• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ReXatoZ

Japão apresenta andróide quase humana

15 mensagens neste tópico

A última invenção em robots, no Japão, forneceu um andróide quase humano. É uma novidade apresentada em Tóquio, juntamente com o robot que representa uma criança de cinco anos.

Cada robot está equipado com 50 sensores. O andróide adulto chama-se «Rep-Lee» e até parece uma mulher a sério. Além de falar, respira, pestaneja e a pele, feita à base de silicone flexível, imita a pele verdadeira. Já a pequena robot é capaz de dizer "adeus", "sim", "não", "dói".

Na mira dos inventores podem estar vários usos para estes robots: desde companhia para conversar, para os idosos ou doentes acamados, até recepcionistas ou mesmo «pivots» de televisão.

Fonte: TVI

Vejam também: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1222290-EI4799,00.html

Acedam ao sites e vejam as imagens - como se costuma dizer "uma imagem vale mais que mil palavras" - e o video do segundo link: http://multimidia.terra.com.br/jornaldoterra/interna/0,,OI83070-EI1039,00.html

[Qualquer dia já andam robots pelas ruas e uma pessoa nem se apercebe que o são :D]

Cumps,

ReXatoZ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
A última invenção em robots, no Japão, forneceu um andróide quase humano

h3h3h3h3 tendo em conta que é uma replica feminina até está muito bom...  diz 4 palavras... para muher é sem duvida muito à frente

agora vamos la a ver isto com atenção... é que a forma como se diz as coisas induzem-nos a erro... ainda estamos muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito longe de perceber ao pormenor o cerebro humano para conseguir replica-lo... entendese o seu funcionamento, mas para replicar é muito complicado...

desenvolvo pesquina neste campo e posso dizer que há um problema gigantesco nisto... o ser humano funca com muitissima informação e essa informação demora muitissimo tempo a ser assimilada... a infancia e adoloscencia toda... como conseguimos introduzir tanta info num robot??

pois.. que o problema é a quantidade de info processada... e não a qualidade...

mas obviamente qualquer calculadora tem mais capacidade de processamento que uma mulher... gostava de ver era fazerem isto com um androide homem...

PS: o bush não conta... deus tinha o benfica a jogar em casa nesse dia :P

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desenvolvo pesquina neste campo e posso dizer que há um problema gigantesco nisto... o ser humano funca com muitissima informação e essa informação demora muitissimo tempo a ser assimilada... a infancia e adoloscencia toda... como conseguimos introduzir tanta info num robot??

O problema da IA nunca foi a quantidade de informação, os PC funcionam mais rapidamente e tem maior capacidade de armazenamento do que qualquer ser humano.

O problema de IA é como criar IA, porque nós ainda não percebemos perfeitamente o nosso cérebro.

E a partir daqui o estudo de IA ramifica-se em várias áreas de estudo, cada um com os seus argumentos, foco alguns que eu conheço por alto que acho os mais importantes:

- A metáfora computacional: a IA clássica que defende a representação simbólica do mundo.

- A metáfora conexionista: as redes neurais...

- A metáfora biológica: computação evolutiva, se não me engano foi utilizado na Galileu

...

Acredito na IA, apesar de concordar que nunca nós damos por satisfeitos, porque queremos sempre mais da máquina (mais intelegente que o homem) e tudo o que é descoberto é dado como banal.

Como a IA e outras áreas de estudo, haverá sempre questões por responder devido a limitação do homem.

Esta é a minha filosofia de pensar: a evolução não ser mais rápida e nunca possuírmos o conhecimento pleno devido às limitações do Homem, para ultrapassar estas limitações (principalmente sensoriais) temos as máquinas mas estas estão limitadas devido ao conhecimento do homem.

A não ser que a máquina por sí ultrapasse essas limitações, ou claro, exista outros seres que consigam explicar as coisas (ET).

Aparte: Muitas vezes quando estou com o meu cão no elevador imagino que sou um extraterreste e imagino a dificuladade em explicar o funcionamento do elevador, desde a criação da electricidade numa central hidráulica, passando pelo funcionamento do motor e pelas leis da física que fazem o elevador subir.

Acredito que seja possível criar uma máquina que supere o teste de Turing (não conseguir distinguir a máquina do homem num chat, por exemplo)* nem que sejam necessários 5 ou 500 anos.

*claro de que há varios tipos que andam na net que facilmente confundimos como programas LOL  :wallbash:

Ficou parte dos meus pensamentos.

Cumpr. bk@ero  :P

PS: Nós não armazenamos toda a informação desde o nosso nascimento até agora, o Homem tem a capacidade de abstração e de esquecimento de informação.

É tão importante adquirir informação, como esquece-la devido às nossas limitações.

As recordações são relembredas quando recebemos estímulos para tal e a informação é incompleta tendo só os elementos chaves + emoções, depois a imaginação trata de preencher o resto conforme a interpretação que nós possímos. Uma recordação pode suscitar diferentes interpretações conforme o "estado de espírito".

Quando estamos a namorar, vemos e lembramos de coisas boas, quando percebemos que fomos traídos vemos e relembramos as coisas diferentes, a imaginação funciona de modo diferente no prenchimento das lacunas da memória ( sendo até alguns dados ignorados e outros dado uma maior importância).

Isto é o que eu penso e concordo como funciona por alto as recordações/lembranças

PS2: Dass.. Isto não está bem explicado foi escrito sobre o joelho e usando termos de calão. Não tenho paciência para procurar nos livros que tenho sobre o funcionamento do cérebro os termos, passos e pormenores correctos... ficou o meu pensamento por muito alto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema da IA nunca foi a quantidade de informação, os PC funcionam mais rapidamente e tem maior capacidade de armazenamento do que qualquer ser humano.

Mentira :)

Além de teres razão nalguns pontos :P, numa comparação entre humano e máquina a máquina ainda perde... (dizem q em 2015/2020 é q somos passados :P)

Já não me recordo mto dos números, mas a nível de capacidade diziam q tínhamos perto de 600 Terabytes!

Ah, tb nenhuma maquina nos bate em processamento de palavras no seu contexto e lógica :P No q toca a números é q somos arrasados :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu julgo que a maior diferença ainda existente, para além da possível quantidade de informação a ser assimilada, é o facto do homem receber a informação e conseguir interpretá-la, tirar conclusões a partir dela, definir causas para um determinado efeito, usá-la na prática do seu dia-a-dia, etc. A máquina não: recebe a informação, armazena-a, mas não consegue, a partir dessa informação, realizar operações inversas de consequência-causa ou tirar conclusões maiores a partir dessa informação.

Outra grande diferença é a parte da imaginação: a máquina faz apenas aquilo para que está programada. Já o ser humano, com a sua capacidade imaginativa, consegue ir inovando em todos os seus campos, arranjando métodos para realizar as suas operações e tarefas e adaptando-se ao meio que o rodeia. Dificilmente a máquina terá uma capacidade imaginativa igual á do homem, um dia.  :P

Acho que a principal vantagem de uma máquina do futuro é ter a capacidade de realizar operações inversas, tirar conclusões complexas a partir de informações simples (como o homem faz). :P

É a opinião de um não-técnico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Seja como for, as máquinas continuarão a ser sempre "burras" enquanto nós as programarmos. Sem a nossa inteligência as máquinas não são capazes de fazer operações...

O ser humano possui uma inteligência muito boa mas a certa altura isso pode virar-se contra ele. Lembram-se do filme "Eu robot"?  É um exemplo do que pode acontecer no futuro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo com o que dizes deathseeker25, no entanto, os avanços estão à "velocidade" da luz... tens o exemplo de alguns "agentes" virtuais que já andam ai pela net (o God é um deles) que já mostram o que se faz à uns anos!

Depois tens avanços como o que o QRIO da Sony iria trazer e outros que irão provavelmente produzir que acredita que te iam espantar... graças a ProLog e Lisp eles conseguem formular frases perfeitamente normais e melhor ainda, conseguem adicionar coisas novas que lhes dizes fazendo as respectivas "relacções".

Em suma, esse é um dos problemas actuais mas a continuar assim rapidamente será ultrapassado :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Seja como for, as máquinas continuarão a ser sempre "burras" enquanto nós as programarmos. Sem a nossa inteligência as máquinas não são capazes de fazer operações...

O ser humano possui uma inteligência muito boa mas a certa altura isso pode virar-se contra ele. Lembram-se do filme "Eu robot"?  É um exemplo do que pode acontecer no futuro...

o problema é quando se inventa uma que se programa a si própria ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Imaginem ''essa mulher, num sexshop''... não fala muito, mulher perfeita...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tinha era de deixar de parecer japonesa, não é por nada mas as orientais não me atraem não sei porquê  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

[Qualquer dia já andam robots pelas ruas e uma pessoa nem se apercebe que o são :D]

Aqui estava-me a referir mais ao seu aspecto. Se vermos as imagens e o video, estão cada vez mais parecidos com os humanos, e à medida que vão utilizando novos materiais, vão inovando na sua construção.

Já a forma como eles se movimentam terá que ser um pouco mais trabalhada, mas acredito que daqui a poucos anos já consigam imitar quase na "perfeição" os movimentos articulados do ser humano.

No que respeita ao processamento da informação, parece-me que já fizeram grandes progressos mas (como alguém também já disse) ainda está muito longe de imitar o cérebro humano. Sinceramente acho que nunca irão conseguir criar um robot mais autónomo que o ser humano, pois eles estão programados para certas acções e não aprendem com eles mesmos, assim já se sabe qual a acção que esse robot vai executar numa determinada situação, enquanto que nós somos mais imprevisíveis.

P.S. Não sou nenhum entendedor do assunto e também não sei como vão as investigações actualmente neste campo, isto foi apenas o meu parecer sobre o assunto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De facto uma das coisas que nos distingue das máquinas são os "erros aleatórios". A máquina erra (erros de programação) mas fá-lo sempre na mesma situação. Nós somos capazes de fazer 3*4=12 milhares de vezes, mas chegar a uma altura que 3*4=16, inconscientemente.

Gosto tanto de não ser perfeito. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

uma pergunta...

quando falam sobre o cerebro humano falam com conhecimento de causa ou é tipo palpites??? é que estamos num grande projecto de "reverse engineering" do cerebro humano e dava-nos jeito ppl com um conhecimento tão profundo... é que quem investiga isto não sabe tanto como voçes o que é incrivel mesmo...

jovens, não há comparação possivel entre o cerebro humano e o computador... são paradigmas diferentes...

toda a IA que voçes estudam não foi feita com base na analise do cerebro... na altura em que sairam essses modelos de AI, quase nada se sabia do cerebro e ao pormenor não se sabia mesmo nada...

atenção que os modelos de AI são puramente TEORICOS.

agora é que se começa a fazer algum trbalho... de há 2 anos para cá com o projecto da IBM e Google~, em que pela primeira vez se juntaram NeuroCientistas com Programadores informaticos...

TODOS OS ROBOTS DA SONY são interpretações teoricas... tipo... como a sonyu acha que pode ser o cerebro humano... e claro... falharam...

voçes sabem o ridiculo que é 4 palavras para o pensamento humano??? os sons falados SÃO A BASE da inteligencia.. todos nós pensamos com palavras... até à a expressão... "eu já penso em ingles"

portantos esses robots seguem um CAMINHO DESTINTO...e muito ridiculo comparado com o cerebro...

o cerebro é uma maquina biologica com caminhos e estratégias muito diferentes das criações do Homen..

e volto a dizer...

um ser humano adulto tem TRILIÕES de NEURONIOS com muitas LIGAÇÕES cada um.... cada neuronio é uma unidade de processamento...

outra coisa... alguem comparava a capacidade de processamento do cerebro humano com a dos computadores... h33h3h3h3 uma pergunta... qual a capacidade de amar de um computador??? então estamos a falar de coisas completamente destintas....

completamente detintas... o amor é o processamento mais complexo que há (exclui-se pitas claro)... o computador ainda vai demorar muitos muitos muitos anos a sentir o amor... sim... no cerebro é SENTIR e não processamento

no video google procurem por BRAIN...

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

as pitas de hoje já são uns automatos altamente limitados e programados com poluição cultural...

sonho alcançado... só falta uma coisinha... retirar-lhes completamente o som... apesar de não dizerem frase formadas emitem uns sons bue atrofiantes... não dizem nada mas fazem barulhoes estranhos...

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
...apesar de não dizerem frase formadas...

Mas olha que já está quase.... penso que já há sistema menos 'formatados' do que muitas delas..  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora