• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Chineses não poderão mais postar anonimamente em blogs

5 mensagens neste tópico

Regime chinês avança na sua política de censura à rede e deve passar a exigir registro de blog com nome verdadeiro.

Por IDG Now!

23 de outubro de 2006 - 18h05

Os usuários de blog na China poderão ser forçados a registrar-se com seus nomes verdadeiros, seguindo recomendação da Sociedade da Internet da China, órgão ligado ao Ministério da Informação do país, reportou a organização Repórteres sem Fronteira, nesta segunda-feira (23/10).

A medida foi anunciada poucas semanas após autoridades da província de Chongqing anunciar que as pessoas que publicarem vídeos “difamatórios” na grande rede serão punidas, segundo a ONG.

“Os serviços de blog disponíveis na China já são severamente controlados”, argumentou a organização, em seu site. “Eles filtram automaticamente conteúdos e moderadores alertam usuários que vão longe demais”.

Apesar destas restrições, o número de usuários de blogs no país continua crescendo rapidamente, fenômeno que pode ser contido pela exigência de registro dos blogs, segundo a Repórteres sem Fronteira.

“Em um país em que você pode ficar preso por 10 anos por algumas mensagens postadas na internet, manter um blog político em seu nome seria extremamente arriscado”, aponta a ONG.

A Sociedade da Internet da China afirmou nesta segunda-feira que, embora a legislação ainda não esteja estabelecida, a criação de um sistema de registro baseado em nomes reais é “inevitável”. Segundo o órgão do governo, o internauta teria que se registrar com seus dados verdadeiros e depois poderia postar com um pseudônimo no blog criado.

Vozes de apoio ao regime já se manifestaram a favor da proposta, como a agência oficial de notícias Xinhua, que disse que “bloggers espalhando anonimamente informações falsas na internet causam um impacto negativo na sociedade chinesa”.

Uma regulamentação adotada na província chinesa de Chongqing, no final de setembro, estipula que comentários difamatórios publicados na rede serão punidos com uma multa equivalente a 500 euros e até com a prisão, em alguns casos. A regulamentação é voltada principalmente a coibir a veiculação de vídeos satíricos, que vêm ganhando popularidade entre os internautas chineses.

Com 130 milhões de usuários de internet e 17 milhões de blogueiros, a China é o país que mais se desenvolveu tecnologicamente para censurar a internet. Atualmente, a China contabiliza 52 presos por expressas suas opiniões em sites ou blogs.

Fonte: IDG NOW!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ao ver estas notícias sinto-me com sorte por estar num pais como o nosso.

Os gajos lá são mesmo restritivos no que toca à Internet, será porque vêm como a maior ameaça para o derrube do seu regime ?  Eu acho...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ao ver estas notícias sinto-me com sorte por estar num pais como o nosso.

True. Nos muito nos queixamos que vivemos num país pobre, sem futuro, blabla, mas é verdade é que vivemos cá no nosso cantinho, não chateamos ninguem nem ninguem nos chateia, não temos cá guerras, nem problemas de religiões nem de opressão, etc...

Simplesmente vivemos livres dessas coisas...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora