• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Frozen

Criar codigo para Sodoku

10 mensagens neste tópico

provavelmente ja conhecem este jogo.. tenho de fazer um programa que me resolva e de a soluçao do jogo, introduzindo apenas os valores k nos sao dados. tenho d acabar isto ate dezembro e ainda nem sei como e k irei fazer isto.. alguma matriz, talvez? o programa e para ser feito em C. tb ja pensei num gerador d nºs aleatorios, mas isso teria d ser bem arranjado.

espero k alguem aki tenha ideias d como e k o poderei fazer. thx

edit: ja agora.. o jogo em si e realizado numa "matriz" 9linhas x 9colunas

para cada uma dessas linhas e colunas temos de usar os valores desde 1 ate 9, embora nao os possamos repetir novamente na mesma linha/coluna. espero k de para ter percebido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como o outro topico esta um pouco "crowded" decidi responder aqui espero que nao haja problema.

Ja existem bastantes programas para sudoku de codigo livre na net.

Eu estou neste momento a desenvolver uma versao multiplayer baseada numa outra feita em software livre e java que se chama FreeSudoku (basta procurar no google). Esta versao e single-player mas ja tem bastantes funcionalidades , apontar possiblidades, resolver (o algoritmo ate e bastante facil).

A minha versao e multiplayer on-line (estou a desenvolver para uma cadeira da univ mas estou a acrescentar funcionalidades para a tornar mais jogavel) baseada num cliente java stand-alone que comunica com um servidor tambem feito em java que esta ligado a uma BD SQL.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quais sao as tuas dúvidas ao certo?

O que eu fiz usava para o tabuleiro uma matriz 9x9!

Para a resolução automatica eu criava uma lista de 9 numeros para cada uma das casas vazias da matriz. E ia computando o meu algoritmo e cortando os numeros que não puderiam ser naquela casa! (até ficar apenas um)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a minha duvida era mm o raciocinio necessario para por o programa a correr.. ainda so tenho um mes de C, mas ja percebo bem como e consigo fazer o programa, pois ja tive pascal antes. nao tava era mm a ver como e k iria fazer o programa para aquilo bater certo, qto ao usar nºs aleatorios e ir dps cortando nos valores que nao poderiam dar para aquela linha/coluna, tb ja tinha pensado nisso, mas pensei k talvez nao fosse dar certo. mas e uma questao d experimentar, algo k eu ainda nao comecei a fazer ;)

dabubble, força ai, parece ser uma boa ideia essa de adicionares mais funcionalidades ao jogo em si, boa sorte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

N estava a dizer para adicionares numeros aleatorios e depois cortares... mas sim adicionas todos (1-9) para cada casa vazia...

Depois verificas os q ja estão no quadrado e cortas da lista os que encontras... de seguida verificas os da linha/coluna, etc...

Não sei se percebes a ideia ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu comecei a fazer isso em VB6 mas entretanto nunca mais lá mexi. Mas Basicamente consistia em um array onde se iria processar todos os registos e textbox's para o input/output dos valores. Depois é só conseguir programar BEM todas as condiçoes. (ai é que pode ser mais complicado :) )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, a questao e mesmo essa.. sei que vou usar usar uma matriz, o prof vai-nos dar os nºs para colocar nos respectivos lugares do array num fixeiro .txt, da para ler esse fixeiro txt atraves do C ?

tenho tb medo de criar um ciclo quase infinito ao fazer o sudoku com esta maneira de eliminaçao, pois apos estarem atribuidos alguns valores numa posiçao da matriz ja nao seria possivel voltar a altera-lo. da para atribuir valores "temporarios" a essas posiçoes na matriz que possam depois ser substituidos por algum outro valor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixa-me adivinhar, tas em ESI, e o teu prof é o Stalinga.. :-D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora