• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Terra está em saldo negativo ecológico desde ontem

11 mensagens neste tópico

Humanos estão a explorar mais recursos naturais do que aqueles que podem ser renovados num ano.

Se é um consumista inato ou simplesmente gosta do conforto ocidental, preste atenção a este dado: desde ontem, a conta ecológica da Terra entrou em saldo negativo. Por outras palavras, a partir de agora e até ao fim de 2006, os seres humanos estarão a explorar mais recursos naturais do que aqueles que podem ser renovados num ano civil.

O cálculo exacto do dia do ano em que a Terra passa a estar em débito ecológico é uma derivação da "pegada ecológica", que estima qual a área do planeta que cada pessoa precisa para suportar o seu estilo de vida. Outro conceito é o da biocapacidade de renovar os recursos - de uma cidade, uma região, um país ou da Terra como um todo.

Segundo os últimos cálculos da organização não-governamental Global Footprint Network, cada português precisava, em 2002, de 4,2 hectares de recursos do planeta. Mas o país só tinha capacidade para suprir 1,7 hectares por pessoa. Por habitante, havia então um débito de 2,5 hectares.

Com base neste tipo de dados, a New Economics Foundation (NEF), outra organização não-governamental, passou a determinar o dia exacto em que o salário ecológico anual da Terra termina.

E "o dia em que a humanidade começa a comer a Terra", como define um comunicado da NEF, ocorre cada vez mais cedo. Em 1987, o "dinheiro" acabou em 19 de Dezembro. Em 1995, a data estava já em 21 de Novembro. E este ano a conta entrou no vermelho ontem, 9 de Outubro.

"A humanidade está a viver do cartão de crédito ecológico e só o pode fazer liquidando os recursos naturais do planeta", resume Mathis Wackernagel, director executivo do Global Footprint Network.

In Público Online, 10 de Outubro de 2006.

Temos de nos consciencializar de que mesmo as contas dos "cartão de crédito" têm de ser pagas, mais tarde ou mais cedo vamos ter de pagar a factura, e por vezes basta apenas um pouco de bom senso e boa vontade de todos nós...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bad news indeed.

vamos morrer todos a fome e com falta de agua

I hope not... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estamos cada vez pior ;) .

Penso que cada um de nós que está a ler ou leu esta noticia devia tentar consumir menos a todos os níveis. Por exemplo parece que não mas deixar os aparelhos em stand-by gasta imenso...Por exemplo o Japão gasta mais de 10% da sua energia com aparelhos em stand-by.

Eu cá em casa uma das coisas que faço é desligar sempre os aparelhos completamente, tirando os relógios aparelhagens e outras cenas necessárias como os electródomesticos.

TOGETHER WE CAN SAVE OUR WORLD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@skin sabes porque foi inventado o stand-by além de para teu prazer?

Na realidade o stand-by é uma forma de ao ligar um aparelho ele não leve uma carga superior à que aguenta. Por exemplo os computadores não estão desligados completamente até carregares no butão (normalmente) localizado na parte de traz da torre.

É obvio que todos temos que mudar um pouco os nossos hábitos como por exemplo apagar os tlm à noite, usar mais os recursos solares para aquecer e arrefecer as nossas casas, etc.

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E eu que nem nunca desligo o pc só para não perder 3 minutos no arranque! ;) Mas por outro lado, sempre que estou de folga o telemovel fica desligado que é para poupar energia, está claro não é por mais nada! lool

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não entendi a tua explicação do stand by...pdes de explicar-me outra vez?

Eu desligo sempre o PC e fica a noite e a manha inteira desligado, só volta a ser ligado depois de almoço...O telemovel fica a noite toda desligado e quando estou a treinar ;) porque de resto ta sempre on :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não entendi a tua explicação do stand by...pdes de explicar-me outra vez?

Nunca te aconteceu ligares uma luz e fundires uma lampada?

O que acontece em todos os aparelhos electrónicos é que quando carregas no butão para se ligar ele recebe mais energia do que a que precisa para funcionar, energia essa superior à que o aparelho pode aguentar. Por exemplo (e é um exemplo inventado) o aparelho foi produzido para funcionar no máximo com 5mA, quando é ligado recebe cargas de 20A durante uns microsegundos. Se não me engano isto está relacionado com os regismes forçados sinusoidais (eu não sei explicar correctamente, não te quero induzir em erro, pode ser que alguém saiba ;)).

Umas das maneiras de ver se o pc está efectivamente ligado ou não é ver se o modem/router tem a luz de ligação ao pc ligada depois de este ter corrido o processo de encerramento (não sei se dá com todos os modelos).

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então ACHO que não tenho esse problema (corrigam-me se estou em erro)...Porque eu tewnho uma extensão com protecção de picos de corrente e eu desligo a extensão...para ligar ligo a extensão e depois quando tenho lusinhas ( ;) ) ligo o PC...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Temos de nos consciencializar de que mesmo as contas dos "cartão de crédito" têm de ser pagas, mais tarde ou mais cedo vamos ter de pagar a factura, e por vezes basta apenas um pouco de bom senso e boa vontade de todos nós...

Essa frase diz tudo.

Se não mudarmos de atitude lá se vai o noso planeta!  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora