• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Chuckytah

[duvida] Base de dados biologicos -> Bioinformática

6 mensagens neste tópico

Boas tardes!

Bem eu não percebo nada de nada de bases de dados, lol, e tenho um enorme desafio pela frente até ao final do ano...tenho de criar uma com dados recolhidos por outros colegas meus da minha turma de Area de Projecto... O meu projecto é sobre Bioninformática, e como tal devia mostrar experimentalmente resultados, e a professora fez a sugestão de eu criar uma base de dados. Por onde devo começar? Qual a menos complexa e mais aconselhavel tendo em conta que não sei grande coisa sobre o assunto?

Obrigada pela ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deves começar por desenhar o ER. Depois de gerado o SQL preocupas-te então com a base de dados. Como não deves querer gastar €€ aconselho postgreSQL (muitas funcionalidades mas amis complexa e ligeiramente menos performante) ou mySQL (menos funcionalidades mas simples)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do que pretendas fazer com os dados.

Se é apenas para fazer uns gráficos ou umas métricas, uma simples folha de cálculo resolve-te o problema.

Se por outro lado pretendes efectuar cruzamentos de dados ou, mais a sério, prospecção de dados, então tens mesmo de ter uma BD.

Antes de tomares uma decisão, aconselho-te a leres o artigo de BD da edição actual (5ª edição) da Revista Programar de forma a compreenderes o que está em causa se optares por usar uma BD.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto pode ser um desafia demasiado avançado par aum principiante.

Sugestões quanto ao software a usar já deram ali acima. No entanto eu diria que deves começar pelo inicio ( I'm a genius! eheheh ).

Quero dizer: teoria de bases de dados!

Se não te importares de ler em ingles melhor. Senão posso enviar-te os apontamentos do meu prof em portugues. Envia-me uma PM.

Já agora fica aqui o aviso: a fazeres uma base de dados vais ter que aprender SQL, e se quiseres fazer um interface tens que utilizar uma linguagem de programação. Certefica-te que podes mesmo por empenho nisto. Pode ser muita coisa. Isto sem querer desencorajar :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Coloca aqui n quero. Para ser sincero acho que os alunos devem estar em posse dos apontamentos e ponto final. Mas normalmente ficam todos danados da vida.

Se fosse um prof qualquer punha-os aqui, mas este prof era impec.

Estive a ver e já não tenho esse pdf e já não tenho conta na universidade para aceder a estes conteudos, mas acho que os posso arranjar atraves de um colega e enviar por pm a quem os solicitar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora