• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #54 da revista programar. Faz já o download aqui!

cjulio

Utilizar Webservices da AT

7056 mensagens neste tópico

Eu continuo com o erro 500 -internal error, mesmo sem o update. em produção.

Referiram anteriormente que este problema tinha sido resolvido. Que valores estão a usar o ServicePointManager.SecurityProtocol (c#) ?

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Em 02/12/2016 às 13:56, bugFree disse:

O mais estranho é que tenho a funcionar, em Produção, com o meu certificado, renovado em Janeiro/2016, e está a funcionar sem problemas, e não activei Tls1.2, nem alterei nada. Aliás a rotina de envio -- um executável autónomo -- que uso para Produção é de 2013, e não fiz qualquer alteração.

Só não consigo comunicar em Testes e com o certificado actual da AT, de testes, que fiz download há 2 dias.

Não consigo perceber.

Como está a fazer o envio( a criação do webrequest e a definição o protocolo de segurança?)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Hoje recebi um email da AT com o assunto Autoridade Tributária - certificado digital SSL.

A parte importante do email diz o seguinte:

Citação

O certificado digital de SSL do sítio servicos.portaldasfinancas.gov.pt expira no próximo dia 19 de Janeiro de 2017. 
Sendo uma substituição normal do certificado de SSL, esta informação não dispensa a necessidade de testarem nos vossos produtos para que não haja problemas na comunicação de Documentos de Transporte, Faturas, Declarações de IRC e Contratos de Arrendamento para a AT por parte dos operadores económicos vossos clientes. 
Para tal a AT já alterou o certificado SSL nos portos de testes (700, 701,702,705 e 709) para que cada produtor de software possa testar a continuidade do funcionamento dos seus produtos, contendo já estes endereços o novo certificado SSL.

Já alguém testou nos portos de teste?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde, no mesmo email tem escrito "O ficheiro agora enviado contém no seu interior os certificados com as chaves públicas, da cadeia de certificação, no formato “.p7b”. Estas chaves públicas são apenas utilizadas no estabelecimento da ligação SSL entre os sistemas dos clientes dos WebServices e a AT.", qual ficheiro?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
7 horas atrás, pmfernandes disse:

Boa Tarde,

Hoje recebi um email da AT com o assunto Autoridade Tributária - certificado digital SSL.

A parte importante do email diz o seguinte:

Citação

O certificado digital de SSL do sítio servicos.portaldasfinancas.gov.pt expira no próximo dia 19 de Janeiro de 2017. 
Sendo uma substituição normal do certificado de SSL, esta informação não dispensa a necessidade de testarem nos vossos produtos para que não haja problemas na comunicação de Documentos de Transporte, Faturas, Declarações de IRC e Contratos de Arrendamento para a AT por parte dos operadores económicos vossos clientes. 
Para tal a AT já alterou o certificado SSL nos portos de testes (700, 701,702,705 e 709) para que cada produtor de software possa testar a continuidade do funcionamento dos seus produtos, contendo já estes endereços o novo certificado SSL.

Já alguém testou nos portos de teste?

Também recebi esta mensagem, no entanto tinha gerado um novo certificado em Janeiro deste ano, pelo que a validade é até 2018. Na altura a AT comunicou que os certificados passavam a ter dois anos de validade (ao contrário do que mencionam nesta mensagem de 12 meses).

Houve alguma alteração a nivel da AT?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta alteração é somente do lado da AT, tem sido assim nos ultimos anos.

Já testei em ambiente de testes e está funcional, esperemos que depois em produção se mantenha tambem de saúde ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com novo certificado de testes TesteWebServices.pfx parece ok.

EXPIRATION: Sun Mar 19 13:38:11 GMT 2017

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ola pessoal,

tem tido problemas em comunicar guias hoje?

Mauricio

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Em 02/12/2016 às 13:56, bugFree disse:

O mais estranho é que tenho a funcionar, em Produção, com o meu certificado, renovado em Janeiro/2016, e está a funcionar sem problemas, e não activei Tls1.2, nem alterei nada. Aliás a rotina de envio -- um executável autónomo -- que uso para Produção é de 2013, e não fiz qualquer alteração.

Só não consigo comunicar em Testes e com o certificado actual da AT, de testes, que fiz download há 2 dias.

Não consigo perceber.

O canal encriptado a usar por defeito é escolhido pelo OS e Framework. Se não tens nada a forçar o executável a uma versão, é bem possível que ele esteja a usar TLS 1.2, onde disponível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguem com : "SOAP:Message:Servidor de Autenticacao Indisponivel;SOAP:Reason: Servidor de Autenticacao Indisponivel" ?

Desde as 12:40?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia estou com uma duvida, no manual "Comunicação dos Documentos de transporte à AT" o ponto 5.2 diz que "Antes de enviar o CSR para a assinatura digita pela AT ..." mas não diz para onde se envia e depois no ponto 5.3 diz "Depois de receber o certificado SSL ..." , já tentei falar com o pessoal das finanças mas aquilo é uma vergonha, alguém sabe disser qual é o email ou url para enviar o CSR gerado pela minha empresa.

Muito obrigado pela atenção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pedro, o CSR não se envia por email. Tens de aceder ao e-factura como produtor de software e depois vais à opção "Aderir ao Serviço por webservice" e crias um novo pedido, sendo nesse formulário que irás colocar o CSR. Posteriormente (quase de imediato) recebes a resposta da AT.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A AT continua a responder com código 52 no ambiente de testes.

Poderiam me informar como solucionaram este problema?

Obrigado.-

<OUTPUT>
 <STOCK_MOVEMENT_RESPONSE>
 <RESPONSE_STATUS>
 <WSPTRESPONSE_STATUS>
  <RETURN_CODE>52</RETURN_CODE>
  <RETURN_MESSAGE>Não foi possível verificar se o utilizador tem permissões para aceder a esta operação.</RETURN_MESSAGE>
  </WSPTRESPONSE_STATUS>
  </RESPONSE_STATUS>
  </STOCK_MOVEMENT_RESPONSE>
</OUTPUT>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ricardo, penso que estamos todos a ter esse erro em ambiente de testes. Temos de esperar que a AT resolva o problema...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ricardo, eu acabei por implementar a solução em Produtivo e funciona. Se tivesse dependente da resposta da AT a essa questão da máquina de testes estava à espera à meses. Na altura abri uma incidência na página da AT (ebalcão) que continua por responder. Telefonei várias vezes para o número de apoio e rodava por umas 10 pessoas e nenhuma resolvia o problema... enfim... estamos por nossa conta!

Abraço e boa sorte!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia

O erro 52 continua a ocorrer no WS de testes.

<S:Body>
<ns0:envioDocumentoTransporteResponseElem xmlns:ns0="https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt/sgdtws/documentosTransporte/">
<ResponseStatus>
<ReturnCode>52</ReturnCode>
<ReturnMessage>Não foi possível verificar se o utilizador tem permissões para aceder a esta operação.</ReturnMessage>
</ResponseStatus>
</ns0:envioDocumentoTransporteResponseElem>
</S:Body>

Já tentei contactar a AT mas não obtive qualquer resposta.

Alguém aqui do fórum já conseguiu obter mais alguma informação junto da AT?

Muito obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ola Bom dia,

Vou pela primeira vez substitir o certifiado que expira no dia 19. Já alguem o fez?

O proedimento é substituir apenas o fiheiro TesteWebServices.pfx ? 

Obrigada desde já pela ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
6 horas atrás, MaiaSoares disse:

Ola Bom dia,

Vou pela primeira vez substitir o certifiado que expira no dia 19. Já alguem o fez?

Boas,

Eu recentemente "renovei" o meu.

O processo foi como se tivesse criado um novo pela primeira vez seguindo todos os passos do tutorial da AT.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Em 11/01/2017 às 10:11, MaiaSoares disse:

Ola Bom dia,

Boa tarde

Se te estás a referir à substituição do certificado SSL do site da AT então não tens que fazer nada (pelo menos a julgar pelos anos anteriores e pelo mail enviado pela SDG em dezembro).

O que deve ser feito pelos produtores de software é verificarem as funcionalidades de comunicação usando o ambiente de testes de AT. (E, neste ponto, continuamos a obter o erro 52).

Cmpts.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Alguém com problemas em comunicar Documentos de Transporte?

Cumprimentos,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
On ‎13‎-‎12‎-‎2016 at 4:34 PM, Carrolo said:

Também recebi esta mensagem, no entanto tinha gerado um novo certificado em Janeiro deste ano, pelo que a validade é até 2018. Na altura a AT comunicou que os certificados passavam a ter dois anos de validade (ao contrário do que mencionam nesta mensagem de 12 meses).

Houve alguma alteração a nivel da AT?

Desculpem a minha ignorância... Eu uso C#!
Mas esta alteração do SSL implica alguma alteração?? Basta instalar a nova Key na maquina?? Eu uso um TesteWebServices.pfx, um ChavePublicaAT.cer e um CONTRIBUINTE.pfx e nunca precisei do p7b!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
On 12/13/2016 at 2:41 PM, pmfernandes said:

É preciso fazer alguma alteração?!

Mas esta alteração do SSL implica alguma alteração?? Basta instalar a nova Key na maquina?? Eu uso um TesteWebServices.pfx, um ChavePublicaAT.cer e um CONTRIBUINTE.pfx e nunca precisei do p7b!!

Alguém me pode ajudar? 

Obrigada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
21 horas atrás, Elio_Mota disse:

É preciso fazer alguma alteração?!

Alguém me pode ajudar? 

Obrigada

Olá, Bom dia.

Eu tambem uso apenas o TesteWebServices.pfx, um ChavePublicaAT.cer e um CONTRIBUINTE.pfx e nunca precisei do p7b. A unica alteração que fiz, foi substituir em TESTES os fx's TesteWebServices.pfx e saPubKey.jks (que retirei no site da AT) . Neste momento retorna o erro 52.

Agora é aguardar que a AT disponibilize os certificados de produção, que no meu caso será apenas o saPubKey.jks, pois o CONTRIBUINTE.pfx não será substituido.

Espero ter sido util :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá Boa Tarde,

Já alguem recebeu os novos certificados para PRODUÇÃO ?

Obrigada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

após alterar o certificado da minha máquina para o certificado presente no site da AT ainda obtenho este erro ao tentar comunicar um documento:

<State>E</State>

<Message>

Rejected: | Codigo: 10 | Erro: Validade da credencial expirada(2017-01-18T17:56:27.413Z) | Tentativas Restantes: -1

</Message>

Será que alguém poderá ajudar?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora