• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

UE defende leis internacionais contra crackers

2 mensagens neste tópico

A União Européia acatou pedido da Alemanha para análise de um projeto que prevê leis internacionais para punir crackers. O texto pede um esforço global contra ataques criminosos na internet.

A proposta centra-se em dois temas que, na opinião de autoridades alemãs, são consensuais na comunidade internacional: o combate aos ataques DoS (Negação de Serviço por meio de um acesso intenso contra um único alvo) e o acesso e roubo de informações seguras na internet.

Segundo o texto do projeto, ataques do tipo podem ser disparados de qualquer país, por isso é necessário definir regras de punição válidas no maior número de países possível.

O projeto visa endurecer as leis contra quem patrocina ataques DoS e tornar crime acessar informações confidenciais. Atualmente, alguns países consideram crime só o roubo das informações, não seu acesso. A Alemanha pede que a Europa proponha pena máxima de 10 anos para crimes online.

Se aprovado no Velho Continente, o texto será proposto para outros países do mundo, a fim de definir uma agenda mínima de iniciativas internacionais para o combate aos crimes na internet.

Dentro da Europa, alguns críticos afirmam que o texto do projeto ainda é genérico e coloca sob suspeita ferramentas usadas para testes de estresse em redes e detecção de vulnerabilidades.

Fonte: IDG NOW!

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que poderia de haver um consenso sobre essa assunto. Mas não sei, alguns países ainda estão demasiado sub-desenvolvidos no que diz respeito à tecnologia e desconhecem esse tipo de ataques.

Mas se houver que seja justo! Não é um gajo que mata alguém apanhar 7 anos e outro que entra numa rede qualquer apanhar 8 !!

Últimamente tem-se assistido a muitos casos desses. Parece que os informáticos são a grande dôr de cabeça dos políticos ...  ;)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora