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Anacom impõe qualidade na Internet

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Os fornecedores de acesso à Internet vão passar a estar sujeitos a obrigações de qualidade de serviço, de acordo com a intenção da Anacom. O regulador do sector das comunicações quer que os operadores meçam e divulguem o prazo para o fornecimento de acesso, as taxas de avaria por cliente e o período de reparação, assim como os tempos de resposta do serviço de apoio e dos pedidos de informação dos clientes. Esses indicadores devem constar dos contratos.

A Anacom admite, no futuro, "vir a integrar no regulamento de qualidade de serviço parâmetros de qualidade associados ao desempenho da rede", que tem sido contestado e foi motivo de uma recomendação do Instituto do Consumidor, para que os operadores divulguem as velocidade de navegação média.

Até 23 de Novembro, os interessados podem comentar o projecto de decisão da Anacom, que explica a medida pelo elevado número de reclamações que recebe "relacionadas com a qualidade do serviço". Ainda que, acrescenta, "grande parte das reclamações tem origem no desconhecimento, por parte dos clientes, de informação adequada". No primeiro semestre do ano, a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recebeu, só em Lisboa, 651 reclamações relativas ao serviço fixo telefónico, sendo 475 pelo acesso à Internet. Segundo a associação, a facturação, a falta e lentidão de acesso e atendimento nos call center são as principais queixas.

A Sonaecom diz ser "totalmente a favor de todas as iniciativas que induzam uma maior transparência e que facilitem a escolha dos clientes", mas os parâmetros "devem ser suportados em níveis de serviço compatíveis nas ofertas reguladas dependentes do operador incumbente, nomeadamente da Oferta de Acesso ao Lacete Local e que o seu real cumprimento seja garantido".

in Diário de Noticias

Em comunicado, o regulador das telecomunicações nacionais explica que o projecto de decisão hoje publicado vai estar disponível para consulta dos interessados durante 30 dias.

Entre os cirtérios propostos a Anacom estabelece que todas as empresas passem a medir e a divulgar junto dos clientes o prazo de fornecimento de acesso à Internet, a taxa de avarias por cliente, ou o tempo de reparação de avarias. Os fornecedores devem ainda publicitar o tempo de resposta dos serviços de apoio ao cliente e o tempo de resposta a reclamações ou pedidos de informação.

A Anacom defende ainda que os utilizadores devem ter acesso a informação comparativa que lhes permita fazer uma “escolha esclarecida” antes de assinatura de contratos.

Além da informação prestada ao público, as empresas têm também que informar o regulador sobre os níveis de qualidade, para cada parâmetro definido, ficando sujeitas à obrigação de efectuar medições cinco meses depois da data de publicação do regulamento que os consagra.

in Correio da Manhã

Informar os clientes do prazo de fornecimento de acesso, da taxa de avarias por utilizador, dos tempos de resposta do apoio a clientes e do tempo de resposta a reclamações são os parâmetros estipulados pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) para regular a qualidade dos servidores de Internet, informa o Diário Económico de hoje.

As informações de qualidade devem ser anunciadas por escrito, em todos os postos de venda e nas páginas de cada servidor.

A ANACOM explica que estas medidas surgiram na sequência de um elevado número de reclamações relacionadas com a qualidade dos serviços de Internet.

Os fornecedores de Internet Clix e Novis, propriedade da Sonaecom, concordam com estas medidas.

in Diário Digital

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cool.

vamos lá ver que obrigações vão ser. Penso que não fariam mal nenhum se avançassem para restriões quantitativas tambem. Estamos a morrer de sofoco em portugal.

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É bem que imponha, e que obrigue as ISP´s a praticar realmente as velocidades oferecidas.

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Acho mesmo muito bem!

Gostei, começar bem o dia com boas noticias ;)

thanks pela info

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