• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

andronikus

[C++] Ajuda: Escrever o Dia da Semana a partir do numero do Dia

2 mensagens neste tópico

Boas,

Estou aqui com uma pequena duvida.... Criei uma classe CData que tem como parametros o dia, mes e ano

class CData
{
public:
	unsigned Dia, Mes, Ano;
          (....)

O parametro dia permite armazenar o dia do mes.... Agora quero criar um função que me imprima o dia da semana, consoante o o valor que estiver no parametro dia....

Por exemplo.... Com a data de hoje temos Dia = 26, Mes = 10, Ano = 2006. Quando eu chamar a fc que pretendo criar ela deverá imprimir "Quinta-Feira".

cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já há fumo branco....

A ideia é fixarmos uma data ( por exemplo 29/10/06 ---> Domingo). Depois é calcular o numero de dias que difere a nossa data da data referencia e fazer o resto da divisão inteira por 7 (que é o numero de dias de uma semana  :D). Com o valor do resto da divisão inteira é só selecionar um string com os dias da semana que estão previamente num array {"Domingo", "Segunda",....} É contudo necessário fazer ainda alguma coisa com o RDV uma vez que este pode ser negativo ou positivo. Se este for negativo é só calcular o módulo, se for positivo é  necessáro subtrair ao valor 7 o RDV para que o resultado seja o desejável....

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora