• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

shumy

Site QIPFUL

44 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: QIPFUL

Última Versão: N/A

Líder do Projecto:

Membros Actuais do Projecto:

Tópicos deste Projecto:

Descrição do Projecto:

Bem... vou chutar aqui mais um tópico para quem quiser agarrar. Po vezes atá me surgem ideias, mas ter tempo para agarrar neles nem por isso!

QIPFUL Acronimo de "Qualquer Idiota Pode Fazer Um Livro"

Devido ao estrondoso preço dos livros, a ideia era montar um site que contivesse livros "abertos" sem direitos de autor, mas de certa forma protegidos pelo site e acessiveis a qualquer internauta.

Ora, como nenhuma editora estará disposta a fazer tais livros, só mesmo os proprios utilizadores do site para os fazer! Ou seja o site ao mesmo tempo que é uma biblioteca online, será também um publicador de livros. Os livros serão escritos pelos proprios internautas sobre um rigoroso controle dos mesmos. Por exemplo:

Para montar um livro este terá de passar por varios workflows: "Assuntos abordados no livro", "montagem de indice geral abordando os assuntos propostos", "aprovação de norma para a edição de capitulos", "atribuição de capitulos a supostos autores que se proponham", etc, até á sua publicação total. Que depois será disponibilizado na biblioteca online.

Os livros podem ser praticamente de todos os tipos desde que sigam as normas do site.

O objectivo é tentar fornecer alternativas aos livros caros das editoras. Passar da era da informação para a verdadeira era do conhecimento.

Se os livros se revelarem de boa qualidade, quem sabe senão poderão ser usados como material escolar, e ai sim seria uma verdadeira revolução. Eu não tenho filhos mas sei dos gastos que um pai tem em livros escolares todos os anos.

Existe ainda espaço para ganhar alguns fundos (que teria de ser discutido como seriam aplicados), pois na minha opinião eu pagaria uma quantia ligeira para ter um livro de boa qualidade em formato de papel.

Apesar do pouco tempo que tenho estou disposto a ajudar neste projecto porque acredito mesmo nele. Já tive quase para o começar sozinho.

Prefiro partilhar aqui a ideia porque provavelmente o projecto será de melhor qualidade se for bem discutido.

Que acham?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais. Teriamos uma grande vantagem de livros sem direitos de autor.

Dou um exemplo concreto: surgia um livro A sobre java que abordava alguns capitulos, mais tarde surgiam mais livros de java livro B,C,D. Existiam capitulos que eram comuns, mas outros poderiam ser só abordados em alguns livros. Sem direitos de autor podemos agarrar nos malhores capitulos da cada e montar um ou mais volumes com uma ordem logica de capitulos, o livro oficial de java do momento, isto até surgir um melhor. Com este processo poderiamos aumentar a qualidade dos livros, e até ultrapassar a qualidade dos publicados por certas editoras, pois estas não têm a vantagem de livros sem direitos de autor. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cá está um ideia 5 estrelas. Queres dizer, uma coisa tipo um wiki mas sujeita a um workflow mais rigoroso. Por acaso já tive em mente escrever um manual escolar de matemática e "publica-lo" na internet de forma gratuita. Infelizmente sou preguiçoso para fazer isso.

Eu acho que isto é um grande conceito, e era mesmo para esfregar na cara dos políticos portugueses e de todos os lobbies que aí andam. Como disseste e bem, há que passar à era do conhecimento.

Portugal é um país pequeno e em qualquer área temos sempre uma ou duas pessoas no máximo para fazer o que quer que seja, na maior parte daz vezes nem temos ninguem.

A minha opinião sobre um projecto destes... São precisos conhecimentos, não me refiro em conhecimentos científicos ou de conteudos, refiro-me sim a pessoas. Há que conhecer pessoas com poder para por um projecto destes a andar. Pelo pouco que conheço desse universo há mais pessoas influentes interessadas em não permitir que uma iniciativa destas vá para a frente do que pessoas prontas a empenhar-se.

Não vale a pena arrancar já para a implementação do projecto, isso seria por a carroça a frente dos bois. Se é para levar isto seriamente há que planear bem as coisas em vez de atabalhoar o processo levando-o assim à sua morte.

O que interessa agora é encontrar pessoas e meios que podem ser usados. Eu por mim ofereço-me e dou a minha garantia que não me disponibilizarei mais do que aquilo que me é possivel. Contacta pessoas, descobre se podes contar com elas, tenta garantir meios. Depois quando houver matéria prima... aí sim, pode por-se tudo a andar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia é essa (discutir antes de avançar). Mas penso que existem mais pessoas com conhecimentos em várias areas em portugal do julgamos, só que provavelmente nunca publicaram livros. Mas como aqui podemos publicar apenas capitulos, a coisa torna-se mais facil de gerir, mesmo até para quem não tem muito tempo para fazer livros completos. Algumas dessas pessoas até se poderiam encontrar neste forum.

Quanto a pessoas que podem tentar travar este projecto, acredito mesmo que as editoras serão as primeiras a por as mãos á cabeça. Estamos num pais livre! O código open source também se pensava que não ia ter sucesso, pois "supostamente" ninguem estava disposto a fazer código a preço zero, no entanto é o que se vê, uma explosão de open source!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a ideia é boa sem dúvida, também já por várias vezes pensei em construir um wiki com o mesmo objectivo. o problema é que era preciso um grande conjunto de coloboradores e que soubessem o que estavam a fazer, o que é difícil de arranjar.

construir um portal do tipo wikipedia não é complicado, o que é complicado é construir um site com garantia de qualidade dos conteúdos. escrever textos com qualidade, mesmo quando temos bons conhecimentos do assunto que vamos abordar não é assim muito simples, exige muita dedicação por parte de quem o faz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá está... só iremos ter colaboradores quando metermos a coisa em acção. Além disso os livros não têm de ser logo de boa qualidade. Podemos ter a secção dos melhores sobre uma determinada matéria tal como abordei no 2º post. Assim a qualidade iria aumentar gradualmente até ultrapassar a qualidade de alguns livros já publidados. Além disso envolve quetões legais que deverão ser abordadas para mais tarde não sermos lixados. Porque se alguem copiar algum capitulo de algum livro com direitos de autor, o site não se pode responsabilizar por isso, mas com certeza alguem se deve responsabilizar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Necessito de opiniões para o processo de controle de qualidade. Vá lá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia é mesmo boa, mas não há já algo desse tipo por ai, ou estou a fazer confusão??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia é mesmo boa, mas não há já algo desse tipo por ai, ou estou a fazer confusão??

Onde? Implementada ou também na fase de analise. É que assim podemos unir conhecimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá,.. eu se não estou em erro (posso estar-me a baralhar) mas axo que ha algo tipo wikibooks ou lá o que é. eu agora não estou em casa não tenho tempo de andar a procurar cenas, mas depois logo confirmo (ou nao) isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Efectivamente existe os wikibooks, mas parece-me uma ideia pouco explorada. Não existe controle de qualidade, fluxos de workflow, etc. Qualquer marreco pode chegar e fazer um artigo.

Tenho de estudar também a licença GNU FDL, pode ser uma opção.

O objectivo seria publicar em formato pdf, e ter outro formato em repositório para permitir alterações.

Duvido também que naquele formato possam fazer versões em papel. Mas é um ponto de partida, e é o ponto zero a atingir para este projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha eu gostei imenso do projecto.

Ás vezes pretendo ler algum livro sobre programação ou seja o que for e por serem bem pagos, digamos se um livro de java ou algo fosse entre os 25 e 35 euros eu até comprava, mas os que realmente quero sobem aos 70 euros o que é absurdo pois não estou a comprar nenhuma edição dos Lusíadas ou que raio for.

Mas sobram me umas dúvidas ?

Quem vai ler os livros para os caracterizar ?

Imaginem os livros de 500 paginas, tem paciência para os ler ??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem vai ler os livros para os caracterizar ?

Imaginem os livros de 500 paginas, tem paciência para os ler ??

O controle seria supostamente executado por todos os utilizadores. Com paciência e calma para ler os artigos.

Quando conseguirmos fazer um livro de 500 páginas de certeza que teremos bastantes utilizadores registados para lerem e darem opiniões sobre os capitulos. Não é suposto todos lerem o livro por completo, só mesmo quem está interessado nisso. Mas de lerem um ou dois capitulos e darem a opinião sobre isso.

Provavelmente seria interessante ter users com permissões diferentes e credibilidade pontuada sobre uma determinada matéria, mas não sei até que ponto será viavel incluir esta possibilidade no projecto!

Tive a ler a licença GFDL.

Suponho que a licença GFDL se harmonize com os objectivos aqui propostos. Não percebi muito bem a parte “Invariant Sections”,“Front-Cover” e “Back-Cover” 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cá está um exemplo de uma ideia fabulosa.  Gosto mesmo muito dessa ideia, mas parece-me que é algo complicado pô-la em prática não só pelo factor "conhecimentos" (neste caso, conhecimento de pessoas interessadas), mas também pelo facto de que a maioria das pessoas aqui do fórum têm outros projectos como prioridades que já envolvem algum esforço.

Eu sou uma dessas pessoas, mas estou disposto a esforçar-me um pouco mais para por esse projecto a andar.  :)

shumy proponho que comeces por organizar as ideias de forma estrutural, numa espécie de apresentação do projecto aos possíveis interessados. Assim, não só será mais fácil angariar pessoal com vontade de trabalhar (a vontade de trabalhar é o primeiro passo), mas também será mais fácil por em prática toda uma fase de concepção do projecto-embrião. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto, vou mesmo fazer isso.

Este projecto vai mesmo andar para a frente, nem que seja a passo de caracol. :smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, existe alguma forma de anexar aqui um documento que fiz sobre o assunto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tambem ajudava, cenas "estúpidas" um gajo faz sempre, eras capaz de têr sucesso !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a ler atentamente o documento que fizeste e julgo que, para já, era disso que precisávamos. Agora temos as ideias todas organizadas, o que facilitará em muito o trabalho.

Há que passar á próxima fase, shumy. ;) E agora és tu quem decide, visto seres o administrador do projecto. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não que venha acrescentar alguma coisa mas... "Livros sem direitos de autor" não existem, é legalmente impossível.... mais eu, como autor, mesmo que rescinda dos meus direitos, passando-os para outra entidade/pessoa terei sempre direitos morais sobre a obra...

Mas a ideia está interessante, não é nova, mas ainda não tinha visto em português. Continuem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não que venha acrescentar alguma coisa mas... "Livros sem direitos de autor" não existem, é legalmente impossível.... mais eu, como autor, mesmo que rescinda dos meus direitos, passando-os para outra entidade/pessoa terei sempre direitos morais sobre a obra...

Mas a ideia está interessante, não é nova, mas ainda não tinha visto em português. Continuem.

Verdade. Pretende-se que os autores sejam reconhecidos pelo seu trabalho claro. Por isso é que vou tentar inserir aquele esquema de utilizadores definido no documento. Quanto a questões legais, introduzir os livros sobre a licença GNU FDL parece-me o mais correcto se tal for possivel.

Vou prosseguir o meu trabalho definindo as estruturas de dados para o workflow.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito boa ideia, eis um projecto com pés e cabeça e até agora bem apresentado.

Seria algo que sinceramente gostaria de investir o meu tempo.

Em relação à licença, é uma questão legal que tem de ser estudada minuciosamente. Acontece que os autores não deveriam abdicar dos seus direitos totalmente. O livro deveria estar vinculado ao autor e a uma licença que permita a livre distribuição mas não a sua alteração. E qualquer alteração teria de ser feita pela administração do projecto e autorizada pelos autores.

É questão de estudar bem as diferentes alternativas e fazer um estudo prévio de adesão a este sistema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Adiciono em anexo um diagrama de classes para o workflow.

Representa basicamente a estrutura, e tem poucos atributos e operações.

Alguma ideia é só postar.

Enquanto isso vou continuando devagar. :smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora