• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

saramgsilva

Compilador de java

18 mensagens neste tópico

boas, para compilar programas em C/C++ uso o Dev C++ ...e para compilar programas escritos em java??alguem pode ajudar??

Peço que se souberes, e nao for a pedir muito que me digam o link para sacar s.f.f. :roll:

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para compilar Java só existe um compilador. O Java Compiler (javac.exe).

O javac.exe vem em todos os jdk (java developers kit, actualmente na versão 1.5x salvo erro) que pode ser encontrado em java.sun.com.

Qualquer IDE de JAVA efectua a chamada ao javac.exe quando se pede compilação, build ou execução.

IDE's tens alguns:

- NetBeans - netbeans.org

- Eclipse - eclipse.org

- JBuilder (pago) - java.sun.com

- entre outros.

Nota: o java compiler é linha de comandos exclusivamente, para ambiente gráfico tens que usar um dos IDEs disponiveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eclipse rula! (velhinha guerra de IDE's java)

É o meu favorito porque tem imensos plugins para todo tipo de aplicações (até existem plugins para programar em c/c++, maus mas existem :P)

de resto ainda tens o IDEA.

O eclipse tem a vantagem de ser open-source e suportado profissionalmente alem de incluir logo na versão base:

- Sistema de Controlo de versoes CVS

- Code completion avançado (mas tb ja muito têm)

Com algusn plugins poderas fazer coisas como:

-Criar editar xml/xsl/xsl:

-Criar sites JSP/JavaBeans

-Usar j2EE para aplicações serverside avançadas

-Usar camadas de persistencia integradas pelo Eclipse (como o hibernate)

-Explorador de base de dados com editor SQL

-Criar programas feitos em java de aspecto nativo (como qq programa windows ou linux) que ainda por cima sao multiplataforma

a lista e infindavel.

experimenta!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
...

Com algusn plugins poderas fazer coisas como:

-Criar editar xml/xsl/xsl:

-Criar sites JSP/JavaBeans

-Usar j2EE para aplicações serverside avançadas

-Usar camadas de persistencia integradas pelo Eclipse (como o hibernate)

-Criar programas feitos em java de aspecto nativo (como qq programa windows ou linux) que ainda por cima sao multiplataforma

...

exceptuando

O NetBeans vem com tudo isso mais um par de botas por omissão.

E ainda tens diversos plug-ins de reverse engeniering; deployment remoto de servlets, portlets, jsp, no tomcat, jes e iplanet; tomcat built it, e um gerador de javadocs do melhor que há por ai.

Como desvantagens tem o ser muito pesado.

Por outro lado o Eclipse (pelo menos o q eu experimentei há 6 meses atrás) nem editor de swing tinha de origem, tive que instalar um plug in.

No fundo vai tudo de acordo com gostos pessoais. Pessoalmente gosto do NetBeans.

Já agora... aspecto nactivo das aplicações não tem nada com o IDE, mas sim com a utilização de AWT (o pai do swing) para a componente gráfica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No fundo vai tudo de acordo com gostos pessoais. Pessoalmente gosto do NetBeans.

Concordo completamente.

E verdade que o eclipse traz menos coisas por default, mas na minha opiniao (tb ja utilizei netbeans durante bastante tempo) com os plugins todos que existem no mercado é mais extensivel e adapta-se melhor a cada ambiente (pelo menos nos casos em que ja o utilizei). A vantagem e que existem extensoes feitas para tecnologias especificas.

Já agora... aspecto nactivo das aplicações não tem nada com o IDE, mas sim com a utilização de AWT (o pai do swing) para a componente gráfica.

Tens toda a razao, nete caso estava-me a referir ao facto de haver plugins para o eclipse (SWT Designer da instantiantions por exemplo) que usam as proprias libs graficas do eclipse (SWT ou Standard Widget Toolkit) que divergem do tradicional AWT/Swing. A grande vantagem destas ultimas e que usam os objectos especificos de cada sistema operativo (widgets) para contruir o interface grafico danfo portanto ao programa um aspecto nativo.

Claro que isto nao vem sem custos. Apesar de o proprio codigo ser completamente multiplataforma a implementacao dos widgets em si nao o e. tens de ter libs (dll's para windows por ex.) diferentes para funcionar em windows ou linux, mas nao mudas nada no teu codigo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Eclipse rula! (velhinha guerra de IDE's java)

assim se nao for a pedir mto onde sacas isso? :roll: ya google diz td...mas.... :roll:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

assim se nao for a pedir mto onde sacas isso? ya google diz td...mas....

www.eclipse.org :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigada...ja instalei esse e o outro k tinham falado...agora so tenho k ir brincar c akilo.... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem depois de umas horas a brincar com compiladores de java...axei o net beens muito pesado..tirei...no eclipse nao consegui fazer grande coisa....axo que me falta la algo, depois vejo...estou agora a usar o Gel (um colega meu arranjou me), levezinho...e para o que eu pretendo fazer da...e esta em Pt... eheh melhor...obrigada a tds k deram 1 maozinha... :yawinkle:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bem depois de umas horas a brincar com compiladores de java...axei o net beens muito pesado..tirei...no eclipse nao consegui fazer grande coisa....axo que me falta la algo, depois vejo...estou agora a usar o Gel (um colega meu arranjou me), levezinho...e para o que eu pretendo fazer da...e esta em Pt... eheh melhor...obrigada a tds k deram 1 maozinha...
Boas!

Tal como foi dito(a cima), Eclipse e Netbeans nao são "compiladores", mas sim IDEs..

Podes usar qq editor de texto para programar em java( ou "qq" outra linguagem de programacao), mas para compilar usas javac(da SUN, o mais habitual)..

:D

IDEs como NetBeans e Eclipse são mto bons para a produtividade :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tofas...

Eu já me aventurei nesse mundo do java e desisti.

1.POO é uma ferramenta não um fardo

2.Aplicações em java=ineficiencia... um ódio pessoal

3.não me entendo com os IDEs disponiveis para programadores de java.. talvez um dia

4...

Mas posso dar-te um conselho que tens que seguir caso queiras aprender java... documentação! Na verdade não precisas desses IDEs todos marados.... basta o javac...

... mas o melhor é ler documentação... vai ao site da sun e lê lê lê lê lê lê lê lê lê lê lê lê lê ... por aí fora... saca o JSD2K que acho que agora já tras o netbenans caso o queiras usar.

Tens aqui um bom livro.. que segui até certa altura... até chegar a conclusºao que java n é para mim.

http://med.hro.nl/abdmm/Wiley.-.Java.in.60.Minutes.a.Day.(19.Lectures,.789.pages).-.2003.-.(By.Laxxuss).pdf

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tem as funcionalidades do Eclipse, JBuilder ou NetBeans mas é muito mais leve. Para quem faz programação de fundo e não interfaces gráficas é bastante simpatico. Tem duas versões: Free e Pro.

http://www.jcreator.com/

"JCreator is written entirely in C++, which makes it fast and efficient compared to the Java based editors/IDE's."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ois,

Eu no inicio também achei o Eclipse um pouco complexo, e também procurei várias alternativas, mas após algum tempo comecei a ver as potencialidades do Eclipse, e a quantidade de plugins que existem é brutal. Se precisas um plugin que faça isto ou aquilo, encontras uns 3 ou 4.

Uma coisa boa do Eclipse, é que é grátis, e em muitas empresas (pelo menos em todas que já estive, Siemens e BES) preferem ferramentas grátis às pagas. Portanto, é bom começares agora a tentar ambientar-te a uma ferramenta mais completa, e não só ultraedit, porque para projectos maiores, começas a precisar de algo mais do que um editor de ficheiros.

O netbeans parece-me que também é fixe, mas pessoalmente ainda não usei.

Portanto :biggrin: sugiro o Eclipse ... Vale a pena o esforço inicial para depois veres que não é nenhum bicho papão

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

NetBeans all teh way, i para J2ME não há duvida é a unica opçõe valida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora