• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

neon_prannock

[Open Source] Jogo do Galo

20 mensagens neste tópico

O primeiro trabalho prático da cadeira de IPRP (Introdução à Programação e Resolução de Problemas) era a realização de um jogo do galo em Python. Se possível, a ideia era utilizar a biblioteca gráfica usada nas aulas, xTurtle.

Nós, eu e o Preatorian, realizámos o trabalho conjuntamente, criando um menu de escolha, desenvolvido em wxPython, mais duas interfaces de jogo, na consola e com o xTurtle. A versão do xTurtle possui ainda várias skins disponíveis, tendo duas delas efeitos sonoros, incluídos com a biblioteca PyMedia. No manual de utilizador incluído têm mais informações de como arranjar as bibliotecas necessárias para usufruir de todas as funcionalidades do jogo. No entanto, o jogo pode correr simplesmente em consola, bastando para isso ter o interpretador Python instalado.

Existem também 3 Inteligências Artificias disponíveis, para jogar contra, para além dos modos jogador vs jogador e computador vs computador.

Para mais informações sobre o desenvolvimento do jogo, leiam o detalhado manual de desenvolvimento e abram os script .py, já que todo o código está comentado.

As bibliotecas usadas são portáveis (windows, gnu/linux, mac) e dispensámos bastante tempo a tornar todo o jogo portável. No entanto, só experimentamos em Windows XP SP2 e Fedora Core 5/6.

O trabalho foi entregue ontem. Experimentem e dêem a vossa opinião.

http://sergiosantos.info/programs/python/jogodogalo.zip

galo.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Python é uma linguagem interpretada, basta instalar o interpretador e já consegues correr o jogo. Há podes tentar converter para .exe com alguns programas, mas o resultado com bibliotecas diferentes como usámos não deve ser muito bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

há algum comando simples para instalar o xTurtle pela console de GNU/Linux, do tipo, "apt-get install xturtle" ?

PS: Bom trabalho :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ja tinha tentado passar para executável, mas o modulo xturtle não é compatível.

No entanto, no manual do utilizador estão lá os setups que têm de instalar e os respectivos sites :)

Se alguem fizer alguma skin, que me avise, para juntar ao pacote :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei porquê mas quando ponho lá o meu nome ele sai sem ter jogado...

EDIT: Isto em Windows

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e eu estou a tentar jogar, mas chega a uma parte que me dá erro...

PS: É a 1ª vez que mexo com o python, estive a instalar à bocado, juntamente com tudo o resto excepto o PyMedia :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei porquê mas quando ponho lá o meu nome ele sai sem ter jogado...

EDIT: Isto em Windows

a mim tb, mesmo so executando no modo de consola.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a mim tb, mesmo so executando no modo de consola.

mesmo assim não estou a conseguir...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Weird :S instalaram mesmo tudo?

Sabem instalar o xTurtle?

Tem de se extrair a pasta para C:/python/Lib/site-packages/ (supondo que instalaram python em C:/python/

QUanto ao erro do AriOps, nao tou a perceber :S tens isso na root e tudo. Tens a versão 2.3 do python?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim acontece-me o mesmo erro em Windows. Em Linux também não funciona. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Weird :S instalaram mesmo tudo?

Sabem instalar o xTurtle?

Tem de se extrair a pasta para C:/python/Lib/site-packages/ (supondo que instalaram python em C:/python/

QUanto ao erro do AriOps, nao tou a perceber :S tens isso na root e tudo. Tens a versão 2.3 do python?

tenho a versão 2.5

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que há incompatibilidadades com essa :S penso k tem de ser a anterior :S

dammit :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para sistema GNU/Linux, para instalar o xTurtle existe uma forma mais simples. No zip que podem sacar do site fornecido, extraiam apenas o xturtle.py, e coloquem-no dentro da pasta galo.

Sobre as incompatibilidades, não chegamos a testar a versão 2.5 do python, mas algumas das bibliotecas que usamos so tinham versão para a 2.4.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho a versão 2.4.4 e supostamente a versão 2.5 é compatível com as anteriores, é sempre um dos objectivos dos criadores da linguagem.

E sim, tenho o xturtle bem instalado. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tipo o wxPython que testamos era so para a versao antiga do python.

Alem disso nem sempre fazem compativeis com as anteriores, pois ha funçoes que vao desaparecendo e outras que vao aparecendo. (o caso do PHP por exemplo. codigo de PHP3 nao corre no 5...)

Nós só não usamos as versoes mais recentes, pk nos foram fornecidas estas no nosso curso :S e acho que ainda nao ha xTurtle para a versao 2.5.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tipo o wxPython que testamos era so para a versao antiga do python.

Alem disso nem sempre fazem compativeis com as anteriores, pois ha funçoes que vao desaparecendo e outras que vao aparecendo. (o caso do PHP por exemplo. codigo de PHP3 nao corre no 5...)

Nós só não usamos as versoes mais recentes, pk nos foram fornecidas estas no nosso curso :S e acho que ainda nao ha xTurtle para a versao 2.5.

Preatorian, não mistures o PHP com o Python...

E sim, em Linux já consegui meter o jogo a funcionar, por isso é algum bug na construção dos caminhos em Windows. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neps, nos usamos duas funçoes diferentes para abrir o jogo.

Em linux executamos um comando na consola

em windows usamos uma funçao para abrir com os argumentos, provavelmente retirada ou alterada em python 2.5

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas em linux, nao ha esse prob, porque nos usamos codigos diferentes. So em Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites