• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

karva

Como "esconder" ficheiros?

26 mensagens neste tópico

Boas,

alguem sabe, em qualquer linguagem, como é que se escondem ficheiros, ate do proprio windows?

Um exemplo disso e o lock folder xp (muito bom, por acaso)

Cumps

Karva

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tipo.... não sei se percebi bem, eu tenho um exemplo de como se escondem ficheiros dentro de outros ficheiros, mas não sei se é isso que queres  ;)

Podes ver aqui

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao, e por exemplo, vais a uma pasta, tens la um ficheiro, corres o programa, e ele "desaparece", e a unica maneira de aparecer é voltando a correr o programa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tb n tou a ver bem o k kerx.. karva

Mas akilo do NuGuN  é porreiro... =)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao, e por exemplo, vais a uma pasta, tens la um ficheiro, corres o programa, e ele "desaparece", e a unica maneira de aparecer é voltando a correr o programa.

Já vi coisas desse género mas é explorando falhas do SO, com programas nunca vi.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um exemplo dum programa e o lock folder xp, como ja referi la em cima, ele ate esconde os ficheiros do SO.

Para aceder aos ficheiros, temos que correr o programa e carregar num botao q diz unlock. Quando carrego em Lock, os ficheiros "desaparecem"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ele ate esconde os ficheiros do SO.

Ele esconde é os ficheiros do utilizador... E esse programa esconde mesmo os ficheiros ou oculta apenas os ficheiros( como se fosse-mos á propriedade "Ocultar Ficheiro"?)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um exemplo dum programa e o lock folder xp, como ja referi la em cima, ele ate esconde os ficheiros do SO.

Para aceder aos ficheiros, temos que correr o programa e carregar num botao q diz unlock. Quando carrego em Lock, os ficheiros "desaparecem"

não sei exactamente como esse programa funciona, mas cá para mim ele remove-o da pasta e coloca-o noutro local.

de qualquer maneira é uma forma de fazer isso, pegas no ficheiro original e mudas a sua localização para uma pasta criada pelo programa. para não acontecer que alguém descubra o ficheiro na outra pasta, podes fazer coisas como alterar o nome, dividir o ficheiro em blocos de n bytes e alterar a sua ordem, criptografar os ficheiros, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não sei exactamente como esse programa funciona, mas cá para mim ele remove-o da pasta e coloca-o noutro local.

de qualquer maneira é uma forma de fazer isso, pegas no ficheiro original e mudas a sua localização para uma pasta criada pelo programa. para não acontecer que alguém descubra o ficheiro na outra pasta, podes fazer coisas como alterar o nome, dividir o ficheiro em blocos de n bytes e alterar a sua ordem, criptografar os ficheiros, etc.

nao e isso, deve ser algum tweak do registo, pois quando abro com um livecd ou quando formato o pc, a pasta perde o atributo de "escondida"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso esse programa e é mesmo muito bom. ele não esconde os ficheiros usando nenhuma das técnicas que falam, quer seja mover pa outro sitio ou usar a propriedade "ocultar" no ficheiro. Para isso ser feito dessa forma, o programa não tinha lógica em existir. O que eu li ha uns tempos sobre isso é que ele usa algum tipo de "low driver" para fazer isso. A verdade é que o ficheiro não é movido para lado nenhum e é simplesmente escondido e não ha maneira de o aceder a não ser abrir o programar e fazer aparecer o ficheiro. Ha uns tempos pesquisei sobre isso a ver se arranjava maneira de programar eu uma cena parecida, mas não encontrei nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só há uma coisa que não percebo no meio disto tudo... ora se o ficheiro está escondido até do sistema operativo... quer dizer que há a possibilidade de o sistema operativo lhe escrever por cima! Tem que haver para aí marosca...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ele e escondido do windows.

parece que o programa escreve um valor no registo do windows, que lhe diz que nao ta la nada, pois ao formatar, a pasta fica visivel outra vez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ao formatar fica visível ou ao formatar desaparece de vez? É que ao formatar já não é o windows que vai ler o disco, portanto se for usada formatação completa, era uma vez o ficheiro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ao formatar fica visível ou ao formatar desaparece de vez? É que ao formatar já não é o windows que vai ler o disco, portanto se for usada formatação completa, era uma vez o ficheiro...

realmente, como é que depois de formatar o disco a pasta fica outra vez visível !???!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

realmente, como é que depois de formatar o disco a pasta fica outra vez visível !???!

vou tentar expressar melhor:

pc acabado de formatar, instalo o programa, escondo uma pasta. Ponho a pass e tal, e ela "desaparece", mas se formatar o windows, ele retira a proteccao e tenho acesso a pasta, sem utilizar o programa. E quando abro com um live cd, tambem aparece.

PS: a pasta protegida esta noutra particao

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja vos disse... ele instala e usa um tipo de "low-driver", é o que lhe chamam... que esconde o ficheiro aos olhos do utilizador, e ao formatar, esse low-driver também é eliminado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cá para mim queres dizer quando instalas o windows por cima e não formatar o disco ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cá para mim queres dizer quando instalas o windows por cima e não formatar o disco ;)

em qq uma das situacoes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em qq uma das situacoes

Ao formatar é impossível. Lê a definição de formatar http://www.google.com/search?q=define%3Aformat ;)
The DOS format program that performs high-level formatting on a hard disk, and both high- and low-level formatting on a floppy disk.

www.ontrack.com/glossary/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Partição...

Formata uma partição. Se existir mais continua lá toda a informação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Partição...

Formata uma partição. Se existir mais continua lá toda a informação.

Pois, eu tava a falar do disco mesmo ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E pá que confusão Me contacta que te envio o Zip..

O chaval fica baralhado com tanto Burburinho.....

dá proxima põe a massa cinzenta a trabalhar, mas acho que é demais para a tua camioneta..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora