• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Soulsick

[VB6] Programa com traduções

12 mensagens neste tópico

Antes de mais, saudações para todos ;)

então é assim, estou a fazer um projecto para apresentar no final do ano... e à pouco tempo surgiu-me uma ideia que poderia ser benéfica para o programa que seria, fazer com que este pudesse ser traduzido de maneira fácil e simples... agora a minha duvida reside qual o método mais eficiente para fazer tal coisa? será utilizando ficheiros de texto ou até xml (penso que também dá com isto)?

desde já, mto obrigado :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

XML, se der, de certeza que é muito mais complicado do que no VB.net...

Penso que podes por as traduções num ficheiro de texto, se calhar até facilita o trabalho para pessoas que queiram traduzir o programa para a sua própria lingua.. :D

Enfim, boa sorte para o teu projecto  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas....

Se fosse eu faria num bloco de notas, se reparares há muitos programas assim.

Podes fazer de várias formas. Imagina que tens um programa com 2 botões(Command1 e Command2) e duas Labels (Label1 e Label2), ferias o ficheiro de tradução da seguinte forma:

[botões]
Botão 1
Botão 2

[Labels]
Teste 1
Teste 2

Da forma mais simples, sem ter grande trabalhos e se a ordem das linhas não for alterada podes carregar essa info para arrays por exemplo, e depois como sabes o numero das linhas que correspondem a cada botão e label bastava fazeres:

Command1.caption = array(1)

Command2.caption = array(2)

Label1.caption = Array(5)

Label2.caption = Array(6)

Se preferires ter tudo assinalado e não quiseres confiar no numero das linhas porque à minima alteração nas linhas e tudo deixa de funcionar, podes identificar tudo e depois fazes tipo um filtro que vai reconhecer as linhas e saber para que objecto é cada linha. Por exemplo

[botões]
Command1=Botão 1
Command2=Botão 2

[Labels]
Label1=Teste 1 
Label2=Teste 2

E depois através é só filtrares isso tudo e ficas a saber para que objecto é cada linha.

Podes tentar melhorar isso que te expliquei, o que escrevi foi o que me lembrei assim muito à pressa  e talvez haja formas mais correctas de o fazer no entanto não me lembrei de mais nada :thumbsup:

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tratando-se de VB6 talvez seja melhor ficheiros de texto, já que será mais facil de alterar por parte do utilizador  :thumbsup: e já tens a ajuda do NUGUN para começares

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

muito obrigado pelas respostas :)

sim para vb6 talvez seja melhor usar ficheiros de texto, talvez seja mais facil para trabalhar.

na altura em que fiz o post ja tinha umas ideias +/- parecidas com as do NuGuN, secalhar vou optar por usar a segunda opção e nao fiar na ordem das linhas, pq bastava uma pequena distração e ele já nao funcionava correctamente... mas de qq das maneiras vou reflectir melhor sobre isto...

se alguem tiver assim mais ideias.. fica desde já convidado a postar aqui :thumbsup:

[[]]

ps.: o projecto é um programa para gestao de um Cyber café (vb6+mysql [em principio será assim]), se alguem estiver interessado, posso criar uma thread nova qdo tiver o projecto mais desenvolvido :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A principio fiquei um pouco confuso com o que postaste no site o que gerou uma certa confusao.

"é tão bom lavar o rabinho com água de rosas .. e a seguir seca-lo com pó de talco..."

Ps : da proxima vez vê se põs a massa cinzenta a trabalhar a época da escravatura já acabou...

até +

programadorvb6

http://www.yourfilehost.com/media.php?cat=other&file=Mudar_Idioma.zip

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado pela tua resposta :D

só nao percebi foi isto "é tão bom lavar o rabinho com água de rosas .. e a seguir seca-lo com pó de talco..." mas prontos....

[[]]

:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que a mesma coisa que dizer "Já tens a papinha toda feita "!

hehehehe!

:cheers:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente , há muita gente que a massa cinzenta não a põe a trabalhar, preferem que a papinha lhes velha á boquinha... hé.. he..

é tam bom ..

até +

programadorvb6

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois...mas eu nao quero ter a papinha toda feita... isso tira a pica toda a coisa...

simplesmente pedi algumas opinioes... para depois fazer o meu trabalho de uma forma melhor :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Viver não custa ...., o que custa mesmo é saber viver e sobreviver.."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Off topic:

Aqui a filosofia anda no ar!! vamos todos opinar sobre isso

:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora