• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

teckV

Video Content Management

174 mensagens neste tópico

Boas...

esta tread vai servir de debate para um projecto de Video Content Management em que estou a trabalhar e vou colocar como projecto da comunidade P@P

Vou apresentar a ideia e postar links para material de análise e estudo de preparação par o projecto... o projecto está aberto a todos os que tenham vontade e interesse em participar no desenvolvimento da TV e E-Learning do futuro... está tudo nas nossas mãos....

a ideia é desenvolver uma plataforma para ser usada no P@P e noutros projectos futuros que junte as tradicionais plataformas de E-Learning como o moodle e o video... todos sabemos do poder do video na aprendizagem e hoje há muitos conteudos técnicos em video disponiveis publicamente...

usar-se um CMS open-source como base e adaptar o mesmo para incluir a gestão de videos.

Requesitos para a framework VCM a criar

- uma estrutura base de portal com gestão de users, noticias e conteudos normais como artigos, etc

- gestão de videos. deve poder emitir videos segundo certos parametros.

- gerir programação de vdeo tecmática - tipo canais temáticos

- gerir videos on-demand... com uma base de dados de videos para o user poder escolher

- permita que facilmente se possa introduzir e retirar videos no sistema

- listagens de catalogos de videos para escolha, organizados segundo padrões

- foruns de debate a acompanhar os videos... para a comunidade poder comentar os mesmos

- criação de cursos... varios videos juntos e organizados com artigos de apoio

hoje existem varios projectos de video sobre a internet mas não existe ainda uma framework open-source para que se possa facilmente uma solução de video streaming com gestão de conteudos e perfis de users...

um bom exemplo de streaming de video sobre a internet é a Public Broadcast Service americana que disponibiliza os documentarios em streaming de video... mas como podem ver não há ainda o conceito de VCM, pois apenas são apresentados links para os files de video...

PBS watch on line

a ideia em que estou a trabalhar consiste em adaptar um CMS tipo o moodle com pedaços de código dos SDK´s e samples da Real NEtworks para criar o VCM

Samples na Real Networks

Sample Code para Real Server

Portal de projectos CMS open-source

a framework usará como servidor de streaming de video o real server mas concretamente a versão open-source Helix... que servirá para o streaming de video...

Helix DNA Server Architecture Overview

frontpage.jpg

image1_big

links para recursos:

exemplos de código para usar videos do real server em páginas web

Site de Download do Helix Streaming Server - A versão open-source do Famoso Real Server...

portal com projectos CMS open source para se reutlizar código

um artigo sobre um Video Content Management actual

Streaminglieblinx™ - enabling media streaming

lieblinx lets you present programs over the Internet or your corporate intranet using the latest streaming technology.

Broadcast press conferences, shareholder meetings, panel discussions or other events live or on demand and reach your target group worldwide. All viewers need is a PC and a suitable media player.

E-learning, corporate TV and online video chat are especially popular lieblinx™ formats. lieblinx™ applies cutting-edge technology, profound expertise and years of experience to streaming media to let your employees, customers or business partners experience important events in your company – live or on demand – via the Internet or your intranet.

exemplos muito primitivos de internet TV

http://tvpeeps.com

pdf sobre um video content management... é fraco... não há nenhum com os requesitos deste projecto... mas serve para se ter umna ideia

sites sobre edição de video (podem não ser os melhores... se alguem conhecer os melhores post sff)

http://www.eventdv.net/

http://www.streamingmedia.com/

para começar é isto... postem comentários ou ideias

apresente-se que quiser participar

vou postando mais coisas com o evoluir do projecto

teckV

horus herakty

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Devo dizer que o staff do P@P está a começar a trabalhar em conjunto para que este sonho se torne realidade. Para isso, precisamos do apoio de todos e da boa vontade de cada um.  :D

Vamos lá inovar, mais uma vez!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dou todo o meu apoio. (Se bem que sirva de pouco)

Realmente um bom VCM faz falta. Força.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também dou apoio, mas desta vez tem de ser apoio moral, SÓ. Porque já à aulas e os projectos que tenho já me enchem a cabeça, talvez para  o futuro quem saiba possa me oferecer para ajudar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

fixe.... é bom  ver que o ppl têm vontade... e apesar de poder parecer que não podem fazer muito até podem ajudar bastante...

para este projecto não são as questões técnicas que me preocupam... isso tá orientado... para mim o problema é que isto é terreno novo e faltam conceitos e objectivos concretos...

portantos... para já pedia uma coisa... um brain storming sobre isto... e podem apresentar as coisas por alto... uma breve descrição de funcionalidades e temas que gostassem de ver...

-como gostavam que fosse uma TV técnica?

outra coisa que será preciso é editores... pois... ppl para trabalhar os conteudos... tipo... criar apresentações e textos sobre programação e questões técnicas no geral... ppl para criar as programações ,apresentar os videos, manutenção no sistema, etc, etc...

fiquei fascinado com um pequeno projecto (mas que é enorme devido à inovação) e poderá servir de inspiração base a todos...

http://www.tvciencia.pt/

muito bom... posso dizer que é muito simples... apenas um servidor de streaming e algumas páginas muito simples com os objectos de video embutidos... é incrivel como as grandes ainda não fizeram nada de jeito neste sentido... andam mesmo a dormir...terá de ser o pequenino a abrir camiinho e quando isto der muito guito... pois... ai os grandes entram... ou não... 3h3h3h3h3h

estou a preparar os muitos materiais para este projecto para apresentar depois....

quem quiser pode ir explorando as questões técnias envolvidass...

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

uma tv tecnica, deveria conter tutoriais, historia, analises, um bocado de publicidade, entre outras coisas desse tipo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

uma tv tecnica, deveria conter tutoriais, historia, analises, um bocado de publicidade, entre outras coisas desse tipo

hhhmmmm... para quê publicidade num projecto deste tipo!

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

publicidade a projectos e outras coisas relacionadas com a area, nao publicidade com um fim lucrativo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens todo o meu apoio :thumbsup:

temos que ver o que faz falta e começar a distribuir tarefas consuate a disponibilidade de cada um e o conhecimento de cada um  ;)

ja agora isso vai funcionar como video mesmo ?? filmado ??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tutoriais, noticias, etc..

Se bem que  para as noticias era preciso pessoal a trabalhar 24/7.

Mas tutoriais é o fundamental.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens todo o meu apoio :thumbsup:

temos que ver o que faz falta e começar a distribuir tarefas consuate a disponibilidade de cada um e o conhecimento de cada um  ;)

ja agora isso vai funcionar como video mesmo ?? filmado ??

nao e preciso, ha outros programas, mas o unico que me vem agora a cabeca, que dava bem para fazer isto e o adobe premiere

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hum !! oki eu estava era a pensar mais numa coisa tipo:

um video de varios frames de screens shots, fazia um video

tinhamos o novo proprio software, para fazer os videos que é facil... e ja vi aqui algo desse genero no forum, uma aplicação feita em vb que trabalha os frames do ecran, logo era so fazer um soft em que guardassemos todos esses frames ou seja um video, onde faziamos os nossos toturiais enquanto o software os gravasse ?! e depois era só disponibilizar esse doc, se n fizeremos o software ja existe software para isso falta é lembrar me do nome... que acaham desta ideia ou é mesmo melhor filmar??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que o melhor seria mesmo as 2 coisas, filmes e videos retirados do proprio ecran para tuturiasi e etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu voto no videos retirados do proprio ecran, :thumbsup: pk n tenho maquina de filmar ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas tambem nao ha assim grandes coisas relacionadas com programacao, que precisem de ser filmadas com camara

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas tambem nao ha assim grandes coisas relacionadas com programacao, que precisem de ser filmadas com camara

O máximo seriam eventos e tal, mas em Portugal isso é coisa pouca.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois por isso era melhor o video do ecran a partir do nosso software, so que assim ainda era presiso tar a fazer o software, podemos entretanto usar algum que haja por ai XD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já há programas para isso, há um muito bom da Macromedia mas é pago. Teem tb o CamStudio open source

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já há programas para isso, há um muito bom da Macromedia mas é pago. Teem tb o CamStudio open source

Como se chama o da Macromedia? É que eu queria fazer um tutorial destes e dava-me jeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao me lembro bem do nome, mas foi aquele que o quickfire usou no tut d php

EDIT: foi o captivate

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao me lembro bem do nome, mas foi aquele que o quickfire usou no tut d php

EDIT: foi o captivate

Thks ;)

Depois quando eu acabar mostro o resultado :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora