• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Sun abre o Java sob licença GPL

17 mensagens neste tópico

Conforme já havia antecipado, a Sun começa a abrir nesta segunda-feira (13/11) o código da linguagem de programação Java. A surpresa está na licença open source escolhida pela companhia: a GNU general public license version 2 (GPLv2).

A decisão vai na contramão da postura de adotar a licença de código aberto própria CDDL (Common Development and Distribution License), usada até hoje pela empresa para licenciar softwares livres da empresa, como o sistema operacional Open Solaris.

Inicialmente, a companhia está licenciando sob a GPLv2 o Java Platform Standard Edition (Java SE) e o Java Platform Micro Edition (Java ME).

[...]

http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2006/11/13/idgnoticia.2006-11-13.6100088178/IDGNoticia_view

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que é uma excelente noticia para qualquer apoiante do open source! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que é que isto significa na prática. O java já era gratuito.

Alguem me explica?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mais assim passas a poder alterar o código do Java (para além de continuares a poder usá-lo gratuitamente).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mais assim passas a poder alterar o código do Java (para além de continuares a poder usá-lo gratuitamente).

O código do JDK e J2SE e assim certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O código do JDK e J2SE e assim certo?

Nepias e tudo mesmo, j2EE com todas as extensoes etc. mas a grande novidade e a virtual machine.

Acho que pode ser bom e pode ser mau. Se comecarem com distros de java perde-se o write once run anywhere, mas a ver vamos... Pelo menos muita cena comercial nao hade sair uma vez que a licenca e GPL e eu confio mais na comunidade open-source do que nas empresas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha pergunta continua em parte não respondida.

Tipo... esses jars todos que o pessoal do java usa vão passar a poder ser vasculhados?

Epa... acho que o pessoal vai continuar a sacar tudo do site da sun. Tipo as bibliotecas de C mantidas pelo GNU continuam compativeis com as versões anteriores e sem grades mudanças.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

os jars nao vao poder ser vasculhados, mas sim o motor da linguagem.

Primeiro quais jars? os jars todos do j2se j2ee e todas as extensoes oficiais da SUN vao ser abertos.

Os jars nao podem ser vasculhados porque os jars nao incluem o source code (normalmente) mas podes vasculhar o codigo fonte das classes que compoem os jars. Claro que se um jar for de uma outra empresa continua fechado. O que interessa e que os jars da JVM assim como das restantes extensoes oficiais da sun vao ter o correspondente codigo fonte disponivel, da mesma maneira que a apache faz com as aplicacoes que lanca.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pelo que percebi, os jars sao os programas criados, depois de compilados (e nao as extensoes)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pelo que percebi, os jars sao os programas criados, depois de compilados (e nao as extensoes)

Um jar é um arquivo que tem o resultado do programa lá dentro assim como se passa com o ZIP ou RAR ou TGZ,...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

??? hipnoted... agora é que me lixaste... um jar não é um arquivo compilado. Os jars são bibliotecas compiladas. E sim, estava a referir-me aos jars dos SDKs da sun. Mas não percebo, porque é que a sun fez isto? tipo... porque é que o código não era aberto desde inicio? já agora... o java vai passar para o projecto gnu?

Outra pergunta... o C é de código aberto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

??? hipnoted... agora é que me lixaste... um jar não é um arquivo compilado. Os jars são bibliotecas compiladas.

Eu não disse que era um arquivo compilado. Tens de ler melhor o que eu digo, ou então sou eu que não sei explicar.

Eu disse que dentro desse ".jar" está o resultado do programa, ou seja aquilo a que chamas-te bibliotecas compiladas.

Um ".jar" não é mais do que um arquivo como o ZIP ou RAR que tem lá dentro as bibliotecas compiladas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que grande confusao que aqui vai.

Um jar e um arquivo zip com um formato standard com classes compiladas la dentro.

A sun nao abriu o Java por varias razoes a mais obvia e a economica (eles vendiam produtos para a plataforma) mas um a tambem muito importante prende-se com o facto de nao ser desejavel haver muitas JVMs por ai se estas nao forem obrigadas a seguir os standards. Isto porque Java tem a grande vantagem de ser "write once run anywhere" e com qualquer pessoa a ter acesso ao codigo fonte de Java podem comecar a surgir "flavors" do como acrescento de keywords mudancas de sintaxe ou alteracao no bytecode.

Existem compiladores de C e C++ abertos (Gcc) mas o problema, na minha opiniao com estas linguagens e que ha varios standards.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou seja, só existia um compilador de java. Agora podem criar bifurcações, é essa a nova possibilidade certo?

Não sabia que os jars eram arquivos comprimidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou seja, só existia um compilador de java. Agora podem criar bifurcações, é essa a nova possibilidade certo?

Exacto, e podem surgir flavors e tipo existe um que tem um funcionalidade brutal, vais alterar o teu codigo para adaptar a esse e pimba ja nao e standard e ja nao corre em qualquer lado :)

Mas o que vale e que a licenca e GPL o que limita o uso empresarial de flavors de java, que e principalmente preocupante se uma grande empresa tipo oracle ou microsoft os comeca a utilizar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora