• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Fabricantes de notebooks discutem padrões para baterias de portáteis

5 mensagens neste tópico

Nova aliança promete padronização de dispositivos de íon-lítium até 2007, mas levanta suspeitas sobre participações de grandes empresas.

Por IDG Now!

30 de outubro de 2006 - 18h40

Um grupo de vendedores de laptops e fabricantes de baterias planejam anunciar um padrão para tornar dispositivos de íon lítio até 15 de junho de 2007, em uma tentativa de se recuperar de uma série de massivos recalls nos recentes meses.

O novo padrão cobrirá "exigências de produção e controle de qualidade" de todas as formas de células recarregáveis de íon lítio, de acordo com a Associação das Indústrias de Conexão de Eletrônicos, conhecida como IPC.

Durante um encontro em 12 de outubro em Illinois, o grupo também votou para nomear o executivo da Lenovo Anthiny Corkell como presidente do SubComitê para baterias de íon lítio. Atual diretor de engenharia de padrões e qualidade da Lenovo, Corkell se reportará a um quadro de diretores da IPC comandado por John Grosso, diretor de engenharia e qualidade da Dell.

O grupo não listou mudanças específicas que espera, e Corkell não respondeu a pedidos para comentários. A tecnologia íon lítio, porém, já está bem estabelecida,  o que faz com que o novo padrão se foque provavelmente em controles de processo e garantia de qualidade, disse a porta-voz da IPC Kimberly Sterling.

A nova aliança se reuniu pela primeira vez em setembro, após as primeiras baterias da Sony Energy Devices sofreram curtos-circuitos que levaram a incêndios. Em agosto, fabricantes de PC incluindo Dell e Lenovo trabalhavam junto à Comissão de segurança de produtos de consumo dos Estados Unidos para trocar cerca de 8 milhões de baterias gratuitamente.

Entre outros fabricantes envolvidos no recall aparecem Apple, Fujitsu, IBM e Toshiba, mas não é claro se qualquer uma dessas companhias participou do encontro. Mesmo a própria fabricante das baterias pode não ter participado, levantando questões sobre quem realmente seguiria o novo padrão quando publicado.

A IPC se negou a oferecer detalhes sobre os participantes. "Tudo que podemos dizer é que grandes fabricantes de laptop estavam representadas na reunião", disse Sterling.

Ben Ames é repórter do IDG News Service, em Boston

in: IDG NOW!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é bom, discutir padrões para isso. Era bom podermos trocar pegar numa bateria da Toshiba e colocá-la num ACER por exemplo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

assim se alguem ficasse sem bateria durante uma viagem, pode pedir emprestada a um amigo qq

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol :thumbsup: Acho que o consenso vai ser NÃO USAR BATERIAS EXPLOSIVAS SONY!!! :D

De qualquer forma acho que é uma boa medida, só nos trás vantagens a nós consumidores ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol :P Acho que o consenso vai ser NÃO USAR BATERIAS EXPLOSIVAS SONY!!! :D

De qualquer forma acho que é uma boa medida, só nos trás vantagens a nós consumidores :)

se for esse o resultado da conferência é bom de certeza :)

pelo menos eu ainda não rebentei junto com uma bateria da sony (por enquanto :))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora