• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

NuGuN

Python & Porta Paralela

7 mensagens neste tópico

Boas... Pessoal é o seguinte, eu estou a tentar trabalhar com a porta paralela com python mas estou a ter uns probleminhas  :D

Andei a procurar na internet e encontrei algumas coisas e para iniciar queria apenas activar e desactivar pinos da porta paralela e pelo que percebi basta estas 2 linhas:

import parallel
p = parallel.Parallel()
p.setData(0x55)

Já instalei o PyParallel. Quando tento correr esse programa da-me erro:

Traceback (most recent call last):
  File "C:\Documents and Settings\NuGuN\Ambiente de trabalho\teste.py", line 3, in <module>
    p = parallel.Parallel()
  File "C:\Programas\Python25\lib\site-packages\parallel\parallelwin32.py", line 74, in __init__
    self.ctrlReg = _pyparallel.inp(self.ctrlRegAdr)
WindowsError: exception: priviledged instruction

Andei a pesquisar e parece que preciso de um driver para ter acesso á porta paralela em winXP, já tenho o driver (giveio.sys) mas não o sei instalar nem sei se é mesmo isto :S

Se alguém me souber ajudar agradecia  :D

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora o problema já esta resolvido  :D. Faltava mesmo instalar o driver giveio.sys para ter acesso à porta paralela.

Já agora aproveito para explicar como se faz  :D

Primeiro instala-se o PyParallel. Depois instala-se o giveio.sys. Para o instalar precisa-se do LoadDRV, copia-se o giveio.sys para C:\WINDOWS\system32\drivers e em seguida com o LoadDRV coloca-se o directório onde esta o giveio.sys (C:\WINDOWS\system32\drivers\giveio.sys) na caixa de texto e depois carrega-se no botão install e em seguida no botão Start, e esta o giveio.sys instalado.

A nível de programação é simples, basta 3 linhas:

import parallel
p = parallel.Parallel()
p.setData("valor_que_se_quer")

Em "valor_que_se_quer" coloca-se o numero que se quer enviar para a porta paralela, por exemplo caso se quira activar o pino 1 coloca-se o valor 1 caso seja o pino 2 o valor 2 caso seja o pino 3 o valor 4....

Pode-se trabalhar com decimal ou em hexadecimal (foi as que experimentei)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

NuGun,.. meu malandro! Ando farto de perguntar por isso e não sabias ajudar aqui o amigo.... Já "passei uma vergonhaça" noutro forum por causa disso eheh

Andei ai noutro lado  a perguntar por informações sobre o assunto (não tinha  dado com esta thread) e indicaram-me um link para aqui....

:)

Já agora,..  e isso em linux? Por acaso ainda não fizes-te nada, não?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

NuGun,.. meu malandro! Ando farto de perguntar por isso e não sabias ajudar aqui o amigo.... Já "passei uma vergonhaça" noutro forum por causa disso eheh

Andei ai noutro lado  a perguntar por informações sobre o assunto (não tinha  dado com esta thread) e indicaram-me um link para aqui....

:(

Já agora,..  e isso em linux? Por acaso ainda não fizes-te nada, não?

LOOOOL  é bem :P:p

Em linux não sei se isso funciona. Se bem me lembro, nem cheguei a experimentar isso mesmo a serio  :D

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora