• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

Como fazer tabs em PHP

20 mensagens neste tópico

Boas,

Eu gostava de saber como fazer tabs em PHP...Tal e qual como as que mostra o vídeo, eu já andei à volta do código do Joomla! mas tem muitos includes e ligações o que se torna difícil descobrir onde está o código certo. Se alguém souber agradecia :P é uma dúvida que não é muito urgente mas dava jeito saber com a máxima brevidade para continuar com o meu trabalho.

http://www.skin.forgept.info/Tabs%20PHP.swf

Com os melhores cumprimentos,

Skin

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dúvido que isso seja PHP, apontava mais para uma mistura de CSS e HTML. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aposto mais em Ajax.

tambem eu...

De vez em quando convém pensar um bocado, não interessa neste caso como é feito o refresh da informação na página, ele só quer saber como fazer as tabs, não tou a ver como é que se fazem imagens com AJAX... :dontgetit:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nos botões, onclick="funcaojs('something')".

na função, ele saca de PHP_SELF."?a=something" o resultado e AMinhaDiv.innerHTML=sacado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que grande salgalhada que praqui anda.

As imagens tens que as fazer com um programa de edição de imagem.

A aplicação em si tem que ser escrita numa linguagem qualquer, tradicionalmente PHP, ASP, JSP, Python ou RUBY, mas pode ser qq uma.

Se quiseres fazer mudar apenas uma parte do conteudo da tua página sem fazer refresh usas a técnica chamada AJAX.

O AJAX não é uma linguagem, é um conjunto de tecnologias usadas em conjunto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que grande salgalhada que praqui anda.

As imagens tens que as fazer com um programa de edição de imagem.

A aplicação em si tem que ser escrita numa linguagem qualquer, tradicionalmente PHP, ASP, JSP, Python ou RUBY, mas pode ser qq uma.

Se quiseres fazer mudar apenas uma parte do conteudo da tua página sem fazer refresh usas a técnica chamada AJAX.

O AJAX não é uma linguagem, é um conjunto de tecnologias usadas em conjunto.

Exacto. PHP no server side vai devolver ao JavaScript conteudo para ele mudar a propriedade innerHTML da div que ele quer mudar :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neste caso se ele usa PHP ou não para processar a informação no server não interessa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Ainda mais fácil que isso é, e que se encontra muito na net, é Javascript+CSS, basicamente o que fazem é:

Imagina que tens na tua página todo o conteúdo das três TABS, depois o que o Javascript+CSS faz é "transformar" esse texto todo nas 3 tabs, simulando um AJAX! Mas a página já está toda carregada.

O que faz a criação das tabs é seguir condições que eles (quem cria o Javasdcript+CSS) colocam, por exemplo:

<div class=xpto>

<h2>Tab 1</h2>

Conteúdo Tab1

<h2>Tab 2</h2>

Conteúdo Tab2

<h2>Tab 3</h2>

Conteúdo Tab3

</div>

Então vai transformar esse conteúdo nas TABS.

Um exemplo é aqui: http://www.barelyfitz.com/projects/tabber/

Fiquem bem, cumprimentos.

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já tinha feito em PHP mas este código é muito mais eficiente e rápido :). Muito obrigado LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O código do luboc na verdade é o mais indicado quando se trata de pequenas funcionalidades que se disponibilizam ao utilizador após um clique. Não há necessidade de estar a pedir ao servidor o conteudo linha a linha.

Mas cuidado, não usem esse código para conteudos maiores. Por exemplo... não faz sentido carregar dez notícias de uma vez para o utilizador ler uma a uma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

O código do luboc na verdade é o mais indicado quando se trata de pequenas funcionalidades que se disponibilizam ao utilizador após um clique. Não há necessidade de estar a pedir ao servidor o conteudo linha a linha.

Mas cuidado, não usem esse código para conteudos maiores. Por exemplo... não faz sentido carregar dez notícias de uma vez para o utilizador ler uma a uma.

Sim, é o que recomendo também, para situações "pesadas" ou "dinâmicas" existem situações melhores... ou até a combinação de várias.

Eu utilizo, o exemplo que dei, para fazer alguns formulários em que pretendo separar por secções. Visualmente fica mais organizado e legível, do que estar "tudo junto".

Cumprimentos,

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois só que eu agora estou com um problema, é que eu quero que por exemplo numa das tabs apareça, suponhasse, a página do P@P mas as tabs por cima na mesma como faço?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora