• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

teckV

Escolhendo VB.Net ou C#

6 mensagens neste tópico

Escolhendo VB.Net ou C#

Com a consolidação do .NET no mercado e padronização como solução e estratégia nas mais diversas empresas veio uma dúvida que atormenta todos os programadores que estão iniciando no .NET. Na verdade, falando em solução de desenvolvimento Microsoft, antes do .NET sabíamos diferenciar claramente que rumo seguir e a referida linguagem a utilizar. O .NET trouxe um conceito novo, a facilidade de se utilizar varias linguagens para gerar o mesmo código e resultado, inclusive referente a tempo de processamento. Face a esse novo momento tem se gerado muitas duvidas em que linguagem utilizar, a posição oficial da documentação reafirma que todas terão o mesmo beneficio, sendo que após compiladas vão gerar o mesmo MSIL (Código intermediário). Ficando ao programador a escolha baseando-se agora na sua experiência anterior.

A Microsoft recriou completamente o VB.NET de forma que é completamente aderente aos padrões do .NET Framework e acessa todas suas classes,  tal como orientação a objeto e criou uma nova linguagem chamada de C# cujo propósito é oferecer uma sintaxe similar ao 'C' ou Java(Sum) de forma a captar também esse publico no mercado. Pois os milhões de programadores do antigo VB certamente já iriam migrar naturalmente para nova tecnologia face ao sucesso já conquistado durante anos, da mesma forma estão seguindo muitos programadores de Visual Fox Pro pela similaridade de sintaxe. Portando para você que está começando siga agora esse novo conceito e escolha a 'sintaxe' que mais lhe agrada até porque você facilmente pode compartilhar código entre qualquer linguagem .NET.

O propósito inicial desse artigo era comparar os códigos intermediários gerados pelas duas linguagens com objetivo de reafirmar a posição da Microsoft, um comparativo sobre a sintaxe das linguagens.

http://www.imasters.com.br/artigo/2012/dotnet/escolhendo_vbnet_ou_c

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom link esse. Eu prefiro aprender (já comecei mas agora é só trabalhos....) C# porque já sei C e Java. C# é tipo uma mistura das duas no meu entender. Acho que não vou ter muitas dificuldades. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só uma achega... o C# não foi criado pela Microsoft. Foi criado 'também' com a ajuda da Microsoft.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Só uma achega... o C# não foi criado pela Microsoft. Foi criado 'também' com a ajuda da Microsoft.

tás bastante confuso jovem... isso não faz sentido nenhum...

primeiro.. então quem criou ? quando se faz afirmações deve-se argumentar ou cai-se na possibilidade do ridiculo

segundo... no mundo dos negocios as coisas não são transparentes... a microsoft não é uma empresa hoje... a microsoft é um grupo, uma holding, uma marca... portantos.. se alguem do grupo faz algo.. é a M$ que faz algo...

eu acho logo isto ridiculo porque no caso do C# é um desenvolvimento estratégico da M$... é a principal linguagem de DEV da M$ para o futuro e digo-te que não colocam isso nas mãos de outros..

o C# é a evolução do Visual C++ à muito produzido pela M$...

um dos maiores e mais antigos departamentos da M$ é o de tecnologias, ferramentas e ambientes de desenvolvimento

hoje não se destingue bem o C# da framework dotNet... o dotNet é a base da M$  e nela acenta tudo em dev M$...

porque razão haveria a M$ de entregar o desenvolvimento mais importante (o DEV Sempre foi a area mais importante dentro da M$.. .sou programador à muitos anos e tenho acompanhado as coisas) a outros sem tem em casa toda a capacidade para o fazer??

o c# acenta sobre windows.. o dotnet acenta sobre windows... qual é a empresa com mais conhecimentos em windows? se calhar que o cria.. não sei... com tanto mito estranho que ai anda ainda vão dizer que a M$ ée que mandou o trade center abaixo...

deixem-se disso e começem a pensar por voçes.. comecem a estudar os assuntos do ponto de vista tecnico e não do ponto de vista da mitologia e diz que é.. .e sei lá o que... não faz sentido isso...

há quanto anos a M$ desenvolve o dotNet?? e há quantos anos a M$ desenolve a sua versão propria de C??

muitos mesmo...

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu recomendo mais o uso do C# porque existem muitos mais recursos para procurar na net

Mas funcionalmente ambas as linguagens têm o mesmo poder porque acentam ambas sobre o .NET Framework

Eu uso mais o VB.NET, e quando preciso de algo que seja mais fácil de implementar em C#, simplesmente invoco rotinas em C# dentro do código VB.NET

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Eu uso mais o VB.NET, e quando preciso de algo que seja mais fácil de implementar em C#, simplesmente invoco rotinas em C# dentro do código VB.NET

mais ou menos o conceito que se têm usado para se escolher entre C# e VB.NET têm sido a experiencia... isto é... se o programador já têm experiencia em VB fica com o VB.NET se por outro lado é um programador com conhecimentos de C++ fica com o C#...

isto por causa da rapidez de dev... o dev é como falar...  há aquelas linguagens que temos na ponta dos dedos e aquelas em que temos de andar a comfirmar syntax... com a net tudo fica facil... eu custumo dizer que agora programo em qualquer linguagem porque tendo as bases e usando a net como referencia para syntax´s, podemos desenvolver em qualquer linguagem...

a net tá cheia de referencias e exemplos em praticamente todas as linguagens...

Eu recomendo mais o uso do C# porque existem muitos mais recursos para procurar na net

nisto discordo... obviamente... a net está cheia de exemplos, tutoriais, referencias de comandos... tudo... em todas as linguagens... é uma questão de saber procurar...

há varios manuais com CD´s com todas as funções e rotinasa em demo

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora