• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

a13293

[C++] Ajuda: Definir ângulos no jogo Pong

2 mensagens neste tópico

Boas!! Pessoal estou a fazer o jogo pong!!!

para quem nao sabe basicamente o jogo é o seguinte , uma area de jogo com duas raquetes e uma bola!!! cada um dos jogadores joga com uma raquete e tenta nao deixar passar a bola pelo seu lado!

ja tenho a area de jogo as raquetes e a bola!!!

so que a bola so anda na horizontal agora tenho que fazer os angulos!!! e esses angulos tem que ser diferentes dependendo de onde bate na raquete!

!!! nao sei se me fiz entender por isso !! deixo aqui o enunciado se alguem quiser dar uma olhadela!!!!

sera que alguem me pode ajudar com os angulos!!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Suponho que o teu problema seja o "Para tornar o jogo mais emocionante, quando a bola bate na raquete este ângulo deve ser ligeiramente acentuado quanto mais afastado do centro da raquete a bola bater."

Ora isto é muito fácil.

Supondo que queres um aumento linear do ângulo à medida que se afasta do centro da raquete em que o aumento máximo é β então podes usar uma simples fórmula para calcular o ângulo:

Ângulo final = (180 - α) + (a / ;) * β

em que

a = distância do centro da raquete ao ponto em que a bola bateu

b = distância do centro da raquete ao bordo da raquete

Assim sendo o que vai acontecer é que:

Se a bola bater no centro da raquete tens 0 / b = 0 e portanto o ângulo não é afectado pela distância ao centro da raquete.

Se a bola bater no bordo da raquete tens b / b = 1 e portanto o ângulo é aumentado em β graus.

Espero ter sido claro, mais alguma coisa é só dizer

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora