• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ASA01

Construir um servidor...!!!!!!?????

15 mensagens neste tópico

Boas

eu andei a vasculhar aqui pelo forum e não encontrei nada sobre este assunto portanto vou criar um topico.(desculpem se ja existia um sobre o mesmo assunto)

Bem eu tenho uma maquina "velha" e queria montar um servidor.  :biggrin:

O problema é que não sei como fazer. :-[ :confused: :wallbash:

Bem o PC é:

P4 2.0

128 ddr (se o servidor ficar a funcionar dpx tou a pensar em conprar +)

MB asus ranhosa

HD 38 GB

grafica ati tb ranhosa (mas é so para configurações)

1 dominio registrado

1 router

Quanto ao SO eu tou na duvida, gostava de por linux fedora core5 mas não sei configurar a cena. (o win server 2003 a mesma coisa)

requesitos

- ter um servidor de espaço web (php,mysql,..........)

- ter controlo sobre os subdominios

Ora bem o objectivo deste servidor vai ser para alojar um projecto que estou a desenvolver.(futuramente vou apresentar aqui no P@P, é o tal de fazer um "sourceforge" portuga)

Eu ja andei a fazer varias experiencias mas até agr os resultados foram  :-[ um caos  :P :P

Se alguem poder fazer uma coisa parecida com um manual para construir um Servidor em linux eu agradecia mt pois estou a precisar de um servidor para o projecto e nao tenho nada.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para Linux tens o Apache. Nunca mexi nele mas dizem que é muito bom... Na página do Apache deve dizer como se mexe nele, pesquisa lá...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para Linux tens o Apache. Nunca mexi nele mas dizem que é muito bom... Na página do Apache deve dizer como se mexe nele, pesquisa lá...

Apache é essencial :thumbsup: Não existem muitos do género e o Apache é o melhor :P

Basicamente aconselhava-te uma distro de servidor (Gentoo, Debian, Redhat, you name it), um pouco mais de memória (512 é o mínimo) e muita paciência :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois eu com o xampp (tem apache e mais uma merrassa de coisas) ja consegui por a funcionar no linux.

mas entretanto disseram-me que era melhor usar os serviços que o fedora core5 (o que eu uso) ja tras de "origem".

so ke esses serviços é que eu não sei configurar  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Ubuntu Server Edition é muito fixe para configurar um servidor rapidamente. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aconselhava Debian Sarge para servidor caseiro.

Same opinion :) Fácil, rápido e suporte qb :thumbsup:

ASA01, Eu aconselhava-te a seguires um tutorial para configurares manualmente o server no Apache e afins porque fica sempre diferente e já sabes com o que contar... Além disso é fácil :P

E não te esqueças que toda a gente que souber que usas xampp está em vantagem para alguma possivel vulnerabilidade :)

Eu uso o xampp no linux (lampp) mas é para uso pessoal e não para um servidor que vai ficar disponivel para todos :D

Tens de ter atenção e ter uma boa ligação com um upload grande (o que não acontece cá em portugal com ligações normais) para teres bom speed na navegação do site :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois eu tambem estou como o asao1, mas queria primeiro um caseiro, mas tinha de ter um manual em protuguês daqueles como se eu fosse muito muito muito muito mas mesmo muitooo burro  :P:):thumbsup::)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem eu vou tentar usar o ubuntu server, pelo que tive a ver usa o lampp (xampp para linux) e ja vem +/- configurado.

Agr vou ter é um problema, o meu router nao sei porque carga de agua mas não faz o Port Forwarding.

entretanto pensei em fazer o PC tb de servidor DHCP, o que acham?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sera que isso tera alguma utilidade no dia-a-dia?

Como assim??!!! não percebi a tua pergunta

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se precisas realmente de ter um pc a fazer de servidor dhcp, quando tens um router?

pergunta isso a ti mesmo antes de avancares

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se precisas realmente de ter um pc a fazer de servidor dhcp, quando tens um router?

pergunta isso a ti mesmo antes de avancares

Não sei se será ou não o caso, mas muitas vezes a necessidade de ter ou criar ou configurar é pura e simplesmente pela vontade de aprender e quer saber sempre mais. Eu pelo menos comigo é assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

loool mas a ideia de criar um servidor dhcp era porque o meu router não faz o Port Forwarding.

ja tou farto de configurar akilo de mil e uma maneiras e nada

PS: Rui Carlos obrigado pelo tutorial

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora