• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

killercode

IRC Reborn

13 mensagens neste tópico

Ok... vou tentar explicar o q se passa aqui na minha cabeça....

Porq é q o IRC morreu?????

bom não esta bem morto, mas esta a beira disso...

Antes não existia MSN Messenger mas quando este apareceu o pessoal migrou quase todo.... 

Como renascer o IRC?

Simples... que tal um chat que:

Use o messenger como meio de PVT e use um server IRC para falar em Canais(faço-me entender???)

ou seja tens uma lista de pessoal que costumas falar.... e tens uma lista de canais q costumas frequentar e pronto.... é um hibrido de ambos...

Diferente do Conhecido TRILIAN por exemplo que te permite logar em cada  um dos sistemas e divide os contactos pelos diferentes chats....

bom tentei iniciar então o meu projecto IRC.NET! mas infelizmente algo me impede de conseguir uma coneção aos servidores da PTNET!

falta-me um passo na autentificação que me permita registar na rede sem problemas.....

Se alguem conseguir codigo que connecte a PTNET e / ou houver interessados neste projecto, por favor contactem-me

tou a usar C#

atenciosamente

Killercode

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa história que contas tem algumas falhas ;)

1º o IRC não está morto... la fora ainda se usa bastante...

2º o IRC não morreu em Portugal quando apareceu o messenger, porque eu já usava messenger antes de sequer usar IRC :P e tive unitos pelo IRC :)

Acho que o que falta ao IRC é o eyecandy que acho muito dificil conseguir atingir com o mIRC :) Teria de ser algo criado de raiz e talvez assim consiga atrair de novo mais pessoal :)

De qualquer forma boa sorte para o teu projecto :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim... tens razão...

a historia ta um pouco mal contada.... mas é um sumario breve do q não esta mt longe da realidade....

e tou a falar em portugal especificamente...

Mesmo assim obrigado pelas correcções....

A minha ideia é o tal EyeCandy...

tou a pensar em fazer um cliente de IRC de raiz... ja tive a estudar o protocolo do IRC parece ser simples.... consigo connectar-me a algumas redes como a dalnet, mas na ptnet é mentira :)

fico a espera então de mais respostas ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pela experiencia que tenho o IRC não morreu, longe disso.

A PTnet sim, está mais pra lá do que pra cá. Acontece que a maioria dos utilizadores eram miudos ou desesperados sexuais. Havia uma terceira fatia (entre outras) que dizia respeito aos gamers e à qual pertenci na PTnet. O que assisti foi à total migração dos gammers Ptnet para a rede Quakenet no espaço sensivelmente de 2 anos. Porquê? por ser internacional e mundialmente famosa.

Quanto ao teu projecto, penso que o messenger ganhou terreno graças a sua fácil utilização e bonecada, mesmo que isso impeça de alguma forma grandes salas de chat e promova mais o 1 para 1. Penso que uma aplicação que ligasse IRC e Messenger seria mesmo assim o mais indicado. temos de ser realistas, ninguém aqui vai conseguir "roubar" terreno à microsoft. Portanto o hibrido será mesmo a melhor forma.

Boa Sorte!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O irc morto? Por acaso acho que até está de muito boa saúde. Já ouviste falar na rede freenode?

Hoje em dia, para obter resposta a duvidas relacionadas com programação não há nada melhor. Eu tenho sempre o IRC ligado nos canais #php e #linux da freenode.

Quanto à ptnet, sempre foi uma rede de engates baratos e era muito dificil teres uma conversa de jeito sobre um tema pois o pessoal só queria perguntar "DDTC? idd? já pinas?".

O IRC tem um potencial muito maior que o messenger em alguns aspectos.

Agora... o grande problema do IRC para mim é a encriptação. Não é possivel um gajo usar IRC sobre SSH ou coisa assim, seria uma confusão do carago com as chaves, mas acho que nos dias de hoje é o basico dos basicos.

Quanto ao msn ou redes jabber essas já permitem usar http, ssh etc etc nesse aspecto estão mais avançadas. quanto ao eye-cany eu por mim passo, isso pressupoe muita uniformidade por parde dos clientes. Olhem para a confusão de compatibilidades entre os vários clientes de msn.

Já agora... eu usava o programa IM2 que fazia exactamente isso que estás a dizer, o psi tambem deve fazer isso. Basicamente queres fazer um cliente 2 em 1, jabber e IRC. É um projecto  porreiro, mas a concorrência é enorme, enorme não, gigantesca.

Já que cá estamos... há que referir outra coisa: o web chat com o ajax finalmente é possivel! Antes o que se fazia era um refresh da página completa de cinco em cinco segundos... tudo menos eficiente. Ou entao usava-se flash o que não é uma solução que permite escalabilidade. Ou ainda um cliente de irc em java... mas isso tinha que usar uma rede de irc.

Agora com ajax... finalmente aparecem soluções viáveis e robustas

olhem para esta

http://www.phpfreechat.net/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, excelente site esse que mostraste :)

É verdade hoje em dia consegues-se fazer muito mais com Ajax :P Mas esse site tem tudo muito smooth e bem porreiro ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"DDTC? idd? já pinas?".

Partiste-me todo !  :lmfao: :2funny:

Mas é verdade !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"DDTC? idd? já pinas?".

Partiste-me todo !  :lmfao: :2funny:

Mas é verdade !

:wallbash:  :wallbash:  :cheesygrin:

Infelizmente é o que acontece as vezes.

Quanto ao IRC estar morto, acho que não e digo isto porque apenas comecei a usar o IRC há cerca de 2 meses e cada dia vou para o #p@p e #linteam pelo menos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que se podia ( não sei se já exite ) se criar, um canal do portugal a programar?  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que se podia ( não sei se já exite ) se criar, um canal do portugal a programar?  :hmm:

Já existe, #P@P @ PTnet. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Upssss, :-[ vou então passar usar-lo mais para não fazer estas figura  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o que falta ao IRC é o eyecandy que acho muito dificil conseguir atingir com o mIRC ;) Teria de ser algo criado de raiz e talvez assim consiga atrair de novo mais pessoal ;)

Em relaçao a isto havia ja um cliente de IRC como o mIRC, mas td xpto grafico e tal... era feito em  VB senao tou em erro ja nao me lembro e do nome mas na altura chegei a usar...

Em relaçao ao conectares a PTnet acho dificil nunca vi nada a esplicar, consegues e os da Ptlink que um concorente da ptnet, a ptlink ate podes ter tu o teu proprio servidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o que falta ao IRC é o eyecandy que acho muito dificil conseguir atingir com o mIRC ;) Teria de ser algo criado de raiz e talvez assim consiga atrair de novo mais pessoal ;)

Em relaçao a isto havia ja um cliente de IRC como o mIRC, mas td xpto grafico e tal... era feito em  VB senao tou em erro ja nao me lembro e do nome mas na altura chegei a usar...

Em relaçao ao conectares a PTnet acho dificil nunca vi nada a esplicar, consegues e os da Ptlink que um concorente da ptnet, a ptlink ate podes ter tu o teu proprio servidor.

A ptlink acabou.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora