• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Oni vendida a um fundo de investimento norte-americano

1 mensagem neste tópico

A EDP anunciou ontem que vai receber 160 milhões de euros pela venda da totalidade do capital da Oni à Win Reason, uma empresa detido pelo fundo de investimentos norte-americano Riverside Company.

O negócio não se limitou à transacção: a EDP, a accionista maioritária da Oni teve de comprar, por um valor simbólico de um euro, as participações de BCP, Brisa e Galp na Oni, bem como as elevadas dívidas da operadora de telecomunicações.

A aquisição só deverá estar concluída até ao início de 2007.

Os responsáveis da Win Reason não escondem que as suas intenções passam pelo desenvolvimento da empresa e posterior revenda, quando se encontrar estável e valorizada.

Segundo a imprensa de hoje, a Win Reason deverá manter Oni entre cinco e 10 anos. De resto, esta estratégia faz parte do posicionamento da Riverside Company que, nos útimos 20 anos, efectuou 142 aquisições.

A Win Reason não deverá estar sozinha neste negócio. A companhia norte-americana informou ainda que vai ter um parceiro português no capital da Oni: chama-se Gestmind, é uma empresa detida por Manuel Champalimaud, e vai deter 33% do capital da operadora.

Este desenlace é especialmente penalizador para a SGC, companhia que detém a AR Telecom e que pertence ao grupo Pereira Coutinho. Desde o início do processo, a companhia de Pereira Coutinho foi dada como favorita à aquisição da Oni.

Quase todas as accionistas cessantes deram a conhecer relatórios que revelam o impacto negativo que os prejuízos da Oni têm tido nos respectivos balanços anuais.

Fonte: Infortech United

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora