• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Ubunto 6.06 Acer Aspire 1694

20 mensagens neste tópico

Por razões que não interessam agora, a única distro que consegui instalar no meu Acer Aspire (ou lá como se chama aquilo) 1964 foi o Caixa Mágica. Não desgosto mas acho que falta ali "qualquer coisa"...

Na segunda-feira chegaram os meus novos CDs do Ubuntu 6.06 e, menos mal, consigo arrancar o live CD quando uso o "safe mode".

Estou numa de substituir o CM por esta distro se conseguir saber quais os parametros de boot mínimos que necessito dar para conseguir arrancar o Ubuntu.

Ontem tentei um chorrilho deles: nolapic noapci hw-detect/(qualquer coisa)=false vga=771 e mais não sei o quê...

Não sei bem o que raio falha naquilo, uma vez que o boot vai quase até ao fim e encrava quando o Gnome devia arrancar, creio que chega a passar para modo gráfico, ouço a musiquinha de encher chouriço do arranque do Gnome e depois... nada... o sistema morre e tenho de fazer reset...

Já andei a investigar nos fóruns mas consegui descobrir nada... Toda a ajuda é bem vinda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tive problemas com a versão anterior...e era da minha placa de som... tive que ir ao blacklist do hotplug e adicionar lá umas linhas pra nao arrancar... e dps instalar tudo depois ...

Com a 6.06 conseguir instalar na perfeição, apenas tive que configurar a grafica pra me suportar a resolução que uso...mas de resto ficou tudo a bombar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tive problemas com a versão anterior...e era da minha placa de som... tive que ir ao blacklist do hotplug e adicionar lá umas linhas pra nao arrancar... e dps instalar tudo depois ...

Com a placa de som não parece haver problemas, tenho som em modo safe e fora dele.

Com a 6.06 conseguir instalar na perfeição, apenas tive que configurar a grafica pra me suportar a resolução que uso...mas de resto ficou tudo a bombar.

Em que hw foi isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho um colega que tem um Acer e também estava com o mesmo problema. Tentou o Fedora e mais algumas distros  há uns meses e não conseguia, nem por VMWare!

Mas recentemente conseguiu instalar o Ubuntu 6.06, não sei como nem ele sabe o que fez para põr a dar ma so que é certo é que conseguiu!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho um colega que tem um Acer e também estava com o mesmo problema. Tentou o Fedora e mais algumas distros  há uns meses e não conseguia, nem por VMWare!

Mas recentemente conseguiu instalar o Ubuntu 6.06, não sei como nem ele sabe o que fez para põr a dar ma so que é certo é que conseguiu!

Também consigo, se usar o safe mode, só que não sei quais as implicações disso...

Pelo que consegui apurar, ainda não dectectei nada que estivesse desligado e que me fizesse falta, mas queria saber mais informações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tenho smp o msm problema que tu, tenho um Acer Aspire 1962 e a versao antes do teu e uso o seguinte comando para instalar o ubunto 5.0.1 ( axo que esta a ultima distribuiçao que ali tenho ;) )

pci=nopci

O que o comando fax nao me lembro, mas que me instala, instala e eu dantes nao era capax :)

Espero ter ajudado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tenho smp o msm problema que tu, tenho um Acer Aspire 1962 e a versao antes do teu e uso o seguinte comando para instalar o ubunto 5.0.1 ( axo que esta a ultima distribuiçao que ali tenho ;) )

pci=nopci

O que o comando fax nao me lembro, mas que me instala, instala e eu dantes nao era capax :)

Espero ter ajudado

Não se usei esse parametro em particular, mas vou tentar, obrigado. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No meu Acer Aspire 1604, o Knoppix 3.qq coisa só se portava decentemente com a opção noapic...

Não sei se o Ubuntu tem essa opção, mas fica a ideia...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja alguem consegui instalar o Ubuntu 6.06 ou o 6.10 no Acer com placa grafica X700.

E que ja li o forum ja alterei as cenas que eles dizem mas nunca sou capaz de passar para o modo grafico para poder instalar as cenas da Ati para a placa...

Alguem me pode explicar :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja alguem consegui instalar o Ubuntu 6.06 ou o 6.10 no Acer com placa grafica X700.

E que ja li o forum ja alterei as cenas que eles dizem mas nunca sou capaz de passar para o modo grafico para poder instalar as cenas da Ati para a placa...

Alguem me pode explicar :S

É exactamente esse o meu problema.

Estou a escrever esta mensagem em 6.06 no meu Acer com uma X700 e arranquei o live CD em safe mode...

Já desliguei apic, lapic, acpi, pci, vga=701 (ou qualquer que seja ao valor) e apenas consigo arrancar com safe mode...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

JA tentei td isso e nada tb :s mas que raio ja tentei seguir o que me dzem no forum do Ubuntu ... mas ele autumaticamente me mete em "vesa" e nao vai la ...

e que ele arranca ate se faz o barrulho do iniciar... mas imagem chapeu

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

conheço para ai umas 3 pessoas com o Acer 1694 e todas teem la linux instalado.

ela tiveram tb problemas com a instalação (creio que foi com o SUSE 10.0).

fiz uma breve procura no google e axei isto: http://wiki.linuxhelp.net/index.php/Aspire_1694#Introduction

estive a fazer uma breve leitura e parece estarem ai os problemas que o Acer 1694 apresenta com o linux e a sua respectiva solução.

e uma questao de experimentarem :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

JA tentei td isso e nada tb :s mas que raio ja tentei seguir o que me dzem no forum do Ubuntu ... mas ele autumaticamente me mete em "vesa" e nao vai la ...

e que ele arranca ate se faz o barrulho do iniciar... mas imagem chapeu

Nem mais. É exactamente isso que me acontece no arranque normal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

conheço para ai umas 3 pessoas com o Acer 1694 e todas teem la linux instalado.

ela tiveram tb problemas com a instalação (creio que foi com o SUSE 10.0).

Eu também tenho Linux instalado, só que não tive muita escolha, das 7 distros que testei consgui instalar 3, uma não arrancava, outra arrancava com metade das funcionalidades desligadas e o Caixa Mágica foi o único que, à segunda, consegui instalar e arrancar sem problemas...  :D

fiz uma breve procura no google e axei isto: http://wiki.linuxhelp.net/index.php/Aspire_1694#Introduction

estive a fazer uma breve leitura e parece estarem ai os problemas que o Acer 1694 apresenta com o linux e a sua respectiva solução.

e uma questao de experimentarem ;)

Estive a ler e já fiz isso tudo... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mete SUSE entao. e das melhores distros que prai andam e funciona nesse laptop.

o pessoal q eu conheço q tem o Acer 1694 teem tds o SUSE la posto.

e o CM e uma distro SUSE based, portanto mais uma razao pa isso funcionar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mete SUSE entao. e das melhores distros que prai andam e funciona nesse laptop.

o pessoal q eu conheço q tem o Acer 1694 teem tds o SUSE la posto.

e o CM e uma distro SUSE based, portanto mais uma razao pa isso funcionar...

Acho que vou esperar para ver como vai sair o CM 11 final e quando tiver um pouco de tempo logo decido qual a distro que substituirá o CM 10.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda agora um colega meu que tem ACER não conseguiu instalar o Fedora. Chegava à parte que apareciam as janelas para a instalação e o ecrã ficava preto...

Que fizemos? Instalar o Ubuntu, mas não deu à primeira tivemos que instalar em modo rescue..

Pá, é o que eu digo... Quem quizer um PC para linux que não vá para ACER.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os últimos LiveCDs dão bem no meu, que já vai fazer 3 anos...

De instalação não posso falar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu o Ubuntu 5.05  instalo-o na boa basta escrever no boot linux pci=noapci e ele instala...  e tenho graficos bons.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

... ja tenho o Ubuntu 6.06 a funcionar...

Metes o cd normalmente ate ele te dar o erro que nao e capax de carregar o X, depois fazes:

sudo nano /etc/X11/xorg.conf

Andas no ficheiro ate onde te aparece a grafica..

Section "Device"

Identifier      "ATI Technologies, Inc. Radeon Mobility X700 (RV410 PCI$       

Driver          "radeon"

BusID          "PCI:1:0:0"

EndSection

Section "Monitor"

Identifier      "Generic Monitor"

Option          "MonitorLayout" "LVDS,AUTO"

HorizSync      28-64

VertRefresh    43-60

EndSection

e metes mais ou menos como aqui esta que vai dar.

Espero ajudar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora