• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

39 mensagens neste tópico

precisava de um programa para desenhar diagramas Entidades-Relacionamento gratuito (e de preferência que funcione em Mac OS X e Linux).

alguém conhece algum?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

precisava de um programa para desenhar diagramas Entidades-Relacionamento gratuito (e de preferência que funcione em Mac OS X e Linux).

alguém conhece algum?

Então já somos dois... :) (para linux)

Eu estou a dar isso e quando preciso de fazer algo tenho mesmo que ir para o Windows para usar o Visio...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É java, tens de correr como se fosse uma aplicação java.

Sim eu sei, mas tipo quando executo o comando para abrir o PC fica a processar aquilo (ouve-se bem a pensar... :)) e depois dá uma série de erros.

Vou tentar outra vez daqui a pouco...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

UML? praticamente o mesmo. podes experimentar http://argouml.tigris.org/

não me pareceu grande coisa para desenhar diagramas ER... mas também não estou a conseguir encontrar programas que não sejam para windows :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já consegui! Faltava-me instalar o Java!  :-[  :-[

Quanto ao programa, não tem nada a ver com o visio por exemplo mas vai desenrascar de vez em quando...  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o que eu queria era mesmo um programa especifico para ajudar na modelação de bases de dados (do género do Power Designer), não um programa apenas para fazer os desenhos. pelo que percebi o argouml só daria mesmo para os desenhos.

para já o melhor que encontrei foi o DBDesigner 4, não tem tantos funcionalidades como o PowerDesigner, mas para o que eu preciso já vai servir...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já experimentei o dbdesigner e nao me entendi. Parece que não há nada tão funcional como o power designer, e mesmo esse devia ser muito melhorado.

Pa... qdo andei a procurar isto ia sempre parar aqui:

http://www.databaseanswers.com/modelling_tools.htm

depois de um gajo se habituar ao power designer parece tudo fraco.

Pa.. um programa de UML à partida desenrasca-te isso, só tens qu escolher a opção certa.

Tens por exemplo o umbrelo, ora experimenta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também me dava bastante jeito um bom programa para desenhar diagramas ER, já conheço o argoUML e não dá para o que quero..., gostava de algo Visio like para GNU/Linux ;)

Se alguém souber de alguma boa aplicação freeware, agradecia imenso :D

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também me dava bastante jeito um bom programa para desenhar diagramas ER, já conheço o argoUML e não dá para o que quero..., gostava de algo Visio like para GNU/Linux ;)

Se alguém souber de alguma boa aplicação freeware, agradecia imenso :D

abraços, HecKel

para já o melhor que encontrei foi o DBDesigner 4, não tem tantos funcionalidades como o PowerDesigner, mas para o que eu preciso já vai servir...

o DBDesigner também funciona em Linux.

gostava de algo Visio like

nunca trabalhei com o Visio, mas pelo que me dizem isso também só dá para desenhar, não?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a dar agora isso em TIC. Se arranja-se um programa fixe para Windows...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para windows podes usar o Visio ;) É bastante bom e dá para muitos trabalhos que envolvem diagramas..., e até mesmo electrónica :D

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nunca trabalhei com o Visio, mas pelo que me dizem isso também só dá para desenhar, não?

Dá para fazer os diagramas mas tens mesmo muitos recursos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas e um bocado complicado... (eu acho)

Complicado em que sentido?

Claro que ao se iniciar num software qualquer requer adaptação mas o software até é simples de aprender.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Discordo em absoluto, e sinceramente o díficil do Visio é encontrar os objectos que queremos no meio de uma gama tão vasta! De resto é bastante intuitivo e simples de usar!

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho usado o DIA como editor genérico de diagramas, que não sendo o supra sumo é uma solução porreira para ter em casa, e o Toad Data Modeler para base de dados, que está porreiro para diagramas ER, foi mesmo neste último que desenhei os diagramas do artigo de BD desta edição da revista. :P

São ambos soluções interessantes para ter em casa, se bem que o TOAD, embora gratuito, tem uma licença que "obriga" a uma actualização regular (2 meses acho eu).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6... pelo que andei a ler o dia ainda está numa fase inicial de desnvolvimento. Aquilo dá para exportar sql para o mysql5, e postgresql 8?

Como já és utilizador podias aí fazer um breve overview dos prós e contras do DIA. Tambem estou à procura de uma solução que open source para linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6... pelo que andei a ler o dia ainda está numa fase inicial de desnvolvimento. Aquilo dá para exportar sql para o mysql5, e postgresql 8?

Como já és utilizador podias aí fazer um breve overview dos prós e contras do DIA. Tambem estou à procura de uma solução que open source para linux.

Ainda uso o DIA à pouco tempo e sim, ainda tem um longo caminho a percorrer, lembro que a versão actual ainda não é sequer uma 1.0 (0.85 creio eu).

Nunca usei o DIA para a parte de base de dados, ai usei o TOAD.

Os prós e contras, pelo pouco que ainda usei, diria que um grande contra é o facto de não ler/escrever no formato do visio e necessita de ter o GTK instalado. Um pró (que pode ser visto como contra por alguns) é que é 100% focado, selecciona-se um domínio (e já tem muitos) e os itens que disponíves são apenas desse domínio, não há cá "bonecada".

É simples de usar, embora admita que algumas pessoas possam "stressar" inicialmente. É necessário instalar o GTK, que já tinha porque uso o GIMP, e depois instala-se o DIA. Quem já usa o GIMP não vai estranhar a filosofia, com cada janela de diagramas a ser +/- autónoma. Não me recordo se permite exportar para JPG, PNG etc., mas se não permite, devia...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

atenção que só precisa de instalar GTK o pessoal do windows... quem tem o gnome já tem o gtk instalado e quem usa outros ambientes tipo KDE muito provavelmente tambem. Estou a dizer isto só para o pessoal não se assustar.

M6, estava a perguntar mais na perspectiva do programador. O resultado gráfico não me interessa muito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora