• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gurzi

Mini Tutorial , quem pode ?

9 mensagens neste tópico

Quem me dá aqui uma resposta a nível de tutorial com exemplos do que se trata o polimorfismo??  :wallbash:

Não consigo compreender...

Obrigado :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não estou e erro na página do bluej (www.bluej.org) existem alguns acetatos disponíveis para download que abordam a herança, poliformismo, encapsulamento,...

Senão amanha tento arranjar algo sobre isso, agora tou com sono... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro.. só que estava a ler o que me aconselhaste !

"Thinking in Java " e está lá isso e não aapanhei muito bem, mas vou relendo!  :-[

hoje na aula mostrei o exercicio que te mandei por pm ao meu professor de BD e ele já me explicou umas coisas, já sei que tenho que declarar os atributos na classe e o main serve apenas para chamar as coisas , criar objectos etc.!  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora já viste o tutorial que coloquei na secção de Java?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem me dá aqui uma resposta a nível de tutorial com exemplos do que se trata o poliformismo ??  :wallbash:

Não será polimorfismo? ;)

Por acaso era boa ideia alguem dar assim um mini-tutorial, por já estou farto de ouvir falar em polimorfismo e ainda não percebi muito bem que casos se torna vantajoso usá-lo. Muito menos percebi como se usa.

Um ou dois exemplozinhos também eram muitissimo bem-vindos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exemplo muito simples:

public interface Calculador {

public int fazConta(int a, int b);

}
public class CalculadorDeSomas implements Calculador{

public int fazConta(int a, int b){
     return a+b;
 }

}

public class CalculadorDeMultiplicacoes implements Calculador{

public int fazConta(int a, int b){
     return a*b;
  }
}

public class GestorDeCalculo{

public int fazCalculo(Calculador c, int a , int b){
     return c.fazConta(a,b);   
  }

}

A chamada ao metodo fazConta no GestorDeCalculo é polimórfica pois este nao sabe qual é a classe do calculador que implementa o método que está a chamar. Na realidade ele pode executar dois métodos diferentes com o mesmo código se receber um ou outro Calculador.

Este exemplo é muito simples, pode haver polimorfismo com classes abstractas através da implementação de métodos abstractos ,e pode haver polimorfismo também através de "override" de métodos de uma classe mãe.

Polimorfismo tem o objectivo de promover a reutilização e organização do código, imagina que poderias implementar mais 40 Calculadores que a classe GestorDeCalculo seria sempre válida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora