• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JPMATRIX

Caminho para a base de dados (VB6)

6 mensagens neste tópico

Boas pessoal.

Estou a iniciar base de dados em VB 6 com um pequeno exercício mas tenho um problema.

Quando indicamos o caminho para a base de dados no VB o mesmo guarda a directoria completa para a localização ou seja c:\etc\etc

O que eu queria fazer era colocar a base de dados (*.mdb) numa subdirectoria do programa em VB de modo a poder transportar a base de dados numa pen por exemplo.

Poderia claro colocar a base de dados na raiz e não teria problemas, mas é uma solução um pouco básica.

Não sei se me fiz entender, se me poderem ajudar agradecia  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais, bem vindo. :thumbsup:

Quanto à tua pergunta, colocar a bd na raíz não é de todo a melhor solução, como tu mesmo disseste.

Tens várias formas de fazer o que pretendes:

- colocas a BD sempre no mesmo local, uma solução não muito bonita.

- colocas a BD num local que o utilizador te indicou durante a instalação e colocas o VB a apontar para lá durante o arranque da tua aplicação.

- colocas a BD num local que o utilizador te indicou durante a instalação e ligas à BD usando ODBC.

- <nastimode>largas o Access e usas uma BD digna desse nome</nastimode> :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta

Pois não me estou a ver a dizer ao prof “epá Access não vale nada vou usar uma coisa decente” hehehe

Da mesma maneira que para resolver o problema com imagens podemos fazer por exemplo \\imagens\imagem.jpg pensei que desse para fazer o mesmo com a base de dados.

Vou então tentar fazer um comando que pede a localização da base de dados sempre que o programa seja iniciado :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta

Pois não me estou a ver a dizer ao prof “epá Access não vale nada vou usar uma coisa decente” hehehe

É pá, esse é um problema do prof, de futuro tu não tens de fazer as tuas coisas com Access. :thumbsup:

Da mesma maneira que para resolver o problema com imagens podemos fazer por exemplo \\imagens\imagem.jpg pensei que desse para fazer o mesmo com a base de dados.

E podes. Foi isso que disse acima. :D

Vou então tentar fazer um comando que pede a localização da base de dados sempre que o programa seja iniciado :)

Não. Há uma forma melhor, se sabes a localização da BD, por exemplo, ao lado do .exe ou num directório de nome "bd" abaixo do .exe, usas o path name, ou lá como se chama a cena em VB, para saber onde está o .exe e a partir daí sabes a localização da BD. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que ouve aqui um problema de comunicação devido a minha noobice hehe

Eu aqui tou com problemas de banda em casa coloco aqui um printscreen para ver se dá a entender melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usa o App.Path caso tenhas a BD dentro da pasta onde se encontra o teu executavel... dps na ConnectionString é só indicares o caminho usando isso...

App.Path & "\nome_bd.mdb"

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora