• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Manhoso

[C++] Ajuda: como aceder as tags ID3 de Mp3? (Resolvido)

7 mensagens neste tópico

Boas!!

pessoal,alguém me consegue dar umas luzes de como aceder as tags ID3 de mp3?Tou a falar de c++...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

v1 ou v2? Tinha um DLL para o mirc que lia exactamente isso... mas foi-se com o disco. No entanto não é difícil de fazer, é uma questão de estudares o formato das tags. Tens muita informação em http://www.id3.org/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Origado!!Vou dar uma vista de olhos.

o meu problema é mesmo aceder as proprias tags.Primeiro faço isso e depois sim vou-me preocupar com o formato.

Peço desculpa á moderação pelo tópico mal colocado :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando disse formato, queria referir-me à posição de cada tag dentro do ficheiro. Por exemplo, as tags ID3v1 estão sempre no final do ficheiro mp3 e têm um tamanho fixo. As tags ID3v2 estão no início do ficheiro, têm um header que descreve a tag, e têm comprimento variável.

O ID3v1 tem este formato fixo

Tag ID		3 bytes ( = "TAG")
Titulo		30 bytes
Artista		30 bytes
Álbum		30 bytes
Ano		4 bytes
Comentário	30 bytes
Género		1 byte

pelo que a tag, se existir, corresponde sempre aos últimos 128 bytes do ficheiro MP3 e é fácil de ler, embora seja muito pouco flexível.

Já a ID3v2 é muito mais flexível, devido a ter comprimento de campos variável, géneros de música personalizados, possibilidade de incluir imagens, suporte Unicode, etc., mas é também bastante mais difícil de se ler. Neste momento não estou em condições de voltar a ler aquilo tudo, mas pode ser que volte a tentar :D

Eu comecei por ver a v1, e quando já tinha terminado o código para ler bem essa versão, então olhei para a v2.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando disse formato, queria referir-me à posição de cada tag dentro do ficheiro. Por exemplo, as tags ID3v1 estão sempre no final do ficheiro mp3 e têm um tamanho fixo. As tags ID3v2 estão no início do ficheiro, têm um header que descreve a tag, e têm comprimento variável.

O ID3v1 tem este formato fixo

Tag ID		3 bytes ( = "TAG")
Titulo		30 bytes
Artista		30 bytes
Álbum		30 bytes
Ano		4 bytes
Comentário	30 bytes
Género		1 byte

pelo que a tag, se existir, corresponde sempre aos últimos 128 bytes do ficheiro MP3 e é fácil de ler, embora seja muito pouco flexível.

Já a ID3v2 é muito mais flexível, devido a ter comprimento de campos variável, géneros de música personalizados, possibilidade de incluir imagens, suporte Unicode, etc., mas é também bastante mais difícil de se ler. Neste momento não estou em condições de voltar a ler aquilo tudo, mas pode ser que volte a tentar :D

Eu comecei por ver a v1, e quando já tinha terminado o código para ler bem essa versão, então olhei para a v2.

uma coisa k não percebi: Estes Bytes são no principio ou no fim do ficheiro?por esta ordem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora