• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Google TOS e conduta.

3 mensagens neste tópico

Para não tornar completamente off-topic esta discussão abri este tópico... no outro segue a discussão original.

Bem, pelo menos existe uma API. :P

Epa... é exactamente a este tipo de afirmação resposta que me refiro. Para dizeres isso tens que admitir que as TOS deles estão muito bem. Quanto a mim não estão. Se eu puser um aviso no meu site a dizer que não permito que seja visitado de forma automática, os bots deles vão deixar de me indexar? Não me parece.

Quando fazes uma pesquisa aparecem ponteiros para outro sites de outras pessoas, sites esses que foram recolhidos automáticamente. E é assim que a malta do google ganha a vida, a apontar para os conteudos feits com o trabalho de outra pessoa e que para com os quais eles, google, não têm qualquer relacionamento.

Se analizarmos aa fundo o que dizem é: "se nos fizerem o que nós fazemos a milhoes de possoas todos os dias estamarao a incorrer num crime, nós fazemos isso mas é porque somos nós"

Acho que tal tipo de TOS é inaceitavel, principalmente vindo de quem vêm. Depois até se dão ao luxo de fazer uma API... ah... ma clama... nada de usar isto para benefício próprio, "queres fazer alguma coisa fazes para nós e pias fininho... e é um previvlégio teu!"

Isto era no tempo dos faraós que todo o pessoal tinha que se vergar perante eles e isto se o faraó estivesse bem disposto pois todos os outros só eram se não priveligiados por o poder servir. Um pouco tambem como o padre diz na missa ( lá está um sitio onde não vou :) ).

E vou-me deitar que estou a caír de sono.

Triton, dá aí a tua opinião, acho esta discussão super interessante e parece-me estar na oodem do dia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para começar penso que podes criar um ficheiro no teu host para que não seja possível a indexação pelo Google, mas não tenho a certeza.

Eu não admiti que os TOS do Google estão correctos e e queres saber penso que eles só dizem aquilo mesmo para se defenderem em caso de alguma coisa acontecer, pois eles não fazem nada ao pessoal que usa bots automáticos para fazer pesquisa. Quanto ao que disseste que eles ganham à vida à custa dos outros, eles apenas fornecem um link para websites que se encontrem em domínio público, se pensares bem também podes aceder ao site sem ir pelo Google, logo não estão a infringir nada, assim como podes criar o teu próprio search engine.

Mas já agora gostava de saber até que ponto é que eles podem ir em termos legais nessa história de não poder fazer pesquisas automáticas, pois se metem a página em domínio público penso que qualquer um tem o direito de aceder. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para começar penso que podes criar um ficheiro no teu host para que não seja possível a indexação pelo Google, mas não tenho a certeza.

Podes definir no robots.txt que não queres ser indexado por bots. Mas isso é um pouco estúpido . Segundo os TOS deles é: ou defines expressamente que não queres que a tua página seja indexada ou partem do principio que queres e põe-se no direito de a indexar.

Eu não admiti que os TOS do Google estão correctos e e queres saber penso que eles só dizem aquilo mesmo para se defenderem em caso de alguma coisa acontecer, pois eles não fazem nada ao pessoal que usa bots automáticos para fazer pesquisa. Quanto ao que disseste que eles ganham à vida à custa dos outros, eles apenas fornecem um link para websites que se encontrem em domínio público, se pensares bem também podes aceder ao site sem ir pelo Google, logo não estão a infringir nada, assim como podes criar o teu próprio search engine.

Eu não disse que eles ganha a vida à custa dos outros. Disse que ganham a vida indexando sites que outros fizeram, nada mal nisso, agora reservarem para si essa exclusividade é um pouco abuso.

Se eu fizer um motor de busca obviamente que os meus bots seguirão os links que apontam para o google e depois irão por aí fora a indexar tudo, eles tambem não fazem isso a tudo quanto é página? porque é que eu não posso fazer isso às páginas deles?

Mas acho que é um pouco como tu dizes... é naquela de se protegerem um bocado, acho que nõ se importam muito com sites pequenos. Mas tambem não achava boa onda se um site tivesse um formulário, pegasse na query string e a enviasse para o google e depois mostrava ele os resultados. Isso sim era abuso.

Mas já agora gostava de saber até que ponto é que eles podem ir em termos legais nessa história de não poder fazer pesquisas automáticas, pois se metem a página em domínio público penso que qualquer um tem o direito de aceder. :P

É exactamente esta discussão que eu estou a levantar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora