra a dizer que essas aulas são para brincar! A ministra retira toda a autoridade ao professor e ainda lhe pede para fazer um bom trabalho! Só gostava que este governo começasse a trabalhar com seriedade em vez de apontar medidas "para brincar".

Mas para quem insiste em dizer que um professor não trabalha, talvez influênciado por uma ministra que insiste em dizer que perdeu os professores mas ganhou o povo, aqui vão uns esclarecimentos: quantas profissões são controladas de hora e meia em hora e meia? Podem dizer que um professor trabalha poucas horas por dia, mas sabem quanto tempo demora a corrigir um teste em condições? Sabem qt tempo demora a organizar uma aula para 24 pessoas tentando antecipar cada dúvida que possa surgir ao mesmo tempo que tentam educar? Ter que inventar coisas novas para não dizerem que as aulas são sempre a mesma coisa? Ter que saber tudo, porque se há coisa que as pessoas não perdoam é erros a professores, cada erro q um prof dá é um pedaço de respeito que se perde! Fazem ideia de em quantas escolas existe uma cadeira para cada professor na sala de professores? Eu não me importaria de estar 8 horas na escola a trabalhar, desde que depois não me exigissem que fosse para casa, para o meu quarto e com algum sossego corrigisse testes até altas horas da noite, ou que fizesse planos de aula muito bem estruturadinhos para poder subir na carreira... Não estou a dizer que os professores são coitados, mas acho que a sociedade os despresa um pouco! Gente que, para apresentar um powerpoint com meia dúzia de coisas escritas e a uma plateia amestrada, está uma tarde inteira a praticar vem dizer que os professores não fazem nenhum quando têm q enfrentar quase sempre 20 e poucos alunos sem qq motivação para ali estar e sujeitos à educação que os pais muitas vezes (não) dão em casa!

e pronto... foi um desabafo... se serviu para algo não sei...

E vão-se habituando, para quem for para a faculdade e agora com o processo de bolonha as aulas de substituição vieram mesmo a calhar.

:hmm: Não estou mt dentro do processo de Bolonha, por isso, será que podias explicar em que é que as aulas de substituição vão influenciar para melhor o processo de aprendizagem nas universidades?

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só li o inicio e fiquei esclarecido:

e estou totalmente contra as aulas de subsituição nos moldes em que elas são impostas a professores e alunos

axo que estamo a chegar a um consenço....

edit:

..A... e sim! obviamente que tb há bons professores, nunca disse o contrario.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:hmm: Não estou mt dentro do processo de Bolonha, por isso, será que podias explicar em que é que as aulas de substituição vão influenciar para melhor o processo de aprendizagem nas universidades?

cumps

O que se passa é o seguinte, até ao secundário os alunos costumam ter a papinha QUASE toda feita. Depois quando dão o salto para a faculdade sentem o efeito de estarem por si sós e depois é o que se vê.

Com bolonha o aluno vai passar a estar mais por sí só, ou seja, não é o professor que vai ensinar: É o aluno que vai aprender!

Onde isto se enquadra nas aulas de substituição? Pá, aposto que 95 % dos que fizeram greve estes dias em relação às aulas de substituição fizeram-no no espírito de "Greve? Sim pode ser até faltamos às aulas e tudo" em vez de tentar realmente lutar contra o que está mal. E o que está mal são os factores que já referiram nos posts anteriores.

Por isso quando os alunos vão com esta mentalidade para a faculdade normalmente batem com a cabeça na parede. Alguns aprendem e mudam a atitude outros desistem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quando eu andava no secundário era quase sempre o mesmo ... faltavamos todos pelas razões obvias xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quando eu andava no secundário era quase sempre o mesmo ... faltavamos todos pelas razões obvias xD

eu faço isso quando é à primeira ou última hora do dia... não tem sentido acordar às 7 da manhã para ficar 90 minutos fechado dentro de uma sala, a jogar monopólio ou damas...

Apesar de tudo concordo com o objectivo das aulas, desde que sejam dadas como deve ser ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem eu nem estive muito mal...

Num período tive apenas uma aula de substituição que foi um teste, por isso correu de forma igual ;)

Tive outra aula que devia ter substituição mas não tive porque uns colegas meus tiveram Moral, e eu fui-me embora :P

Mas é como o AriOps disse, se fosse a primeira hora do dia ou a última eu faltava...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu faço isso quando é à primeira ou última hora do dia... não tem sentido acordar às 7 da manhã para ficar 90 minutos fechado dentro de uma sala, a jogar monopólio ou damas...

Apesar de tudo concordo com o objectivo das aulas, desde que sejam dadas como deve ser ;)

95% das aulas de substituição da minha turma (9º ano) são passadas da galhofa. Não existe um plano para o professor cumprir. Basicamente, mais valia nem sequer lá por-mos os pés. Claro está, se estiver planeado o prof faltar e o outro já teja avisado, apoio as aulas de substituição :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora