• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Blue_Acid

Python para linguagem Universal

19 mensagens neste tópico

Se você é programador de computador, certamente já ouviu falar da linguagem Python. Talvez saiba também que ela é utilizada para construir a maior parte da programação do Google.

Agora, cientistas europeus querem transformar a Python em uma espécie de linguagem universal da programação. "A Python é freqüentemente utilizada como uma linguagem "cola" - ela funciona em inúmeras plataformas, de dispositivos móveis a mainframes," diz o pesquisador Holger Krekel.

Krekel e seus colegas do Projeto PyPy criaram uma nova versão da Python que é mais fácil de programar do que a original. Como a famosa linguagem C, a Python original é baseada no pressuposto de que quem deve fazer o trabalho duro é o programador e não o computador - isso gera programas pequenos, eficientes e que rodam extremamente rápido.

A implementação da PyPy está completa e os pesquisadores já desenvolveram um grande conjunto de ferramentas para testar e validar os programas construídos nesta nova extensão da linguagem.

"Nós agora precisamos melhorar a velocidade e ampliar o número de ambientes onde a PyPy pode compilar. É um desafio técnico medonho e nós estamos empregando os maiores esforços nesse desafio," diz Krekel.

O que torna o trabalho mais desafiador é que os cientistas desejam que a PyPy integre um sistema de compilação "just-in-time", que permitirá que os programas sejam otimizados à medida em que rodam no ambiente de destino.

O projeto PyPy é de código-aberto e os pesquisadores agora esperam contar com a colaboração da comunidade mundial de programadores para atingir seus objetivos.

FONTE:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150061011

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cada vez mais esta linguagem está a ganhar maior consideração de todos. Eu já disse que qualquer dia perco a cabeça e começo a estudá-la, ...

Não sei é como nas universidades normalmente não se dá esta linguagem, talvez num futuro próximo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Python é uma excelente linguagem. Recomendo que todos a aprendam. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa ideia "peregrina" não vai resultar.

Lembro que já o Fortran, C, C++ já tentaram ser o "standard" e tal apenas resulta numa coisa: uma moda passageira em que há uma grande adesão mas que depois só fica a usar isso quem realmente necessita e dai retira valor, pois os outros passaram para a próxima moda.

Por exemplo, um dos argumentos usados é que o Python é excelente para colar sistemas, antes do Python usei TCL que é também ele excelente para colar sistemas, só que o TCL agora já não está na moda...

O que quero dizer é que não se entusiasmem muito com essa ideia da "linguagem universal", isso é utópico. O que acontece é que há, numa determinada altura e durante um determinado periodo de tempo, um uso maior de uma determinada linguagem, depois vem outra e outra e outra... Um loop infinito. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei é como nas universidades normalmente não se dá esta linguagem, talvez num futuro próximo.

Eu tou a dar python no 1º ano ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tou a dar python no 1º ano :thumbsup:

Em que univ andas ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Universidade de Coimbra, na Faculdade de Ciências e Tecnologia

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Universidade de Coimbra, na Faculdade de Ciências e Tecnologia

Nao queria ir para Coimbra mas se for a unica a dar Python... lol jk :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em que curso é que se dá python em coimbra?

Engenharia Informática.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em que curso é que se dá python em coimbra?

Engenharia Informática.

Sim senhor... esperemos que a paranóia do java para tudo e mais alguma coisa lhes passe. Parece que sim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim senhor... esperemos que a paranóia do java para tudo e mais alguma coisa lhes passe. Parece que sim.

Mas não conheço mais nenhuma faculdade que dê Python, talvez daqui a 2 ou 3 anos comece a haver mais...

Agora até à actualidade Java era (e ainda é) a linguagem mais poderosa que existe (no meu entender), é por isso que na faculdade se anda tanto à volta disso... :P Para além de ser uma das poucas linguagens que funcionam em diferentes plataformas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas não conheço mais nenhuma faculdade que dê Python, talvez daqui a 2 ou 3 anos comece a haver mais...

Agora até à actualidade Java era (e ainda é) a linguagem mais poderosa que existe (no meu entender), é por isso que na faculdade se anda tanto à volta disso... :P Para além de ser uma das poucas linguagens que funcionam em diferentes plataformas.

Mais poderosa... nao concordo, mais versatil qeres dizer.

Pa... quanto a diferentes plataformas... qualquer linguagem "funciona" no SO que tiver um compilador ou interpretador p ela.

O java tem a cena de se poder distribuir os binarios e estes correrem na maquina virtual... mas isto se analizarmos bem acaba por ser menos compatibilidade. Estilo... só corre numa plataforma.

Acho que a cena do java é o facto de o J2EE ser uma coisa brutal que permite desenvolvimento de tudo e mais alguma coisa e obedecendo ao POO.

Agora... as aplicações client side em java continuam a ser pesadas. A meu ver nao faz sentido com a tecnologia que há hoje uma aplicaçãozita que fala umas tarefitas curriqueiras seja um embaraço para um computador normal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem sempre ser fanáticos como eu e usar php para tudo mesmo :)

Isso não é fanatismo... simplesmente não tem lógica. Existem várias linguagens e cada uma delas tem características que as fazem mais ou menos adequadas para determinados fins, o PHP é uma boa linguagem para criar páginas dinâmicas, isso não a faz uma boa linguagem para fazer jogos com interfaces gráficas nem aplicações onde precisas de aceder directamente ao hardware.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem sempre ser fanáticos como eu e usar php para tudo mesmo :)

Isso não é fanatismo... simplesmente não tem lógica. Existem várias linguagens e cada uma delas tem características que as fazem mais ou menos adequadas para determinados fins, o PHP é uma boa linguagem para criar páginas dinâmicas, isso não a faz uma boa linguagem para fazer jogos com interfaces gráficas nem aplicações onde precisas de aceder directamente ao hardware.

Exactamente, para mexer com funções de sistema PHP não serve!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem sempre ser fanáticos como eu e usar php para tudo mesmo ;)

Exactamente, para mexer com funções de sistema PHP não serve!

Epa... permite-me discordar. Isso é uma ideia errada que muitas pessoas têm, que o php só serve para gerar páginas.

Eu abandonei o shell script para todas as operações de manutenção no meu servidor. Desde executar backups, limpar caixas de correio, enviar emails de aviso, desligar processos etc etc. Agora faço tudo em PHP. O php vai muito alem das páginas web ao contrario do que a maior parte do pessoal pensa.

Contudo não permite por exemplo trabalhar om tempo real, nem usar multi-thead nem coisas do estilo.

Mas o python tambem não não está assim tão adiantado quanto isso neste tipo de facilidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim realmente php tem muitas mais funcionalidades que apenas gerar paginas ao contrario do que muitos pensão.

Quanto a Java sou um grande defensor ;) Digam lá o que disserem Java é uma linguagem muito poderosa e bastante simples de programar.

Relativamente há tão criticada performance do Java penso que actualmente já não é um ponto não negativo com o Java5 já houve uma grande melhoria nesse ponto e agora com o Java6 este ponto ficou ainda menos relevante. Há também ainda que assinalar que muitas vezes a performance não depende só da linguagem mas também de quem programa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, nesse ponto tens razão. Reformulando: para o pouco que faço, PHP é o suficiente e corre às mil maravilhas. :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora