• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

malaquias

[Duvidas] WebDesign

20 mensagens neste tópico

Boas,

- gostava de saber como fazem o design para o vosso site (se o preparam anteriormente no PS, se fazem tudo no Bloco de Notas ou noutro editor, se já vem feito lol).

- outra pergunta: como optimizo um site para um certa dimensao e para uns certos navegadores? ;)

Empathy! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Boas,

- gostava de saber como fazem o design para o vosso site (se o preparam anteriormente no PS, se fazem tudo no Bloco de Notas ou noutro editor, se já vem feito lol).

- outra pergunta: como optimizo um site para um certa dimensao e para uns certos navegadores? ;)

Empathy! ;)

A resposta às tuas perguntas depende do ponto de vista de cada designer. No meu caso desenho a estrutura em photoshop, recorto e salvo as imagens optimizadas em gifs e jpg's. Depois uso por exemplo o dreamweaver para montar a página propriamente dita.

Para optimizar um site para uma certa resolução e para vários navegadores é tantar usar as boas práticas de internet, definir a resolução mínima do site e testar a resolução pretendida. No caso dos browsers o dreamweaver possui uma ferramenta que detecta os erros mais comuns e o código não suportado por algumas versões de browsers.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu basicamente tb faço igual ao perdido_e_sozinho... desenho tudo no photoshop e tal como quero, recorto as imagens e gravo em gif/jpeg, a unica diferença depois, é que faço tudo a-la-pata num editor de texto. mas basicamente é isso.

mas cada um faz como quer, sempre podes desenhar aos bocadinhos e ir construindo o site ao mesmo tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu normalmente faço tudo no bloco de notas, apenas faço as imagens em photoshop :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tambem faço a estrutura e botoes em photoshop. Para um site que eu estou a fxr ja tao feitos todos os que quero. Agora gostava de poder implementar isso em php. nao sei se da ou nao... Podiam-me dizer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vou fazendo em código e dps coloco as imagens que crio com o Fireworks (para mim melhor que o Photoshop para imagens com destino web. O PS é mais com destino de impressão em papel. Digam o que digam foi isso que aprendi).

Uso o editor de código do Dreamweaver, que é melhor, claro que o notepad uma vez que vai sugerindo código àmedida que escreves.

Nunca fiz dessa maneira de desenhar tudo no PS e dps montar. Mas sei que dessa forma dá melhor pra ver como fica.

Bom link esse de 250 pages sobre webdesign. Por acaso ontem andei à procura de noções de webdesign.

"Agora gostava de poder implementar isso em php. nao sei se da ou nao... Podiam-me dizer?" O PHP n tem nada a ver com o HTML.

O HTML é uma linguagem de formatação de texto e imagens tmb.

O PHP é uma linguagem de programação. Qualquer página com mais elementos que texto não-formatado em PHP tem de levar HTML senão era só texto (sem negrito, nem tipo de letra escolhido, etc).

Para meteres uma página HTML como se fosse PHP é só mudar a extensão do ficheiro para PHP. (Mas não muda nada visto que só a extensão é q é PHP, o conteúdo é HTML).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Eu vou fazendo em código e dps coloco as imagens que crio com o Fireworks (para mim melhor que o Photoshop para imagens com destino web. O PS é mais com destino de impressão em papel. Digam o que digam foi isso que aprendi).

ya, ms no fireworks n tens as mesmas potencialidades que tens no photoshop para criar todo o tipo de imagens que te vier a cabeça e teu conhecimento por photoshop te permite. podes sempre criar as iamgens no phtooshop e dps usar o fireworks para gravares as imagens optimizadas para a web, ou tb tens o imageready para isso, alias, o photoshop tem mesmo opção para "exportar para a web".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vejo mais o Photoshop como editor de imagens do que como criador das mesmas. Mas sei que é mais completo que o Fireworks. Contudo, iso não quer dizer que o Fireworks não seja capaz de fazer todo o tipo de imagens que o Photoshop consegue.

A concorrência é mais fireworks vs image ready do fireworks vc photoshop. A adobe que decida o que fazer com esses programas visto que comprou a macromedia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu fiz o meu site no bloco de notas tirando o logo a dizer "unknown.pt", mas tbm nao está nada de grande coisa, os do perdido_e_sozinho são mais elaborados pelo que ficam muito melhores :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou viciado em Photoshop, foi o primeiro programa que eu marrei, marrei e marrei para sêr Mestre.Para sêr um bom web designer é preciso saber jogar com as cores e ter creative e organização.Agora existem gaijos por ai que armam-se assim dizendo em webdesigners quando no fundo nem sabem jogar com as cores.Metem um fundo preto e por metem um côr que um gaijo nem consegue lêr o que la esta escrito.Enfim !!!

E vai mexendo no Photoshop, muitas pessoas não gostam mas acredita que é o melhor, sobretudo na parte dos Plugins, brushes, patterns etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Acho que não deverias perguntar como nós fazemos, penso que cada um tem a sua forma especial de programar/desenhar/trabalhar.

Se seguires as práticas correctas para a web acho que acabas por encontrar a tua forma de fazer as coisas.

Photoshop, Paint Shop Pro, Macromedia Fireworks, Dreamweaver, notepad, tudo isso são ferramentas, e como todas as ferramentas o resultado depende muito de quem as usa.

Pessoalmente e para responder à tua pergunta, uso notepad++, que descobri aqui no forúm, e o fireworks, que é usado no instituto onde estudo.

Para sêr um bom web designer é preciso saber jogar com as cores e ter creative e organização.

Organização é fundamental na área de informática.

Criatividade ajuda muito no caso de design, seja ele web ou não.

E conhecer os standards, muito importante, conhecer os standards W3C e as regras por eles definidas, pensar realmente nos utilizadores. Cada vez mais se dá importância ao aspecto sem preocupação com a funcionalidade.

Se estás a começar com web design, e isto é opinião pessoal, acho que deverias pensar em largar a técnica de slicing, é uma técnica que provoca muito problemas a nível de acessibilidade, um conceito muito importante no casa do design de interfaces, e é também uma técnica que o bot do google não gosta :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para ser sincero uso uma folha de papel caneta preta e vamos nós!

adoro uma tabela tabela perfeita (completa sem merged cells) e uns includes.

ninguem te vai dizer como deves fazer.

desde que gostes, te sintas bem com o que fizeste. Deve estar tudo bem!

e é claro depois pergunta a alguem que conheças para te dizer o k melhorar pois nada está a 100%

um abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Acho que não deverias perguntar como nós fazemos, penso que cada um tem a sua forma especial de programar/desenhar/trabalhar.

Se seguires as práticas correctas para a web acho que acabas por encontrar a tua forma de fazer as coisas.

Photoshop, Paint Shop Pro, Macromedia Fireworks, Dreamweaver, notepad, tudo isso são ferramentas, e como todas as ferramentas o resultado depende muito de quem as usa.

Pessoalmente e para responder à tua pergunta, uso notepad++, que descobri aqui no forúm, e o fireworks, que é usado no instituto onde estudo.

Para sêr um bom web designer é preciso saber jogar com as cores e ter creative e organização.

Organização é fundamental na área de informática.

Criatividade ajuda muito no caso de design, seja ele web ou não.

E conhecer os standards, muito importante, conhecer os standards W3C e as regras por eles definidas, pensar realmente nos utilizadores. Cada vez mais se dá importância ao aspecto sem preocupação com a funcionalidade.

Se estás a começar com web design, e isto é opinião pessoal, acho que deverias pensar em largar a técnica de slicing, é uma técnica que provoca muito problemas a nível de acessibilidade, um conceito muito importante no casa do design de interfaces, e é também uma técnica que o bot do google não gosta :P

Uso muito a ferramenta do Slicing tool no Photoshop CS2, mas se dizer para não utilizar o Slicing que ferramenta deveremos utilizar para dividir os botões, menus etc... ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uso muito a ferramenta do Slicing tool no Photoshop CS2, mas se dizer para não utilizar o Slicing que ferramenta deveremos utilizar para dividir os botões, menus etc... ?

Provavelmente o que Knitter queria dizer é nem sempre é necessário usar slices, uma vez que o tableless faz pouco uso disso mesmo. O uso dos padrões trás muitas vantagens e pode ajudar a melhorar o desenvolvimento, evitando o uso excessivo de tags table, tr e td que complicam e carregam muito o design.

Lembrem-se que no webdesign há mais do que uma maneira de esfolar um gato.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora