• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

hister

EUA reservam direito de negar acesso ao espaço a adversários...

4 mensagens neste tópico

O jornal The Washington Post noticiou hoje que o decreto foi publicado em Setembro, mas não teve qualquer tipo de anúncio público.

O objectivo é iniciar uma nova política estratégica espacial para substituir a aprovada há 10 anos pela Administração de Bill Clinton.

A nova política enfatiza a segurança, mas também incentiva o desenvolvimento do sector privado na área espacial.

Segundo o jornal, as principais metas que estabelece são «fortalecer a liderança espacial do país e garantir que a capacidade espacial permita melhorar a segurança nacional dos EUA e alcançar objectivos de política externa».

Uma das suas prioridades é também «permitir as operações dos EUA sem obstáculos no espaço, a fim de defender» os interesses do país, acrescenta.

Com este objectivo, o documento insta o secretário da Defesa norte-americano a «desenvolver capacidades, planos e opções que garantam a liberdade de acção no espaço e, se assim for ordenado, negar essa mesma liberdade de acção aos adversários».

«A liberdade de acção no espaço é tão importante para os EUA como o poder aéreo ou o marítimo», diz.

O jornal acrescenta que os «EUA serão contra o desenvolvimento de novos regimes legais ou outras restrições que procurem proibir ou limitar o acesso ou o uso dos EUA ao espaço».

«Possíveis acordos sobre controlo de armamento ou outro tipo de restrições não devem limitar os direitos dos EUA a realizar pesquisas, testes e operações ou outras actividades no espaço em benefício do país», afirma.

O Governo, segundo o jornal, garante que esta nova estratégia não representa um passo em frente para colocar no espaço um sistema defensivo.

Um alto funcionário que falou sob anonimato disse ao Post que «esta política não tenta desenvolver ou colocar armas no espaço».

A política foi aprovada a 31 de Agosto e publicada pela Casa Branca discretamente a 6 de Outubro.

Segundo o alto funcionário, membros do Congresso e outros Governos, entre os quais a Rússia, foram informados.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=247089

Ps: Eu posso, mas tu não... ainda bem que vivemos num mundo, de igualdades para todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ps: Eu posso, mas tu não... ainda bem que vivemos num mundo, de igualdades para todos.

Mas isso ainda era dúvida? Todos sabem o conceito de liberdade dos EUA. É o seguinte: Nós queremos que todos os países sejam livres, até impomos a liberdade a algumas nações através da guerra, mas nós é que controlamos o mundo por isso somos nós que ditamos as leis e quem não respeitar isso está f*d*d*!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que os aliens lá em cima devem-se rir constantemente deste mundo rídiculo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora