• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

will09

Um programinha em python

3 mensagens neste tópico

People gostava de saber mais sobre python

alguem me podia fazer um programinha simples em python tipo hello world so para ver as diferenças??

k compiladores / editores usam?

Obrigado

PEACE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

oi ppl tudo fix?

algumas das coisas que perguntas estão faladas noutros tópicos, dá uma vista de olhos pelos outros tópicos, nomeadamente este onde se fala sobre interpretadores e ambientes de desenvolvimento integrados.

contudo acho boa idéia aproveitar esta questão para fazer um apanhado das bases do Python para incentivar novos possíveis adeptos desta maravilhosa linguagem de programação.

o python é tão fantástico que ao mesmo tempo é super poderoso para ser usado em testes de penetração e complexos processos de administração é também tão simples que com uma linha de código apenas se faz o mítico "Hello World". todo o código para o "hello world"

print "hello world"

criam um ficheiro de texto normal com o gedit ou notepad e gravam com a extensão "py" ex: hello.py

no windows quando se instala o python a extensão "py" fica associada ao interpretador pelo que quando se executa um ficheiro com a extensão "py", este é processado pelo interpretador do python e executado.

no caso do linux insiram esta linha de código no inicio do ficheiro

#! /usr/bin/env python2.4

isto diz ao sistema onde encontrar o interpretador do python.

1-criem um ficheiro com o gedit, notepad, IDLE instalado com o python oficial ou qualquer outro editor com a linha de código:

>print "hello world"

2-gravem com a extensão "py" tipo hello.py

3-windows -na linha de comandos do DOS chamem o ficheiro ex: c:\hello.py

não se esqueçam de colocar o .py caso contrário não é interpretado.

3-linux -na consola chamem o file da seguinte forma >python hello.py ou se tiverem a path no inicio do file >hello

um prog simples para ficarem com uma ideia

--//--

# importar os módulos os e sys
import os, sys

# o sys.argv[x] recebe os argumentos passados quando se chamou o prog ex: listafile.py j:\ d:\lista1.dsk
currpath = os.getcwd()
nomefile = sys.argv[2]
seekdir = sys.argv[1]

# o tradicional if
if seekdir == '1':
   seekdir = currpath

# usei as duas barras para fazer o escape - procurem mais info sobre o escape
seekdir = seekdir + '\\'

# preenche a var filesin com uma coleção composta pelos files encontrados no dir especificado
filesin = os.listdir(seekdir)
# abre um ficheiro para escrita - opção "w" write
listafile = open(nomefile,'w')

# percorre todos os objectos dentro da coleção filesin
count = 1
for i in filesin:
   textolinha =  i + '\n'
   #escreve o nome no ficheiro
   listafile.write(textolinha )
   print count, textolinha
   count = count + 1

# fecha o ficheiro em edição
listafile.close()
print 'fim com sucesso'
print 'thanks to python - h2k5'
print 'Lista guardada no file ', nomefile

coloquem questões, tenho muito gosto em ver pessoal interessado nesta linguagem com um grande presente e futuro

h2k5

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu comecei a programar em Python à pouco tempo, e posso dizer que depois de já conhecer C++, Python é muito fácil de aprender, e facilita muitos aspectos que, em C++, seria perciso mais código.

A sua portabilidade também um factor importante, e possui muitas bibliotecas prontas a ser utilizadas.

É, sem dúvida, uma linguagem que devia ser experimentada por todos. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora