• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

samuca

Formatar Data no phpmyadmin

7 mensagens neste tópico

Eu ando a fazer 1 site que tem uma secção de eventos. Estou a criar a tabela no phpmyadmin e tenho um campo com o formato DATE mas o formato predefinido é aaaa-mm-dd e eu keria dd-mm-aaaa.

Eu sou um iniciante e não percebo nada disto alguém m pode ajudar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quando pedes a data no teu pedido sql podes usar a funcao date do mysql

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/date-and-time-functions.html

eu pessoalmente acho que o manuseamento de datas com recurso a funcoes do mysql bastante quezilento e pouco pratico.

Ja agora fica aqui um dado que eh importante saber por parte de todos os principiantes:

o formato de timestamp usado por defeito no php é um UNIX-TIMESTAMP, ou seja, um valor inteiro com o número de segundos desde o dia 1 de janeiro de 1970. O formato por defeito do mysql é uma string do tipo: 2006-10-26:16:55:51 ( ou qualquer coisa parecida ).

Eu aconselho a trabalhares sempre com unix timestamps e sóos traduzires qdo precisares de os mostrar ao utilizador. podes usar a funcao date() do php, esta sim é facil de usar e n dá chatices.

Assim sendo criam um campo inteiro para a data na tua tabela mysql e depois poe la para dentro unix-imetamps. Ou entao usa timestamps do tipo: 200619026153034.

QQ coisa pergunta aí, eu estou atacado pelo sono

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto tem mais a ver com MySQL do que PHP por isso esta pergunta tinha que estar na secção "Base de Dados"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu se calhar vou seguir a ajuda e vou usar UNIX-TIMESTAMP.

Então guardo o UNIX-TIMESTAMP na BD e depois para mostrar ao utilizador é só converter para uma data por escrito. Vou ver se me safo com isto e depois digo alguma coisa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yaps.

Usa a função date() do php

http://pt.php.net/date

só uma nota em relação ao manual do php.

Para um principiante é extremamente importante ler cuidadosamente as páginas do manual. Ler cuidadosamente significa: ler com calma, perceber e testar. Na maioria das vezes é muito mais facil do que pode parecer inicialmente. Obviamente que os comentarios nas páginas do manual não contém informação crítica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora