• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #56 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

AMD Lança Placa de Aceleração de Vírgula Flutuante

2 mensagens neste tópico

É uma das primeiras consequências tecnológicas da aquisição da ATI pela AMD. Este fabricante anunciou uma nova placa denominada stream processor, criada para aumentar substancialmente a capacidade de processamento em vírgula flutuante.

A nova placa PCI Express utiliza, na verdade, tecnologia já conhecida. Baseia-se num processador gráfico R580 (48 unidades de processamento), o mesmo que é utilizado nas placas gráficas Radeon X1900. No entanto, a nova placa de aceleração de processamento em vírgula flutuante é significativamente diferente das placas gráficas, porque foi adaptada para uma nova utilização (computação científica, processamento de imagens e vídeo, entre outros).

A placa stream processor utiliza 1GB de memória DDR (ao invés dos 512MB padrão), tem um controlador de memória modificado e um novo chip, denominado CTM (Close to Metal), criado para permitir o acesso à conjunto de instruções nativas do R580 (bem como à memória que o acompanha). Estas alterações aumentaram significativamente o custo da placa, que é vendida, nos Estados Unidos, por cerca de 2600 dólares (o preço para a Europa ainda não foi anunciado).

Segundo a AMD esta placa terá uma capacidade de processamento pouco inferior a 400GFLOPS. Por comparação, uma placa deste tipo já existente da Clearspeed apresenta uma capacidade de processamento de 100GFLOPS e custa mais de 5000 dólares. Diga-se ainda que, teoricamente, 1000 destas novas placas seriam suficientes para bater o desempenho do mais poderoso supercomputador da actualidade, o BlueGene/L, constituído por mais de 65 mil processadores dual core.

Apesar de, inicialmente, esta placa destinar-se a apenas máquinas muito específicas para processamento de cálculos científicos ou vídeo e 3D avançados, a AMD acredita que esta tecnologia acabará por chegar aos computadores de consumo, quando o software for programado para o efeito.

Fonte: CDRWXP

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é bom e um grande avanço nesta tecnologia. Basta lembrar o Arian quando teve de ser destruído por por causa de uma operação que envolvia uma vírgula flutuante, coisa que não foi testada na altura.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora