• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Texas Instruments lança chip de baixo custo para telefones celulares

2 mensagens neste tópico

Por IDG Now!

09 de novembro de 2006 - 09h10

A Texas Instruments, maior fabricante mundial de chips para telefones móveis, anunciou nesta quinta-feira (09/11) um novo chip voltado à redução de custos em aparelhos móveis para países em desenvolvimento.

Segundo o chief executive officer (CEO) da companhia, Richard Templeton, os telefones de entrada oferecem tanto dados quanto voz a comunidades rurais dos países em desenvolvimento.

“Para estas pessoas, provavelmente o primeiro contato com a Internet se dará por um telefone móvel”, defende o CEO, acrescentando que, portanto, os aparelhos têm que se tornar mais acessíveis.

O novo chip OMAPV1035 permitirá expandir a atual linha de telefones de baixo custo. Ele será fabricado por meio de um processo de 65 nanometros e vai suportar os padrões GSM (Global System for Mobile Communications), GPRS (General Packet Radio Service) eEDGE (Enhanced Data rates for GSM Evolution), disse a empresa.

Ao contrário do seu antecessor, o OMAPV1030, o novo modelo combina processadores para freqüência analógica e digital em um único chip – o que permitirá economia de energia.

O novo chip é parte de um esforço dos fabricantes para tornar os telefones mais acessíveis aos países mais pobres. Como o chipset é uma das partes mais caras de um celular, reduzir o custo do chip é fundamental.

Em setembro de 2005, a GSM Association (GSMA) lançou um desafio à indústria para que fosse criado um celular de 30 dólares. A Motorola conseguiu atingir a meta com os aparelhos C113 e C113a.

Templeton disse que o principal alvo do novo chip de baixo custo são países como Brasil, Rússia, Índia e China

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora