• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dar3_D3vil

Trabalho Final!!!

3 mensagens neste tópico

Eu vou ter k fazer isto ate dia 4 de Janeiro.

So keria era saber se é mto dificil e k deva começar a fazer jah ou se é facil e poxo tar +/- a vontade.

eu n sei se é mto dificil pk ainda n dei td o k é preciso para fazelo.

1 - Introdução

O objectivo do trabalho final consiste no desenvolvimento de uma aplicação que simule parte da actividade do sistema de controlo de tráfego aéreo. A aplicação deve disponibilizar informação ao controlador aéreo, humano, de modo a que este possa executar o seu trabalho, isto é, verificar e direccionar as aeronaves que estão no seu espaço aéreo, evitando colisões.

Um sistema de controlo de tráfego aéreo é um sistema complexo, dos quais se salientam alguns dos elementos mais visíveis, utilização de radares para efectuar a vigilância do espaço aéreo, utilização de sistemas automáticos de interrogação de aeronaves que permitem obter para cada aeronave a sua identificação, altitude e orientação. Utilização de sistemas de orientação das aeronaves (VORs, DCOMs, GPS)1. Utilização de redes de computadores e de comunicações que permitem transferir dados entre as aeronaves e o centros de controlo. Utilização de base de dados e computadores que permitem guardar, processar e apresentar a informação nas consolas ("displays") de controlo aéreo.

No desenvolvimento deste trabalho é necessário considerar os elementos seguintes:

a) O controlador humano pode consultar a informação dos planos de voo e dar ordens as aeronave para elas alterem os seus rumos. Na aplicação a acção de receber ordens do operador é realizada através da janela em modo texto. A especificação das ordens deve obedecer a uma sintaxe que é indicada neste documento.

b) A aplicação deve ter incorporada um módulo de software que permite efectuar a simulação da evolução do estado das aeronaves. Para isso é necessário construir e manter uma pequena base de dados, que contém os plano de voo das aeronaves. Para a realização deste módulo de software é necessário pensar no tipo e na forma como a informação deve ser guardada.

c) A aplicação deve ter um módulo de software que permita detectar situações em que o rísco de colisões entre aeronaves é muito elevado. Este módulo permite simplificar a tarefa do controlador aéreo humano e reduzir o stress na sua actividade de trabalho. Na construção deste módulo de software é necessário conhecer algoritmos que permitam efectuar a procura de dados numa base de dados.

d) É necessário apresentar na consola do sistema de controlo aéreo a informação da evolução do estado das aeronaves. Isto é simulado no computador através da utilização de uma janela em modo gráfico. Para realizar esta tarefa é necessário utilizar funções gráficas da biblioteca opengl. Será apresentado o código que deve ser testado e que posteriormente deve ser adaptado para ser incorporado na aplicação final.

Se esta parte do enunciado n for suficiente para dizerem alguma coisa sobre a dificuldade, avisem k eu posto o trabalho td :D

Desculpem la a maçada!!!

[[]]'s a todos.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda tens para ai muito trabalho....

E mesmo melhor começares a fazer isso o quanto antes, primeiro o programa e complexo e tem varios modulos. Convem bastante ser bem pensado (usando UML talvez, mas e so uma opiniao) antes de comecares. Depois tens basicamente de implementar.

Um simulador que se liga a uma bd com os planos de voo e actualiza (em tempo real?) na parte grafica da aplicacao. (nao muito complexo se os dados forem simples e se puderes usar ficheiros para BD em vez de uma BD SQL)

Uma parte grafica ainda algo complexa usando opengl, pode ou nao ser complicado dependedo do nivel de detalhe que lhe queiras dar mas tb da trabalho.

O detector de colisoes se o simulador estiver bem contruido e relativamente simples.

Se es recente nas andanças da programacao vais precisar de pelo menos 1 ou 2 meses trabalhando relativamente frequentemente para conseguires fazer o trabalho todo.

Como na maior parte das coisas de informatica nao se pode dizer que seja dificil e mas e trabalhoso e demora (se bem que eu possa estar a exagerar pois nao da para ver perfeitamente o grau de detalhe que e exigido)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok. tao é melhor começar ja a ver ixo!!!

LOL

so comecei a dar c no inicio de outrubro.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora